Tendência descendente abrandou no mês de março
“No entanto, tendo em conta os muitos encargos financeiros - como a crise energética, a elevada inflação, o aumento das taxas de juro e a fraqueza geral da economia - é encorajador notar que os últimos números de março mostram um abrandamento na tendência descendente das encomendas”, diz Wilfried Schäfer, diretor executivo da VDW, a Associação Alemã de Construtores de Máquinas-Ferramenta. “As encomendas do estrangeiro estão a revelar-se muito mais estáveis do que as do mercado interno. O impulso vem principalmente dos países fora da zona euro, onde as encomendas em grande escala desempenham um papel importante”, afirma.
“Em geral, estamos a assistir a um abrandamento das dificuldades que a nossa indústria tem enfrentado”, explica Schäfer. A China pôs fim à sua política de zero covid. As tensões na cadeia de abastecimento estão a começar a diminuir. Isto está a permitir que setores-chave dos clientes, como a indústria automóvel, voltem a produzir mais. Este setor foi o que mais sofreu com a falta de microchips. Consequentemente, as vendas voltaram a aumentar no primeiro trimestre. O aumento de 20%, ou 11% em termos reais, reflete os fatores positivos.
Independentemente da atual conjuntura económica, são vários os fatores que impulsionam o investimento: a tendência para a automatização, a crescente digitalização, o incremento da eletromobilidade, o aumento da capacidade na tríade das infraestruturas críticas (por exemplo, chips, baterias), o investimento extensivo na proteção climática (por exemplo, bombas de calor), a expansão das fontes de energia renováveis e o aumento das despesas com a defesa.
“Esperamos que as encomendas estabilizem na segunda metade do ano”, afirma Schäfer. Uma grande vantagem neste momento é a considerável carteira de encomendas, que se estende por quase doze meses. De acordo com as últimas previsões, isto permitirá que a produção cresça em 2023 o mesmo montante que no ano anterior, ou seja, 10 por cento para 15,5 mil milhões de euros.
intermetal.pt
InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa