Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

De acordo com a norma ISO 14001

Plano de emergência para derrames em 10 passos

12/06/2023

Todas as empresas que utilizam, processam ou armazenam substâncias perigosas devem ter um plano de emergência para derrames. Embora cada emergência seja única, há alguns pontos-chave a considerar em todos os casos.

Imagen

Pense nas seguintes questões: Quanto e que tipo de líquido foi derramado? Quais são as características do líquido derramado? Onde está a fuga?

O plano de emergência em 10 passos da Denios irá guiá-lo de forma segura e sistemática através do processo de limpeza do derrame.

Esta é a forma correta de solucionar uma fuga de substâncias perigosas:

  1. Avalie o perigo. Analise o derrame e identifique o líquido vertido e, se possível, a quantidade potencial que ainda poderia ser derramada. Informe os bombeiros ou proteção civil e outro pessoal de assistência, se necessário. A sua própria segurança é sempre a prioridade.
  2. Use o equipamento de proteção individual. Escolha o equipamento de proteção individual (EPI) apropriado. Se necessário, consulte as instruções de utilização ou o fichas de dados de segurança. Importante: use sempre o equipamento de proteção adequado para limpar um derrame!
  3. Pare o derrame e contenha-o. Pare o derrame na sua fonte. Impeça a entrada do líquido derramado no sistema de esgotos ou solos permeáveis para evitar que as substâncias cheguem aos cursos de água ou se infiltrem no solo. Contenha o derrame e impeça a sua propagação: utilize chouriços absorventes, barreiras de contenção e/ou tampas e obturadores Densorb para conter a fuga.
  4. Sinalize o local do acidente. Balize a zona para que as pessoas não entrem acidentalmente em contacto com o derrame ou o espalhem com os seus pés ou veículos industriais.
  5. Analise a situação. Se a situação estiver sob controlo, devem ser tomadas outras medidas para remover o líquido derramado.
  6. Absorva o líquido. Limpe o líquido delimitado com a ajuda de panos absorventes e almofadas Densorb.
  7. Descontamine. Verifique se ainda há resíduos. Se necessário, descontamine o local do acidente e as pessoas envolvidas.
  8. Gestão de resíduos. Os absorventes usados devem ser geridos de acordo com a legislação e dependendo do tipo de líquido absorvido. Consulte o seu gestor de resíduos para mais informações. Os recipientes ASP podem ser utilizados para recolha temporária de absorventes embebidos em óleo, por exemplo.
  9. Documente a emergência. Redija um relatório completo sobre o acidente e gestão realizada. Informe os trabalhadores envolvidos, direção e, quando apropriado, as autoridades, sobre o acidente de modo que todos aprendam da experiência adquirida. Ajude a determinar a causa do derrame para corrigir processos, se necessário, e evitar uma recorrência da emergência.
  10. Reabasteça o equipamento de emergência. Volte a preencher os Kits de emergência Densorb e reponha os EPI usados, barreiras, bidões de emergência, etc.

Atenção: O plano de emergência exposto é apenas uma recomendação geral. Se necessário, deve criar um plano de adaptado às suas condições particulares!

Empresas ou entidades relacionadas

Denios

intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial