norelem: mais de 60.000 peças normalizadas
Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa
Pavilhão 9, Stand A28

Fabricar mais peças, mais rapidamente

11/09/2023
A digitalização e a automatização são o caminho para melhorar a eficiência e a flexibilidade na maquinação. De 18 a 23 de setembro, a equipa da Tebis irá apresentar na EMO soluções este processo.

Tendências como a escassez de mão de obra qualificada, as perturbações nas cadeias de abastecimento e o aumento dos custos dos materiais e da energia estão a afetar empresas de todos os setores produtivos, onde se incluem as especializadas em maquinação. Para contornar estes obstáculos, este setor tem vindo a procurar formas de melhorar a eficiência e a flexibilidade, a fim de fabricar mais peças mais rapidamente. Para tal, é necessário operar mais máquinas com menos funcionários, o que, hoje, é facilitado pelo aumento da automatização com trocadores de paletes ou sistemas de manuseamento automático. No entanto, os centros de maquinação têm de ser capazes de funcionar sem supervisão para que os funcionários possam gerir estas tarefas. Isto significa que a máquina precisa de um programa NC que cubra todas as operações necessárias, desde a preparação de uma peça em bruto e a disponibilização das ferramentas necessárias até à remoção da peça. Este programa NC tem de ser completo e sem erros.

Gémeo digital
Gémeo digital.

Para atingir este objetivo, é necessário digitalizar e automatizar antes da máquina, ou seja, antes da maquinação. Se todas as tarefas forem preparadas antecipadamente no mundo virtual utilizando gémeos digitais precisos, não haverá surpresas durante a maquinação. Por exemplo, se o programador tiver um modelo digital preciso da configuração planeada e da máquina e trabalhar com gémeos digitais das ferramentas de maquinação, incluindo dados geométricos precisos e dados de corte testados na prática, o resultado é um programa NC que já cumpre a maioria dos requisitos acima referidos. Uma simulação completa subsequente no ambiente CAD/CAM fornece o elemento de segurança final para todos os movimentos transversais e interruptores de fim de curso. Isto também é assegurado pela saída através de um pós-processador que foi certificado pelo fornecedor de CAD/CAM. Desta forma, é possível oferecer programas NC completos com sequências para torneamento, fresagem, furação e até mesmo medição integrada no processo.

Biblioteca de dados

Biblioteca de dados.

Programação NC rápida com regras automatizadas numa base de conhecimentos

Os modernos centros de maquinação automatizados têm um elevado rendimento e, por isso, requerem um grande volume de programas NC, o que significa que o processo de programação NC tem de ser automatizado. Isto consegue-se através da compilação do conhecimento de fabrico da empresa, guardando-o e tornando-o disponível sob a forma de regras automatizadas numa base de conhecimento. Estas regras permitem que o processo desde a entrada de dados, preparação de dados e preparação da situação de configuração, até ao programa NC acabado, seja reduzido a um pequeno número de passos para o utilizador, para classes inteiras de peças.

Os modernos centros de maquinação requerem um grande volume de programas NC
Os modernos centros de maquinação requerem um grande volume de programas NC.

Serviços para processos eficientes e flexíveis

Um serviço fiável que estabeleça e implemente o software, os gémeos digitais e as bases de conhecimento é crucial para garantir que os funcionários da produção não são distraídos pela necessidade de criar e manter os processos correspondentes.

Os fabricantes que estabeleceram estes processos na sua produção com digitalização e automação beneficiam já de um elevado rendimento e de uma elevada adaptabilidade. Isto dá-lhes a eficiência e a flexibilidade de que necessitam.

Este processo será demonstrado numa apresentação ao vivo no stand da Tebis AG (Pavilhão 9, Stand A28) na EMO, de 18 a 23 de setembro de 2023. Será utilizada uma vasta gama de peças nas demonstrações, que também serão apresentadas nos stands dos parceiros de cooperação da Tebis.

REVISTAS

Walter Tools Ibérica, S.A.U.Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterMetal

    19/06/2024

  • Newsletter InterMetal

    12/06/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial