“2024 será laranja”, foi desta forma que José Silva, vice-presidente executivo de desenvolvimento de negócios na Hasco Hasenclever, sintetizou as inúmeras ações que a empresa prevê realizar para celebrar os 100 anos de história ao serviço da indústria de moldes, durante uma conferência de imprensa sobre a efeméride.
Nenhuma outra empresa moldou tanto a indústria de ferramentas e moldes como o fabricante de standards Hasco, sediado em Lüdenscheid, Alemanha. O desenvolvimento histórico e tecnológico desta indústria, tanto na Alemanha como no resto do mundo, está intimamente ligado ao nome Hasco. Uma história que começou em 1924 e teve como marco decisivo a invenção do sistema modular standard, patenteado em 1960. Esta ideia do filho do fundador, Rolf Hasenclever, revolucionou o mercado e transformou a Hasco, até então puramente artesanal, numa empresa globalmente ativa.
Os muitos marcos se seguiriam cimentaram a reputação da empresa pioneira. A posição da empresa na era analógica do fabrico de ferramentas e moldes foi reforçado com o início da digitalização na década de 1980. A Hasco estabeleceu padrões inovadores para tornar os produtos e processos cada vez mais simples para designers e fabricantes de moldes.
O lema ‘Enabling with System’ descreve em apenas três palavras o que o espírito pioneiro e inovador da Hasco sempre foi e ainda hoje é para toda uma indústria ao longo de 100 anos: o fabricante líder de normalizados para moldes e ferramentas, bem como fornecedor de sistemas de canais quentes personalizados.
Para celebrar este aniversário especial, a Hasco programou para 2024 uma extensa campanha de comunicação sobre o desenvolvimento histórico da empresa e a sua receita de sucesso, partilhando-a com os seus clientes em todo o mundo. Quase ninguém se lembra que produtos comuns, como o acoplamento rápido ou o trinco, são criações patenteadas de Lüdenscheid/Alemanha. “Com 100 ideias no passado e 100 ideias para o futuro, vamos manter o caminho outrora traçado! O nosso objetivo é, enquanto pioneiros no fabrico de moldes, continuar a estabelecer marcos inovadores para o setor nos próximos 100 anos.”, salienta Christoph Ehrlich, diretor geral da empresa.
Entre as ações previstas, está o lançamento de um livro de aniversário bilingue que contempla pormenores interessantes como a história do boneco sempre-em-pé que desempenhou um papel muito importante na evolução da empresa. O livro destaca ainda os pontos altos da Hasco e fornece informações sobre uma empresa cujas ações continuarão a ser orientadas pelos valores da marca de inovação, agilidade, simplicidade e desempenho no futuro.
A extraordinária habilidade artesanal e técnica que Hugo Hasenclever era também evidente nos seus passatempos. Nos seus tempos livres trabalhou, por exemplo, no fabrico de um brinquedo sempre-em-pé (roly-poly, em inglês), mas nunca conseguiu que o brinquedo se levantasse. Foi o seu filho Rolf, que à noite entrava sorrateiramente na oficina, que acabou por completar a tarefa e, orgulhosamente, apresentar ao pai um boneco que se levantava sempre que caía. Este feito levou Hugo Hasenclever a reconhecer o talento e o instinto do filho para a conceção e execução estruturada de desafios técnicos. Rolf Hasenclever acabou por se juntar à empresa familiar, onde em 1957, após a morte do seu pai, assumiu a direção da empresa. E é esta a história por detrás do sempre-em-pé que hoje simboliza o espírito inventivo da Hasco.
100 anos depois, as virtudes do fundador da empresa continuam a pautar a filosofia da Hasco, da qual fazem parte desígnios com a agilidade, inovação, simplicidade e desempenho. A inventividade traduz-se em produtos inovadores e patentes, que fazem da Hasco, ainda hoje, o principal fornecedor internacional de unidades de moldes standard e um fornecedor de serviços completos para o fabrico de ferramentas e moldes.
intermetal.pt
InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa