Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Tetra Pak e Trans Sabater assinam acordo para a reciclagem mecânica de polietileno e alumínio de embalagens

23/05/2023

A Tetra Pak e a Trans Sabater assinaram um acordo de colaboração para a implementação da reciclagem mecânica de resíduos de polietileno e alumínio das embalagens de cartão recicladas para bebidas, em Espanha, de forma a contribuir para dar resposta ao objetivo da União Europeia de reciclagem e gestão eficiente de resíduos.

Imagen

Por este motivo, a colaboração tem como objetivo consolidar a eficiência e viabilidade económica da reciclagem mecânica do alumínio e do polietileno para a sua posterior revalorização noutras áreas de atividade industrial. Como resultado deste acordo, a Trans Sabater irá inicialmente reciclar 3.000 toneladas de resíduos de polietileno e alumínio e transformá-los em pellets através de um processo próprio patenteado. Nos próximos meses, se o desenvolvimento do projeto for satisfatório, a capacidade de reciclagem desses materiais será ampliada, o que significará um importante avanço para consolidar a reciclagem mecânica de polietileno e alumínio de embalagens de cartão para bebidas, em Espanha.

Neste sentido, a Trans Sabater desenvolveu fórmulas para elaborar compostos reciclados e poder otimizar as características do produto final. Primeiramente, o material é triturado e é realizada uma remoção magnética das partes metálicas. Em seguida, inicia-se a lavagem mecânica combinada com água para separar as diferentes frações. Por fim, o plástico é obtido por extrusão e aglomerado para produzir, como resultado, os pellets.

Trata-se de uma matéria-prima secundária 100% reciclada, muito versátil e com múltiplas vantagens. Por exemplo, possui propriedades únicas, graças à combinação de diferentes materiais plásticos e ao alumínio que atua como aditivo, otimizando as suas propriedades térmicas, o que aumenta a produtividade nos processos de transformação de plásticos. Além disso, por ser um material 100% reciclado de origem pós-consumo, está isento do imposto ao plástico, o que oferece um potencial benefício fiscal para a indústria que o adquire. Também possui um acabamento metálico muito atraente que permite ser tingido em diferentes tonalidades.

Relativamente à recirculação desta matéria-prima secundária, existem diferentes aplicações potenciais: logística (paletes, caixas), packaging (tampas, embalagens), no retalho (cestos, carrinhos, prateleiras), também em equipamentos (utensílios agrícolas ou de construção), mobiliário (urbano, industrial, para o exterior) e jardinagem (vasos, tubagens). Dependendo da aplicação final e das necessidades técnicas do cliente, a Trans Sabater oferece no seu portefólio diversos tipos de soluções, com instalações preparadas para a fabricação de compostos específicos com adição de diversas cargas.

Ramiro Ortiz, diretor geral da Tetra Pak Iberia, afirma: "Estamos muito felizes com este acordo. A inovação colaborativa é a chave para uma gestão eficiente dos resíduos e é essencial unir forças para alcançá-la de forma sustentável. Como parte da indústria das embalagens, temos a responsabilidade e o compromisso de caminhar para o duplo objetivo de manter a segurança alimentar, protegendo o planeta. A colaboração com a Trans Sabater é mais um passo para a reciclagem de alta qualidade e economicamente viável de todos os materiais das nossas embalagens.”

A assinatura deste acordo coincide também com o lançamento da terceira edição da campanha “Escolha Natureza. Escolha Cartão” da Tetra Pak, na qual o compromisso com soluções circulares é um dos seus pilares fundamentais. “O principal objetivo da Tetra Pak é conseguir uma embalagem de cartão para alimentos e bebidas produzida inteiramente com materiais renováveis ​​ou reciclados, de origem responsável, totalmente reciclável e neutra em carbono”, acrescenta Ramiro Ortiz.

Pablo Sabater, diretor industrial da Trans Sabater, indica: “A reciclagem mecânica de resíduos de polietileno e alumínio não é apenas positiva para a indústria de embalagens de cartão asséticas, mas também amplia o horizonte de oportunidades para qualquer tipo de indústria por meio da consolidação de um mercado de matérias-primas secundárias com diversas aplicações e vantagens operacionais. Temos muito orgulho de fazer parte de projetos tão ambiciosos e de ajudar a resolver alguns dos desafios que temos pela frente. Graças ao nosso processo patenteado, conseguimos reduzir significativamente o consumo de água nos processos de reciclagem em comparação com os processos tradicionais e oferecer um tipo de material 100% reciclado de alta qualidade. Desde que começámos a trabalhar com este material, vimos muitas possibilidades para ele e, graças à colaboração com a Tetra Pak, hoje é uma realidade. Estamos convencidos de que este é apenas o começo da implementação de um novo processo industrial eficiente e sustentável que ajuda a reduzir a necessidade de recursos primários”.

REVISTAS

Exponor - Feira Internacional do PortonorelemWalter Tools Ibérica, S.A.U.Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterMetal

    17/04/2024

  • Newsletter InterMetal

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial