Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa
A solução ideal para processamento de pequenos lotes

Amada introduz quinadoras de gama média com tecnologia ATC

01/03/2024

Com mais de 300 quinadoras ATC (Troca Automática de Ferramentas) instaladas em toda a Europa e mais de 1000 em todo o mundo, a Amada introduz também esta tecnologia na sua linha de quinadoras de gama média. Anteriormente, apenas disponível em quinadoras de topo de gama, como a Amada HG-ATC e a sua antecessora HD-ATC, o novo modelo HRB-ATC de gama média, responde diretamente à procura do mercado por uma solução deste tipo utilizando ferramentas originais da Amada.

A nova quinadora HRB-ATC, de gama média, possui um trocador automático de ferramentas (ATC)...
A nova quinadora HRB-ATC, de gama média, possui um trocador automático de ferramentas (ATC), algo que antes só estava disponível nos equipamentos topo de gama da Amada.

Reduza os tempos de configuração até 80%

A HRB-ATC possui um trocador automático de ferramentas (ATC) completo, oferecendo exatamente o mesmo número de prateleiras de armazenamento de ferramentas que a quinadora topo de gama HG-ATC. A nova máquina vem com um pacote de ferramentas Amada baseado nos requisitos de fabrico do cliente. É importante salientar que a HRB-ATC é completamente compatível com os conjuntos de ferramentas padrão Amada AFH/Promecam. Como resultado, qualquer cliente que utilize estas ferramentas pode carregá-las manualmente na HRB-ATC, se assim o desejar.

A tecnologia ATC traz muitas vantagens para as empresas que pretendem diminuir os tempos de configuração e aumentar o seu tempo de produtividade. O ATC pode reduzir os tempos de configuração até 80% em comparação com o carregamento manual de ferramentas, o que é um claro benefício para todas as empresas que efetuam várias mudanças de layout de ferramentas por dia. Além disso, enquanto o ATC está a funcionar, o operador pode realizar outras tarefas, aumentando a eficácia global.

A HRB-ATC possui um trocador automático de ferramentas (ATC) completo
A HRB-ATC possui um trocador automático de ferramentas (ATC) completo.

Ideal para processamento de lotes pequenos – Rápida configuração de ferramentas

Todas aquelas empresas que servem mercados como o da refrigeração, equipamento de cozinha e retalho, mobiliário e construção, só para dar alguns exemplos, irão certamente beneficiar. O ATC Amada é a única solução no mercado que pode inverter ferramentas automaticamente. Quando o operador precisa de utilizar ferramentas ou comprimentos especiais que o ATC não consegue carregar sozinho, a HRB-ATC está equipada com um sistema de fixação hidráulica para punção e matriz que acelera significativamente o carregamento manual de tais ferramentas.

Alta precisão com ‘Automatic crowning’ e sistema de deteção de ângulo Amada Bi

O ‘Automatic Crowning’ que vem de série, compensa deflexões na viga superior e na base inferior à medida que a pressão é aplicada, aumentando a precisão para o utilizador.

As opções disponíveis para os clientes incluem o sistema Amada Bi para medição e ajuste do ângulo. A adoção desta solução ajuda a diminuir o número de peças rejeitadas, uma caraterística que é particularmente útil para empresas que processam pequenos lotes ou materiais dispendiosos.

Sistema Amada Bi para medição e ajuste do ângulo
Sistema Amada Bi para medição e ajuste do ângulo.
Também disponível como opção está o pedal deslizante automático. Quando um programa tem várias estações de quinagem ao longo do comprimento da viga, já não é necessário estar sempre a deslocar o pedal manualmente. Não é invulgar que alguns operadores de quinadoras movam o pedal 100 vezes por dia, o que ao longo de um ano equivale a muito tempo perdido. O pedal deslizante da Amada significa que a deslocação é feita automaticamente, contribuindo assim para o aumento da produtividade.
O pedal deslizante da Amada permite que a deslocação aconteça automaticamente
O pedal deslizante da Amada permite que a deslocação aconteça automaticamente.

AMNC 3i controlador inovativo. Grande ecrã tátil.

O grande ecrã tátil 3D AMNC 3i, inclui várias características inovadoras, incluindo o novo modo 'Lite' que permite a gestão completa do processo de uma forma simples e intuitiva. De facto, o modo ‘Lite’ oferece uma HMI (Human-Machine Interface) simplificada, o que por sua vez, torna o controlo mais rápido de aprender e mais fácil de formar novos operadores. O AMNC 3i oferece vários tipos de programação para além de uma gestão completa da configuração das ferramentas e permite uma programação fácil e rápida até para as peças mais complexas.
Ecrã tátil 3D AMNC 3i
Ecrã tátil 3D AMNC 3i.

Para mais informação sobre esta e outras soluções de quinagem da Amada, visite o nosso website www.Amada.eu/pt-pt

Empresas ou entidades relacionadas

Amada Maquinaria Ibérica, S.L.U.

intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial