A falta mão de obra é uma realidade transversal a todos os setores, que afeta especialmente áreas altamente qualificadas, como a soldadura. Para ajudar a preencher esta lacuna, a Fronius desenvolveu soluções de formação com recurso a ferramentas como a realidade virtual, para uma experiência realmente enriquecedora.
Exemplo disso é o novo simulador virtual Welducation, uma ferramenta ideal para simular processos complexos e situações difíceis de forma segura e económica, sem desperdício de recursos. Graças aos exercícios disponíveis, os alunos podem melhorar as suas competências de soldadura num ambiente seguro e aprender com os erros, o que os prepara de forma ótima para a soldadura real.
Com o mais recente simulador de soldadura, a Fronius utiliza pela primeira vez não apenas a realidade virtual (RV), mas também a realidade aumentada (RA). Esta tecnologia caracteriza-se pela inserção de elementos digitais no mundo real, num ecrã ou em óculos, ou seja, diretamente à frente dos olhos do observador. A utilização de tecnologia RA, tochas de soldadura e conjuntos de cabos originais, bem como o alojamento de equipamento de soldadura autêntico da Fronius, garantem uma experiência de soldadura real.
Com o simulador Welducation, os formandos podem praticar três processos: MMA, MIG/MAG e TIG, sendo também possível simular a soldadura de diferentes materiais (aço, aço inoxidável e alumínio), espessuras de material e posições de soldadura.
Peças de trabalho comuns e parâmetros de soldadura ajustáveis completam as condições realistas. Uma vez que a formação não se limita à obtenção de uma soldadura perfeita, tal como num desafio de soldadura real, as tarefas antes, durante e após a inião também devem ser executadas. Isto inclui, por exemplo, a ligação do cabo de terra, a definição dos parâmetros de soldadura corretos ou a instalação do elétrodo. O tablet mostra a interface clássica de uma máquina de soldadura Fronius para familiarizar os alunos com o funcionamento de um equipamento de soldadura real.
A soldadura é um dos processos de união mais antigos da humanidade e é impossível imaginar a indústria e o artesanato sem ela. No entanto, existem riscos associados ao arco voltaico, à radiação UV e aos fumos de soldadura, pelo que é essencial proteger todos os soldadores desses perigos, na medida do possível. Na formação, no entanto, a minimização dos riscos torna-se ainda mais importante e a melhor medida de segurança é eliminar todos os perigos. O simulador Welducation oferece um ambiente virtual protegido, no qual o formando não está exposto a quaisquer perigos ou substâncias nocivas, para que os formandos se possam familiarizar com a soldadura de uma forma divertida antes de desenharem o seu primeiro cordão de solda no mundo real.
Além disso, a formação virtual é muito mais eficiente e economiza recursos do que a formação convencional. Não há necessidade de consumíveis dispendiosos, como metal, arame ou gás de proteção, e grande parte da formação em componentes pode ser efetuada no simulador. Os alunos obtêm até 65% mais tempo de manuseamento do arco. Graças às sequências simples entre soldaduras no simulador, podem ser realizados até três vezes mais testes de soldadura durante o mesmo tempo de prática do que numa cabina de soldadura, poupando recursos, custos e tempo.
Cada tarefa exige diferentes tecnologias de soldadura e habilidades manuais. O suporte que acompanha o simulador Welducation oferece diversas opções para a montagem de peças de trabalho em diferentes posições. Para uma variação ainda maior, está disponível um suporte adicional. Quase todas as posições de soldadura podem ser praticadas: seja em cordões de garganta suspensos ou em cordões em V ascendentes.
Na prática virtual, existem três níveis de dificuldade à escolha: fácil, médio e difícil, permitindo que aqueles sem conhecimentos prévios obtenham mais ajuda, enquanto aqueles com experiência têm de desenhar o seu cordão sem informação visual sobre a distância, ângulo da tocha ou velocidade. Para além disso, as análises abrangentes também ajudam os alunos a melhorar a sua técnica e a reconhecer os erros. Além disso, qualquer soldadura pode ser registada e consultada em qualquer altura.
Juntamente com a plataforma integrada Welducation Campus, o simulador oferece um sistema de formação completo, composto por unidades teóricas e práticas. Os soldadores em formação não dependem apenas dos professores, mas podem adquirir conhecimentos e habilidades por conta própria com a ajuda dos cursos.
Os resultados e o progresso da aprendizagem são geridos na ferramenta de formação. A aprendizagem individualizada também é possível, uma vez que os formadores podem carregar no campus material teórico da sua escolha; o encorajamento mútuo e o intercâmbio profissional contribuem para o sucesso imediato da aprendizagem. Um sistema de avaliação desenvolvido para fins didáticos facilita uma avaliação objetiva e compreensível e, além disso, a classificação dos próprios resultados de soldadura incentiva os formandos a desenvolverem todo o seu potencial.
intermetal.pt
InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa