Talleres Filsa, S.A.U.
Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Igus apresenta rosca trapezoidal com uma eficiência de 82%

25/08/2023
A harmonização entre os fusos e porcas, isentos de lubrificação, aumenta a duração de vida em 30%
Imagen
A Igus aprefeiçou a rosca trapezoidal clássica. Como explica a empresa, graças a uma interação geométrica especial entre a porca, que não requer lubrificação ou manutenção, e o fuso em metal, a tecnologia dryspin promete uma longa duração de vida, maior eficiência, baixo desgaste e menos ruído. Os fusos e as porcas dryspin estão agora disponíveis em oito novas dimensões.

Esta é uma peça que há décadas faz parte da engenharia mecânica. São elas que convertem o movimento rotativo em movimento linear - em aplicações tais como acionamentos de janelas e portas, ajustes de formato em instalações de produção e em sistemas laboratorial.

Sobre a evolução proporcionada pela iglus, Thorben Hendricks, Chefe da Unidade de Negócio de Acionamentos por fuso da igus, refere que “focamo-nos num standard do mercado, e podemos dizer que é possível fazer ainda melhor”. Os especialistas em motion plastics apostam da interação otimizada entre os fusos em metal e as porcas em plástico.

Na igus, os fios de rosca são maiores do que os da rosca trapezoidal clássica, tal como a largura do fuso. Esta é uma pequena mudança, mas tem grandes consequências: a ampliação do perfil da rosca resulta na utilização de plástico de elevada performance para a transmissão de energia. Isso significa mais material que é tribologicamente otimizado, ou seja, em relação ao atrito e desgaste. “A assimetria permitiu-nos prolongar a duração de vida de modo a que seja cerca de 30% mais longa do que a das roscas trapezoidais simétricas”, diz Hendricks. A otimização do ângulo do perfil também aumenta a quantidade de energia fornecida que pode ser efetivamente utilizada. O ângulo do perfil da porca e do fuso foi aplanado. Isto dá-nos uma eficiência acima da média - até 82% em passos grandes."

Segundo a empresa a nova tecnologia dryspin não só é resistente e eficiente, como também é mais silenciosa do que muitas roscas trapezoidais convencionais. A explicação está no facto de os perfis dos dentes não serem angulares, mas sim arredondados, reduzindo a área de contacto entre a porca e o fuso. O que leva a uma redução da vibração. “Os perfis arredondados dos dentes permitem que os fusos se movam sem vibração e quase silenciosamente. A tolerância de fabrico do fuso é mais apertada do que a especificada na DIN 103 7e, garantindo um funcionamento mais preciso e permitindo velocidades muito mais elevadas nas aplicações”, afirma Thorben Hendricks.

A igus começou a estabelecer em 2013 a sua própria tecnologia de fusos e porcas no mercado, inicialmente como uma alternativa aos fusos de passo rápido. Agora existem oito novos tamanhos - a harmonização de fusos e porcas, inclui dimensões com passos pequenos que permitem uma rápida substituição 1:1 de fusos trapezoidais instalados. Os novos fusos estão disponíveis com passos de 6,35x6,35 RH, 8x40 RH, 10x3 LH, 12x25 LH, 14x4 RH, 16x5 RH, 18x4 RH e 20x10 RH. Os fusos são feitos de aço inoxidável ou alumínio; o material da porca pode ser selecionado entre sete plásticos de elevada performance e várias geometrias - desde um desenho cilíndrico, com flange ou facetado, até versões com mola e pré-carga.

REVISTAS

Walter Tools Ibérica, S.A.U.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterMetal

    14/04/2025

  • Newsletter InterMetal

    07/04/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial