Com a gama Thrill-tec, a Walter apresenta ferramentas inovadoras para fresagem de roscas, que combinam a maquinagem de furos e roscas numa única operação e numa única ferramenta.
O mesmo se aplica à fresa circular e de roscar TC645 Supreme, que também pode maquinar um chanfro na entrada da rosca. A combinação de passos de maquinagem aumenta a produtividade e torna as fresas de roscar 3 em 1 interessantes tanto para a produção em série como para pequenos lotes.
Na produção em série, esta fresa oferece longa vida útil e curtos tempos de maquinagem, além da capacidade multitarefa, que evita tempos de paragem da máquina para mudança de ferramentas. Para os fabricantes de pequenos lotes, a TC645 Supreme compensa porque só têm de utilizar uma ferramenta, poupando trocas de ferramentas e espaço na máquina.
Outro aspeto decisivo para a capacidade multitarefa das fresas de roscar, de corte à esquerda, é o canal de refrigeração interno a geometria da fresagem frontal. Esta otimiza a evacuação de aparas mesmo com velocidades de corte e avanços por dente elevados, pelo que a ferramenta pode ser utilizada tanto para roscas básicas como para roscas passantes nas dimensões 2 ou 2,5 × DN.
A fresa de roscar universal apresenta bom desempenho em todos os materiais ISO P, M, K, N e S até 48 HRC, graças, entre outros, ao revestimento na classe WB10TJ da Walter. Além da alta segurança de processo e universalidade, a TC645 Supreme é muito económica: os custos por rosca permanecem comparativamente baixos, graças à maquinagem mais rápida e à economia nos tempos de troca.
A TC645 Supreme está disponível nas dimensões M4-M12, UNC8-UNC½ e G1/16-G¼, mas a Walter já anunciou que irá lançar outras variantes em breve.
intermetal.pt
InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa