Atlas Copco Rental: ar comprimido
Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa
A Schaeffler AG, fornecedor líder da indústria automóvel, é uma das primeiras empresas a adotar o Siemens Industrial Copilot

Siemens e Microsoft juntam-se para impulsionar a inteligência artificial na indústria

27/12/2023
As duas tecnológicas apresentam o Siemens Industrial Copilot, um assistente baseado em inteligência artificial (IA) generativa, concebido para melhorar a colaboração homem-máquina e aumentar a produtividade.
Além do Siemens Industrial Copilot, a aplicação Siemens Teamcenter para o Microsoft Teams vai estar disponível este mês...

Além do Siemens Industrial Copilot, a aplicação Siemens Teamcenter para o Microsoft Teams vai estar disponível este mês, para acelerar a inovação em todo o ciclo de vida dos produtos.

A Microsoft e a Siemens estão a aprofundar a sua parceria ao trazer os benefícios da inteligência artificial generativa para as indústrias de todo o mundo. Como primeiro passo, as empresas estão a apresentar o Siemens Industrial Copilot, um assistente desenvolvido em conjunto baseado em inteligência artificial, que visa melhorar a colaboração homem-máquina na produção. Além disso, a integração do software Siemens Teamcenter, para a gestão do ciclo de vida dos produtos, e do Microsoft Teams contribuirá para potenciar, ainda mais, o metaverso industrial. Simplificará a colaboração virtual dos engenheiros de design, dos operadores das linhas de produção e de outras equipas em todas as funções empresariais.

“Com esta nova geração de IA, temos uma oportunidade única para acelerar a inovação em todo o setor industrial”, afirmou Satya Nadella, presidente e CEO da Microsoft. "Com base na nossa colaboração de longa data com a Siemens, estamos a juntar os avanços da IA na Microsoft Cloud com o conhecimento específico da Siemens sobre o setor industrial, para potenciar as capacidades dos operadores das linhas de produção e do conhecimento com novas ferramentas baseadas em IA, começando com o Siemens Industrial Copilot”.

Andrés Ortolá, diretor-geral & presidente da Microsoft Portugal, acrescenta: “Na Microsoft consideramos que entrámos em plena era do copiloto - um tempo em que pessoas e organizações beneficiam do poder de um assistente virtual, alimentado por Inteligência Artificial, que amplifique as suas competências e potencie a sua produtividade. Estamos entusiasmados com esta parceria global e vamos explorar de que forma esta tecnologia pode ser posta ao serviço deste setor em Portugal”.

“Juntamente com a Microsoft, o que ambicionamos é potenciar as capacidades dos clientes através da adoção da IA generativa”, afirma Roland Busch, CEO da Siemens AG. "Tem o potencial de revolucionar a forma como as empresas concebem, desenvolvem, fabricam e operam. Tornar a colaboração homem-máquina amplamente disponível permite que os engenheiros acelerem o desenvolvimento de código, aumentem a inovação e enfrentem a escassez de mão de obra qualificada”.

Referindo-se ao impacto que esta tecnologia pode vir a ter na indústria nacional, Fernando Silva, CEO da Siemens Portugal, afirma que “sendo a Microsoft e a Siemens empresas tecnologicamente complementares e com uma forte presença no mercado Português, é com grande expectativa que olhamos para o desenvolvimento desta parceria no mercado local, com o objetivo de contribuir para um setor industrial mais eficiente, produtivo e resiliente”.

No vídeo abaixo, Satya Nadella e Roland Busch debatem a forma como a IA generativa pode contribuir para o aumento da produtividade ao acelerar o desenvolvimento de software e a digitalização em vários setores.

Uma nova era de colaboração homem-máquina

O Siemens Industrial Copilot vai permitir aos utilizadores gerar, otimizar e depurar rapidamente códigos de automação complexos, reduzindo significativamente os tempos de programação e simulação. Isto permitirá reduzir o tempo despendido com uma tarefa que antes levava semanas, para apenas alguns minutos. O copiloto recebe informações sobre automação e simulação de processos da Siemens Xcelerator, a plataforma de negócios digital aberta da Siemens, e melhora-os através do Serviço Azure OpenAI da Microsoft. Os clientes mantêm o controlo total sobre os seus dados, que não são usados para treinar modelos de IA subjacentes.

O Siemens Industrial Copilot promete aumentar a produtividade e a eficiência em todo o ciclo de vida industrial. Ao utilizar linguagem natural, as equipas de manutenção podem ser apoiadas com instruções detalhadas de reparação e os engenheiros têm acesso rápido a ferramentas de simulação.

A visão: Copilotos para todas as indústrias

Na perspetiva das duas empresas, os copilotos com IA assistirão profissionais de várias áreas, como a produção, infraestruturas, transportes e cuidados de saúde. Vários copilotos estão já a ser planeados para os setores da indústria transformadora, como a automóvel, bens de consumo embalados e construção de máquinas.

A Schaeffler AG, fornecedor líder da indústria automóvel, é um dos primeiros na indústria automóvel a adotar a IA generativa na fase da engenharia. Isto ajuda os seus engenheiros a gerar linhas de código fiáveis para a programação dos sistemas de automação industrial, tais como robôs. Além disso, a empresa pretende incorporar o Siemens Industrial Copilot nas suas próprias operações, a fim de reduzir significativamente os tempos de inatividade, e, posteriormente, expandir a sua utilização aos seus clientes.

“Com este piloto conjunto, estamos a entrar numa nova era de produtividade e inovação. O Siemens Industrial Copilot ajudará a nossa equipa a trabalhar de forma mais eficiente, a reduzir tarefas repetitivas e a dar asas à criatividade. Estamos entusiasmados por ser parceiros da Siemens e da Microsoft neste projeto”, afirma Klaus Rosenfeld, CEO do Grupo Schaeffler.

A IA generativa facilita a colaboração virtual

Para levar a colaboração virtual entre equipas para o próximo nível, o Teamcenter para o Microsoft Teams vai estar disponível ainda este mês. Esta nova aplicação utiliza os mais recentes avanços em IA generativa para ligar funções de todo o ciclo de vida do design e fabrico de produtos, tais como operadores das linhas de produção e equipas de engenharia – por exemplo, liga o software Teamcenter da Siemens para a gestão do ciclo de vida dos produtos (PLM) à plataforma de colaboração Teams da Microsoft para tornar os dados mais acessíveis aos trabalhadores nas fábricas e aos que estão no terreno. Isto permitirá que milhões de trabalhadores, que atualmente não têm acesso a ferramentas PLM, contribuam mais facilmente para o processo de conceção e fabrico como parte do seu trabalho diário.

REVISTAS

Walter Tools Ibérica, S.A.U.Bolas - Máquinas e Ferramentas de Qualidade, S.A.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterMetal

    24/03/2025

  • Newsletter InterMetal

    17/03/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial