O centro de maquinagem DA300 estabeleceu-se como uma referência na maquinagem vertical de 5 eixos. A sua dinâmica tem impulsionado o desempenho dos utilizadores em mercados que vão desde a indústria aeroespacial aos semicondutores. Agora, a Makino reuniu todo o seu conhecimento e experiência para conceber uma versão personalizada desta solução de automatização, com os seguintes elementos:
Palete cónica poligonal: este tipo de palete, pioneiro na indústria, otimiza a utilização do espaço e pode acomodar peças de trabalho até 300 mm de altura e 360 mm de diâmetro com uma carga útil máxima de 60 kg. O seu design único permite que as peças sejam posicionadas automaticamente na área de trabalho com uma repetibilidade inferior a 2 microns.
Automatização: Destinado também a ambientes de produção de lotes médios, este pacote de automatização inclui um armazém de ferramentas de anel duplo, com capacidade para até 118 ferramentas, que minimiza o tempo de setup. Para ambientes de produção mista, é possível incorporar um armazém externo opcional com até 254 ferramentas. Apesar de ocupar apenas 6 x 3,75 metros, este pacote de automatização pode acomodar até 40 paletes de peças de trabalho. E quando as paletes são carregadas na máquina, duas estações de espera ajudam a minimizar os tempos de troca de paletes e os tempos de limpeza durante a espera.
A palete cónica poligonal permite a melhor utilização do espaço e pode acomodar peças até 300 mm de altura e 360 mm de diâmetro.
Software: Como nenhum pacote de automatização é bom sem um bom software, a Makino simplificou a interface do utilizador (IU) e maximizou a funcionalidade do sistema, colocando a interface de automatização no controlador Professional 6. Graças à interface de utilizador simples, mas poderosa, os operadores podem aceder a todas as funções da máquina a partir do mesmo ecrã, por exemplo, configurar materiais, colocar diferentes trabalhos em cada palete, definir prioridades, fazer pedidos urgentes e monitorizar e gerir o estado da produção.
GI-Breaker: O manuseamento de aparas grandes e longas provenientes de operações de perfuração complicadas é um dos piores problemas numa unidade de maquinagem. Os trabalhos necessários para evitar estas aparas aumentam consideravelmente os tempos de ciclo e o desgaste da ferramenta. Para evitar este problema, o DA300 incorpora uma nova função, o GI-Breaker. Esta tecnologia inovadora introduz micro-movimentos nas operações de perfuração para partir as aparas em pequenos pedaços, sem afetar o tempo de ciclo e a vida útil da ferramenta. O GI-Breaker irá melhorar a fiabilidade do processo e ajudar os fabricantes a dormir mais descansados quando um DA300 é deixado a trabalhar durante a noite ou aos fins-de-semana.
eStabilizer: Esta nova tecnologia foi introduzida para melhorar ainda mais a fiabilidade da máquina. Utilizando um conjunto de sensores estrategicamente colocados à volta da mesma, mede a temperatura do chão de fábrica e compensa quaisquer pequenas alterações, assegurando que a precisão da máquina não é afetada. Esta melhoria da já elevada estabilidade térmica da DA300 torna a máquina ainda mais fiável em condições ambientais adversas.
intermetal.pt
InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa