Atlas Copco Rental: ar comprimido
Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Do corte de punçonagem à quinagem: sistemas automatizados totalmente concebidos e desenvolvidos pela Euromac

11/09/2023

A Euromac caminha há já vários anos no mundo da punçonagem e quinagem. Há muito que a empresa apostou na automatização, sendo que, neste momento, os sistemas representam já uma aposta ganha, com células de quinagem instaladas por todo o mundo, linhas automáticas de punçonagem e ainda sistemas que incluem o corte de chapa metálica conectadas a uma célula de quinagem.

Os sistemas permitem uma maior eficiência, minimizando procedimentos intermédios, como deslocação de componentes, sem esquecer que tem de permitir versatilidade devido aos desafios constantes que o mercado obriga.

foto

O sistema

A linha automatizada é totalmente configurável de acordo com as necessidades específicas de produção e logística da empresa.

As especificações técnicas da linha automática incluem:

  • Uma célula de separação automatizada que carrega formatos de chapa até 3000×1500 mm.
  • Uma punçonadora Euromac XT disponível em três versões (híbrida, eléctrica ou hidráulica) com 6 ou 12 estações com possibilidade de armazenar até 66 punções.
  • Uma área de trabalho de 3000 x 1500 mm sem necessidade de reposicionamento.

Velocidade de punçonagem:

  • Até 1080 golpes por minuto por processo de corte, passo de 1 mm.
  • Até 460 golpes por minuto por processo de punçonagem, passo de 1 mm.

Peças acabadas e empilhadas sem qualquer micro-junta.

  • Capacidade de descarga robotizada de peças até 11 Europaletes por processo de quinagem manual, diretamente para a máquina de quinagem ou 2 zonas de carga por processo de quinagem.
  • Quinadora Elétrica Euromac FX Bend.
  • Comprimento de quinagem: 1000, 1500 ou 2500 mm.
  • Potência máxima de quinagem: 500 kN.
  • É possível trabalhar diretamente sobre a peça ou através da realização de stock ou kits em função do tipo de acabamento realizado.

A célula de quinagem da Euromac é totalmente configurável de acordo com as necessidades de produção, desde apenas 30 m2 de ocupação de espaço até à dimensão que seja necessário para a sua produção.

Euromac XT – Centro de processamento metálico

Com a carga e descarga automática de chapa, tanto é possível obter peças cortadas sem micro-junta (através da descarga de porta ou com o sistema de palatização automática), como ter micro-juntas e a chapa descarregada automaticamente. A automatização da carga e descarga evita tempos de espera, ou o manuseamento de chapa.

O sistema está equipado com uma turreta capaz de colocar 66 ferramentas com até 30 ferramentas indexáveis (rotativas), punçonar, estampar, quinar, fazer nervuras ou até roscas. E tudo isto com um consumo de 3 kW.

foto

Euromac Fx Bend Cell

A quinadora Euromac elétrica, construída em dois monoblocos totalmente guiados, permite atingir o melhor resultado na sua quinagem, bem como uma grande longevidade na máquina.

Para tal, os motores são colocados na parte inferior da máquina, “puxando” para baixo a estrutura superior que entra totalmente guiada na estrutura inferior.

O que se ganha com isto? Máxima eficiência e fiabilidade, máxima aceleração (baixa inércia), força e precisão sem que exista deflexão no fuso de esferas, enquanto é aplicada a força para a quinagem a uma velocidade de “apenas” 200 mm/s, no eixo Y.

foto

Euromac e Best-Tech: uma parceria de longa data

Estes sistemas são totalmente realizados pela Euromac, que concebe e desenvolve cada elemento da estrutura, desde a integração da máquina e do robô, até ao software que gere a produção da máquina.

Totalmente configurável para quem compra esta nova solução, o sietema pode também ser adaptado a todos os clientes que possuam uma punçonadora e/ou quinadora Euromac.

Os sistemas Euromac são comercializados em Portugal pela Best-Tech. Para mais informações, contacte a empresa através do email comercial@best-tech.info.

Siga-nosWalter Tools Ibérica, S.A.U.

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial