Atlas Copco Rental: ar comprimido
Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

EMAF 2023: lotação esgotada com foco na transformação digital

22/05/2023
De 31 de maio a 3 de junho, todos os caminhos vão dar à Exponor. A celebrar a 19ª edição com lotação esgotada, a EMAF renova o título de maior feira industrial nacional e promete uma montra cheia de novas tecnologias, com forte aposta nas ferramentas de apoio à digitalização da indústria.
Imagen

A interligação entre os vários equipamentos do chão de fábrica e o software de gestão, o armazenamento de grandes quantidades de dados na nuvem ou a implementação de ‘digital twins’ são algumas das ferramentas passíveis de integração numa estratégia de ‘transformação digital’, que vai muito além da robotização e da automatização de processos, ainda que as inclua.

A relevância do tema levou os organizadores a defini-lo como principal foco desta edição da EMAF. Amélia Estevão, diretora de Marketing da Exponor, explica que “este tema é cada vez mais uma realidade nas empresas europeias, com um grande impacto na forma como definem as estratégias futuras. São vários os benefícios desta evolução, desde a redução dos custos de produção e dos consumos energéticos, ao aumento da segurança e da qualidade e melhoria da eficiência dos processos”. Todos estes são fatores determinantes para a manutenção do bom desempenho da indústria metalomecânica nacional que, pouco a pouco, começa a investir em estratégias digitais.

Outro desfio que a EMAF quer ajudar a colmatar é o da escassez de mão de obra. Para tal, a feira preparou a 2ª edição da ‘Bolsa de Emprego’, uma ferramenta online que apresenta oportunidades de emprego das empresas expositoras em diversas áreas do setor da indústria.

Paralelamente, e “para garantir o contacto direto entre visitantes e expositores”, a feira disponibiliza a plataforma digital E+E EMAF, uma rede de networking que permite agendar reuniões, além de funcionar como um espaço de conferências e workshops online.

Em 2021, a EMAF teve 390 expositores e recebeu cerca de 20 mil visitantes, oriundos de 57 países. Este ano, contam-se 430 expositores e é esperado um número superior de visitantes. Neste artigo, contamos-lhe o que poderá ver em alguns dos stands.

Bolas SA [pavilhão 4, stand D15]

Distribuidor de máquinas e ferramentas para o mercado profissional desde 1965, a Bolas, SA volta a estar presente na edição de 2023 da EMAF com um stand de 180 m2, onde exporá 10 das quase 30 marcas que representa em exclusivo no território nacional.

Das novidades a apresentar, destaque para as rebarbadoras WVB 18 LTX BL 15-125 Quick e a NP 18 LTX BL 5.0 da Metabo, ambas a bateria. O futuro das ferramentas profissionais passa pelos equipamentos sem fio, pelo que nos últimos anos o fabricante alemão tem investido em tecnologias que permitem garantir um trabalho eficiente, com potências equivalentes às proporcionadas por máquinas elétricas.

Imagen

A WVB 18 LTX BL 15-125 Quick é uma rebarbadora de última geração, tão potente quanto uma rebarbadora elétrica de 1500 W. Caracteriza-se pelo motor sem escovas e sem manutenção, pela regulação da velocidade, que se mantém constante mesmo sob carga, travão do disco com paragem muito rápida (1,5 segundos após desligar), troca do disco sem ferramentas, bateria rotativa para melhor ergonomia em qualquer posição de trabalho e um diâmetro do disco de 125 mm. Já a NP 18 LTX BL 5.0 é ideal para um trabalho rápido, comparável a equipamentos a ar comprimido. Capacidade máxima: rebites em aço de 5 mm e em alumínio de 6 mm. Ambas as máquinas são fornecidas com mala metaBox, a solução inteligente de transporte e armazenamento e são compatíveis com todas as baterias de 18 V do Sistema CAS da Metabo: uma bateria para várias marcas e ferramentas.

Da Telwin, estará em exposição a tecnologia Wave OS, presente numa vasta gama de aparelhos de soldar a fio em modo continuo, pulsado, duplo pulsado e multiprocesso. Desenvolvida para responder com sucesso às necessidades diárias do soldador, onde a competitividade, produtividade e qualidade são fundamentais. Os visitantes da EMAF poderão ver esta tecnologia em funcionamento, durante as sessões de demonstração previstas durante a feira.

Imagen

No âmbito industrial e da metalomecânica, a Bolas leva à EMAF a marca IMET. O fabricante italiano, no mercado desde 1968, produz serrotes de fita, serras circulares e serras circulares para alumínio com elevado nível de qualidade. Um dos destaques vai para o serrote semiautomático KS 652, o modelo mais recente da gama KS. Trata-se de um serrote de fita semiautomático de coluna dupla, concebido para corte de barras, tubos, perfis e outros trabalhos de metalúrgica até 60° à esquerda e à direita. O KS 652 utiliza um inovador sistema de fixação que permite bloquear o material apenas uma vez e girar o cabeçote em diferentes ângulos.

Imagen

Fagor Automation [pavilhão 3, stand A19]

O software Fagor Digital Suite vai estar em destaque na EMAF. Trata-se da solução de digitalização da Fagor que possibilita conectar as máquinas com os restantes sistemas produtivos e de gestão, captando todos os dados necessários e transformando-os em informação de valor para facilitar a tomada de decisões.

Standard ou à medida das necessidades do cliente, esta solução é multimarca (compatível com os principais CNCs do mercado), multiprotocolo (OPCUA, UMATI, MTConnet, MQTT, entre outros), e permite interoperabilidade de sistemas, HMIs standard ou personalizáveis de implantação rápida. Além disso, é escalável em equipamento e prestações, pouco intrusiva e cibersegura (ISO/IEC 15408:2009, ISO/IEC 18045:2008 e CommonCriteria).

O Fagor Digital Suite está desenhado para utilizadores que procuram dispor de indicadores para melhorar a disponibilidade e eficiência das suas máquinas, integrando informação de máquina, oficina técnica, de colaboradores, planificação, produção, etc., ou para fabricantes de máquinas que queiram gerir os seus ativos possibilitando, ainda, novos serviços sobre os mesmos. Proporciona uma série de ferramentas ao fabricante de máquinas que habilita a criação de novos produtos e serviços digitais.

Imagen

Igus [pavilhão 5, stand B04]

Desde a sua fundação em Portugal, há mais de 20 anos, a igus nunca falhou uma EMAF. Este ano, sob o lema ‘Enjoyneering - Liberte o seu poder de engenharia com diversão’, a empresa apresenta na feira as suas mais recentes novidades em motion plastics: componentes isentos de lubrificação, automação low-cost e sustentabilidade.

O visitante terá a oportunidade de conhecer alguns dos novos produtos físicos e digitais da igus, já apresentados este ano na Feira de Hanôver, e de conversar com os especialistas sobre as soluções mais adequadas para as suas aplicações com movimento. Produtos e serviços que reduzem os custos, ao mesmo tempo que melhoram a tecnologia.

S3D [pavilhão 3, stand A22]

A participação na EMAF 2023 marca um novo paradigma na atividade da S3D, que aposta agora em fornecer ao mercado “soluções integradas, conectadas entre si, desde a conceção, engenharia, produção até à validação final do produto”, refere João Ferreira, diretor executivo da empresa.

Fruto de 30 anos de atividade como empresa de soluções integradas para engenharia e consultadoria industrial, nos últimos tempos, a S3D registou um crescimento orgânico com a admissão de novos quadros e um maior leque de soluções, que complementam e completam o portefólio da empresa. “Por essa razão, e no seguimento do novo modelo, consideramos crucial marcar presença nos maiores eventos do setor industrial, como a EMAF – Feira Internacional de Máquinas, Equipamentos e Serviços para a Indústria”, assinala o responsável.

Reflexo do novo posicionamento de marca, a S3D participa na feira com um stand de design renovado. “Esta será uma oportunidade de, por um lado, demonstrarmos a nossa capacidade de fornecer soluções integradas, dando resposta a todas as fases do processo produtivo industrial, e, por outro, de beneficiarmos da partilha de novas tecnologias e inovações da indústria”, conclui.

Yamazaki Mazak [pavilhão 1, stand A20]

Com sucursal em Portugal desde 2020, esta é a primeira participação da Mazak na EMAF. António Santos, gestor regional de Vendas, considera que esta é “uma clara demonstração do compromisso da empresa para com os clientes portugueses”.

Com mais de 360 máquinas instaladas em Portugal, a Mazak conta com uma base de clientes em setores industriais muito diversos, e esta diversidade reflete-se na escolha das máquinas em exposição: o centro de maquinação de 5 eixos CV5-500 e o centro de torneamento QTE-300MSY SG.

“O CV5-500 é uma proposta extremamente interessante seja como porta de entrada para a maquinação de 5 eixos, seja como um reforço na produção para clientes experientes. Enquanto o centro de torneamento QTE-300 MSY SG é altamente versátil e adapta-se a diversos setores e aplicações”, afirma o responsável.

Uma das máquinas da Mazak em demonstração na EMAF 2023: o centro de maquinação CV5-500 equipado com o MA Robot
Uma das máquinas da Mazak em demonstração na EMAF 2023: o centro de maquinação CV5-500 equipado com o MA Robot.

O CV5-500 é produzido na fábrica da Mazak no Reino Unido, especificamente para o mercado europeu. O centro de maquinação de 5 eixos foi desenhado para alta performance em maquinação de alta velocidade com extrema precisão e um spindle super estável de 12000 rotações, armazém de 30 ferramentas e controlador Mazatrol SmoothX para programação ultrarrápida.

A máquina em demonstração da EMAF estará equipada com o MA Robot. Fácil de usar e programar, este robô permite otimizar os recursos do operador para que não perca tempo com operações repetitivas que geram pouco valor, como a troca de peças na máquina, aumentando assim a produtividade.

Ao CV5-500 junta-se o QTE-300 MSY SG um torno de 2 eixos de alta velocidade e precisão equipado com uma bucha secundária, ferramentas motorizadas e eixo Y. Equipado com o mais recente controlador da Mazak, o Mazatrol Smooth EZ, que permite programar de forma ainda mais fácil e rápida.

REVISTAS

Siga-nosWalter Tools Ibérica, S.A.U.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterMetal

    21/02/2024

  • Newsletter InterMetal

    14/02/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial