Atlas Copco Rental: ar comprimido
Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa
Pavilhão 2, stand A21

EMO 2023: DMG MORI cria 'cidade' dedicada ao futuro do fabrico

11/09/2023

Na EMO deste ano, a DMG MORI apresenta a nova estrutura Machining Transformation, que inclui tecnologias e soluções inovadoras que, de acordo com a empresa, "irão definir o futuro do fabrico".

foto

A DMG MORI apresenta a sua Home of Technology aos visitantes do seu stand na EMO, localizado no pavilhão 2. Numa 'DMG MORI City' especialmente construída para o efeito, o fabricante de máquinas-ferramenta concentra-se no seu tema central: “A transformação da maquinagem (MX)”. Com base nos quatro pilares do MX – Integração de Processos, Automatização, Transformação Digital (DX) e Transformação Verde (GX) – a DMG MORI demonstra tecnologias e soluções inovadoras que definirão o futuro do fabrico. Durante as visitas à DMG MORI City, com cerca de 9000 m2, os visitantes podem ver conceitos de produção integrais e máquinas-ferramenta de última geração em todas as áreas tecnológicas: desde o torneamento universal e de produção até aos centros de maquinagem de 5 eixos e os centros de torneamento e fresagem, passando pelo fabrico aditivo. Entre as 39 máquinas e as 20 soluções de automatização, encontram-se estreias mundiais como o centro de torneamento e fresagem CTX beta 450 TC, os tornos universais CTX 450 e CTX 550, e o INH 63, um centro de maquinagem horizontal de 5 eixos. O sistema de manipulação de paletes PH Cell 800 e o UH-AMR 2000, um robô autónomo para manuseamento de materiais e ferramentas, completam a carteira.

“As soluções pioneiras de fabrico e as aplicações inovadoras em torno da Transformação da Maquinagem (também conhecida como maquinação) são a base sobre a qual construímos a DMG MORI City”, explica Irene Bader, membro do Conselho Global de Comunicações Corporativas e diretora de Marketing da DMG MORI Company Limited. Nesta simulação, a transformação da maquinagem é uma parte essencial da paisagem urbana: Na MX Square, as máquinas-ferramenta mais modernas, as soluções de automatização e as ferramentas digitais ocupam um lugar central. A MX Broadway está repleta de soluções inovadoras que apontam o caminho para o futuro do fabrico.

Em toda a DMG MORI City, o tema da conectividade é tangível. Todos os caminhos convergem na Avenida do Futuro, onde a DMG MORI apresenta as suas ferramentas digitais no domínio da conectividade. Os especialistas explicam aos clientes como as empresas podem ligar em rede todo o processo de fabrico.

Transformação da maquinagem (MX): a revolução do fabrico

Com a estrutura Machining Transformation, a DMG MORI oferece uma resposta aos desafios de uma produção cada vez mais rápida, eficiente e sustentável que todas as empresas enfrentam. A empresa apoia os seus clientes através de uma combinação de quatro pilares de apoio: Integração de Processos, Automatização, Transformação Digital (DX) e Transformação Verde (GX). O alinhamento coerente ao longo desta estrutura resulta em produtos e serviços integrais.

Tecnologias e processos integrados para uma eficiência máxima

foto

A integração de processos faz parte da transformação da maquinagem que a DMG MORI tem vindo a promover há décadas. As operações simultâneas de fresagem e torneamento de 5 eixos num único espaço de trabalho otimizaram de forma sustentável a maquinagem de peças complexas. Atualmente, a DMG MORI integra outras tecnologias como a retificação, a fresagem de engrenagens, a maquinagem ultrassónica e o fabrico aditivo. As vantagens são óbvias: tempos de produção mais curtos, maior capacidade das máquina e melhores qualidades de maquinagem. Na DMG MORI City, o CTX beta 450 TC é um bom exemplo de integração de processos.

Mais produtivo e mais preciso graças a soluções de automatização completas

As soluções de automatização integrais e flexíveis também desempenham um papel importante na transformação da maquinagem. Por um lado, aumentam a produtividade no fabrico, maximizando a utilização das máquinas, mesmo em turnos sem supervisão. Por outro lado, a produção automatizada garante uma qualidade consistente dos componentes. Soluções de automatização modernas, como a PH Cell 800 e a UH-AMR 2000, ambas estreias mundiais altamente modulares que serão demonstradas ao vivo na EMO, oferecem aos utilizadores a máxima flexibilidade.

Gerar vantagens competitivas com a Transformação Digital (DX)

Tal como o hardware, a digitalização inteligente é uma parte integral da transformação da maquinagem. A Inteligência Artificial, Internet das Coisas, Big data e Digital twin são apenas alguns dos tópicos em foco que irão influenciar e otimizar significativamente os processos futuros. Com a utilização de produtos de digitalização inteligentes, a DMG MORI oferece aos seus clientes a possibilidade de interligar e monitorizar totalmente a sua produção. Desta forma, os utilizadores podem criar vantagens competitivas e construir novos modelos de negócio.

Green Transformation (GX) impulsiona os objetivos de sustentabilidade

Enquanto quarto pilar da Transformação da Maquinagem, a Transformação Verde representa uma forma de atingir os objetivos de proteção do clima e de compensar o aumento dos preços da energia. O princípio orientador da chamada economia verde da DMG MORI inclui máquinas que poupam recursos ('Greenmachine'), operação de máquinas com eficiência energética ('Greenmode') e parcerias de competência na produção de tecnologias verdes ('Greentech'). O 'Greenmode' baseia-se num plano de 13 pontos que inclui tecnologias pioneiras e características inovadoras que poupam até 30% de energia às máquinas-ferramenta. Durante a EMO, a DMG MORI demonstra estas medidas em várias máquinas-ferramenta, numa zona especial 'Greenmode'. Estão também em exposição peças exemplares para a 'Greentech', como uma turbina para centrais hidroelétricas e placas bipolares para sistemas de armazenamento de energia.

Colunas MX para mais sustentabilidade

Existe uma ligação estreita entre a transformação da maquinagem e a questão da sustentabilidade. Tal deve-se ao facto de as áreas da integração de processos, da automatização e da transformação digital terem um impacto direto na transformação ecológica. A DMG MORI apresenta o caminho a seguir, como resume Irene Bader: “As cidades são locais de encontro e de intercâmbio. Este é também o caso na DMG MORI City, onde guiamos os nossos clientes e partes interessadas através do vibrante lar da tecnologia sob o fio condutor da Transformação da Maquinagem”.

Siga-nosWalter Tools Ibérica, S.A.U.

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial