Essentra Components, S.L.U.
Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa
Instituto tecnológico apela à construção conjunta do futuro

Fraunhofer ILT convida a indústria a aderir à nova rede de tecnologia do hidrogénio

05/02/2024
O Fraunhofer Institute for Laser Technology ILT está a mobilizar a indústria a aderir à nova rede 'Lasers in Hydrogen Technology', cujo objetivo é promover o debate sobre aplicações de laser e fotónica na tecnologia do hidrogénio, por exemplo, na produção de pilhas de combustível e eletrolisadores.

O Instituto de Aachen criou um laboratório de hidrogénio como plataforma para o desenvolvimento destes processos laser, um local que os parceiros do projeto podem utilizar para fazer avançar rapidamente a tecnologia e que abrange toda a cadeia de processos, desde a tecnologia de formação até aos testes das pilhas de combustível.

“Com o hidrogénio verde, exploraremos toda a indústria de uma forma sustentável e moldaremos a transição energética e de mobilidade: neste ponto, a ciência e a política estão amplamente de acordo. Se a Europa quiser ser neutra em carbono até 2050, todas as empresas terão de se tornar sustentáveis, mais cedo ou mais tarde”, explica o Professor Arnold Gillner, diretor de desenvolvimento de negócios e mercados de investigação no Instituto Fraunhofer de Tecnologia Laser ILT. “Por esta razão, temos de pensar no papel que o hidrogénio pode desempenhar para as empresas numa fase inicial. É importante estar ciente de como podem integrar o hidrogénio nos seus planos futuros”.

O novo Laboratório de Hidrogénio disponibiliza uma vasta gama de sistemas de teste da tecnologia laser
O novo Laboratório de Hidrogénio disponibiliza uma vasta gama de sistemas de teste da tecnologia laser.

De acordo com um estudo recente, o mercado do hidrogénio verde crescerá para um volume comercial de 600 milhões de toneladas e um volume de negócios de 1,4 biliões de dólares até 2050. Durante este período, espera-se que sejam criados até dois milhões de novos postos de trabalho. No entanto, o caminho para atingir este objetivo não é nada linear, como já se pode ver hoje.

Laboratório de Hidrogénio

Para abrir este caminho, o Fraunhofer ILT criou o Laboratório de Hidrogénio, que representa toda a cadeia de processos específicos do laser como um campo de testes para a tecnologia do hidrogénio. O laboratório tem as condições ideais para otimizar as células de combustível desde os fundamentos até à produção em série. A vasta gama de equipamento técnico no Laboratório de Hidrogénio abre muitas possibilidades para uma colaboração interdisciplinar sem falhas. Além disso, oferece aos utilizadores um espaço único para projetos públicos e colaborações industriais para obter efeitos de sinergia ao mais alto nível científico e tecnológico.

Com o Laboratório de Hidrogénio, Gillner planeia estabelecer uma rede de ‘Lasers na Tecnologia do Hidrogénio’, que reunirá empresas com diferentes competências, conceitos e abordagens de mercado. “Estamos à procura de parceiros industriais, especialmente pequenas e médias empresas, mas também grandes empresas ou institutos”, diz o perito. Trata-se de uma oferta tentadora porque os projetos conjuntos de investigação e desenvolvimento, o intercâmbio contínuo de know-how e a cooperação prometem uma participação atrativa no mercado emergente.

O Fraunhofer ILT já tem experiência em redes ZIM...

O Fraunhofer ILT já tem experiência em redes ZIM. Estas servem de plataforma para a comunicação e o intercâmbio de conhecimentos entre empresas e parceiros de I&D.

Na rede, Gillner e a sua equipa pretendem iniciar projetos de desenvolvimento de investigação técnica orientados para a indústria e trazer rapidamente para o mercado soluções eficazes para a cadeia de valor do hidrogénio. “A rede funciona como uma plataforma de comunicação entre empresas e parceiros de I&D”, explica Arnold Gillner, acrescentando: "A nossa rede está aberta a qualquer tipo de tecnologia. Não a limitamos à fotónica ou ao hidrogénio. Por exemplo, também é adequada para empresas dos sectores do processamento de plásticos ou da tecnologia médica.

REVISTAS

Siga-nosWalter Tools Ibérica, S.A.U.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterMetal

    21/02/2024

  • Newsletter InterMetal

    14/02/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial