Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Inovação e controlo de qualidade em pás de turbina

21/02/2024
A Zeiss, na vanguarda da inovação e do controlo de qualidade de pás de turbina, abre caminho para um futuro mais sustentável e eficiente na indústria aeroespacial com as suas soluções de inspeção desenhadas para este tipo de componentes.

Na indústria aeroespacial, onde a inovação e a eficiência são imperativas para o sucesso, há uma busca contínua por tecnologias avançadas e soluções de ponta que impulsionem significativamente o progresso na fabricação de componentes críticos. Esta dinâmica reflete-se não só na evolução das aeronaves, mas também na importância de elementos como as pás das turbinas, que desempenham um papel central nos motores das aeronaves.

Num ambiente em que a eficiência e a inovação são fundamentais, o desenvolvimento e a melhoria contínua de componentes como as pás de turbina tornaram-se fundamentais para alcançar níveis mais elevados de desempenho e sustentabilidade na indústria aeroespacial.

Imagen

A qualidade e a precisão no fabrico de componentes aeroespaciais também representam aspetos não negociáveis desta equação. Cada peça, desde os elementos estruturais até às peças cruciais dos sistemas de propulsão, tem de cumprir normas rigorosas para garantir a integridade estrutural, a segurança de voo e o desempenho ótimo da aeronave. Neste cenário altamente exigente, os fabricantes estão constantemente à procura de tecnologias e métodos inovadores que lhes permitam não só manter, mas também elevar os elevados padrões de qualidade ao longo da produção.

A necessidade de componentes aeroespaciais com tolerâncias apertadas, materiais avançados e design otimizado impulsiona a busca por soluções que garantam a excelência em todas as etapas do processo de fabricação, desde a conceção até a implementação em aeronaves de última geração.

Soluções Zeiss em inspeção de pás de turbina

Nesse contexto empolgante e dominado pela inovação, a Zeiss surge como um parceiro indispensável para os fabricantes de pás de turbina. Com milhões de pás de turbina produzidas anualmente, a qualidade e a precisão na fabricação são imperativas, pois o custo da má qualidade é crítico e o desejo de produtos ‘à primeira’ está no coração dos fabricantes com visão de futuro. As soluções da Zeiss, com equipamento e software especificamente concebidos para o controlo de qualidade ao longo do processo de produção destas peças críticas, apresentam-se como o complemento perfeito.

A digitalização através da tomografia computorizada Metrotom ou dos scanners Zeiss Atos permite compreender o impacto que o processo de fundição tem na forma, tamanhos, perfis e impurezas das pás. Durante o processo de maquinagem, a vasta gama de Zeiss 3-Ds ajuda a garantir que as lâminas cumprem as tolerâncias apertadas.

O tratamento da superfície das pás após a maquinagem é muito importante para evitar a corrosão e para lhes conferir propriedades térmicas. As soluções de microscopia da Zeiss permitem que a espessura desse revestimento seja analisada em laboratório. No entanto, quando a análise da espessura é necessária rapidamente e num ambiente de produção, a Zeiss Scanbox permite que isso seja feito comparando a pá antes e depois do tratamento.

Desde verificações durante o processo até inspeções finais e ferramentas de gestão de dados em circuito fechado, como o PiWeb, a Zeiss garante que cada pá fabricada atenda aos mais altos padrões de qualidade. O investimento da Zeiss em tecnologia não só garante produtos ‘certos à primeira’, como também otimiza os custos associados a falhas de qualidade.

Eficiência e longevidade: a Zeiss na vanguarda da tecnologia aeronáutica

A durabilidade excecional das pás de turbina traduz-se em resistência projetada para suportar 35.000 horas de operação, o equivalente a aproximadamente 15 milhões de milhas de voo, antes de precisar de reparos ou revisões.

Nesse contexto, a Zeiss destaca-se no seu papel de apoiar os fabricantes de pás de turbina durante todo o processo de produção. A empresa fornece aos OEMs a tecnologia para descobrir erros ocultos, antecipar falhas estruturais e detetar imperfeições com rapidez e precisão. Desta forma, não só contribui para prolongar a vida útil dos motores de turbina, mas também desempenha um papel fundamental na manutenção da eficiência da turbina ao longo do tempo.

Empresas ou entidades relacionadas

Carl Zeiss Iberia, S.L.

intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial