A empresa de alta tecnologia Trumpf aumentou a produtividade da TruPrint 2000. Com uma nova mesa de impressão e um laser mais potente, o novo modelo consegue produzir em série peças de alta qualidade para setores exigentes, como o dentário e de tecnologia médica. A máquina foi apresentada pela primeira vez na semana passada, durante a Formnext 2023.
A Trumpf equipou a impressora 3D com uma mesa de impressão quadrada em vez de redonda e aumentou a potência do laser de fibra integrado para 500 watts, em alternativa ao laser de 300 watts da configuração básica. A mesa quadrada permite, por exemplo, às empresas de tecnologia dentária imprimir até 36 por cento mais próteses parciais amovíveis do que numa mesa de impressão redonda.
A TruPrint 2000 está equipada com dois lasers. Ambos podem processar toda a placa de impressão simultaneamente, o que, para os utilizadores, significa poder imprimir 80 por cento mais componentes do que com a versão de laser único. “A TruPrint 2000 não só trabalha de forma muito produtiva, mas também é muito precisa e oferece peças de alta qualidade”, referiu Mirko De Boni, gestor de produto da Trumpf responsável pela TruPrint 2000.
De acordo com os mais rigorosos padrões médicos, os fabricantes de tecnologia médica usam a impressora 3D para produzir placas de crânio, gaiolas espinhais ou articulações de joelho de titânio, por exemplo. “A segurança é a principal prioridade para a impressão 3D da Trumpf, especialmente em áreas críticas como a tecnologia médica. Com a atualização da TruPrint 2000, os pacientes recebem implantes de alta qualidade com uma estabilidade ainda maior a longo prazo”. Se necessário, a TruPrint 2000 também imprime esses implantes em série.
Com o chamado expansor de feixe motorizado, a TruPrint 2000 ajusta automaticamente o diâmetro do ponto de laser à tarefa em causa. Consoante a aplicação, o diâmetro do ponto é de 55 ou 80 micrómetros. O ponto de 80 micrómetros permite uma maior produtividade. Os utilizadores podem utilizar o ponto de 55 micrómetros quando os pós metálicos especiais requerem uma maior densidade de energia.
Com esta atualização, a TruPrint 2000 partilha as mesmas condições de processo que todas as outras máquinas Trumpf, graças ao tamanho do feixe de 80 microns e ao fluxo de gás otimizado. “Os utilizadores podem agora transferir facilmente os parâmetros de impressão das suas peças de uma máquina para outra, por exemplo, de uma TruPrint 2000 para uma TruPrint 1000 ou TruPrint 3000, o que permite uma produção mais flexível”, concluiu Mirko De Boni.
intermetal.pt
InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa