Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa
Os inovadores sistemas de contração da Zoller oferecem conforto de utilização e máxima segurança do processo

Tecnologia de retração inovadora e altamente eficiente em termos energéticos

12/05/2023

Com os novos sistemas de contração indutivos powerShrink 400 e powerShrink 600, a E Zoller GmbH & Co KG amplia a sua gama de produtos relacionados com a preparação de ferramentas nas instalações de maquinagem. Os aparelhos de contração desenvolvidos pela Zoller, em Pleidelsheim, na Alemanha, convencem em diversos aspetos.

Christoph Zoller, diretor da empresa familiar e tecnológica para a gestão económica de ferramentas de corte, explica: “Os nossos sistemas de contração da série powerShrink combinam uma ergonomia de trabalho ideal, uma guia do utilizador de fácil compressão, uma estrutura compacta e a máxima eficiência energética com a máxima segurança do processo”.

Consumo de energia minimizado

Com base na ampla experiência acumulada durante duas décadas relativa à aplicação de um sistema de contração OEM, os especialistas de Pleidelsheim desenvolveram os sistemas de contração da Zoller. Estes reduzem o consumo energético ao contrair em aproximadamente 30%, em comparação com o modelo anterior. Disso se encarrega o sistema de controlo exato e a regulação dos processos de aquecimento e refrigeração através da eletrónica e do software desenvolvido pela Zoller em combinação com as bobinas de indução de regulação exata com dois corpos de bobina independentes.

O Zoller powerShrink 400/600 é um sistema de controlo de contração seguro e altamente eficiente...
O Zoller powerShrink 400/600 é um sistema de controlo de contração seguro e altamente eficiente, que consome até 30% menos de energia em comparação com o anterior modelo OEM.

Aquecimento com controlo exato

Os tempos de aquecimento e o fornecimento energético podem ser ajustados com precisão para cada processo de fixação térmica. Isto reduz a duração do aquecimento e, graças à sua guia de temperatura exata, protege o porta-ferramentas térmico. Através da interface de troca rápida, podem ser utilizadas bobinas de indução de 14 ou 22 kVA à escolha. Graças à sua conceção plana com um grande diâmetro interior, as bobinas de indução são adequadas para a contração profissional de ferramentas curtas de fresa e de perfuração em todos os porta-ferramentas térmicos habituais no mercado. A guia vertical ágil do alojamento da bobina proporciona a máxima ergonomia de trabalho através de guias lineares com uma compensação de peso completa. Durante a contração, o alojamento da bobina fixa-se pneumaticamente com segurança sobre a guia linear. Deste modo, os utilizadores podem contrair diversas ferramentas rapidamente sem se cansarem. Os sistemas de contração foram concebidos para ferramentas com um comprimento máximo de 480 ou 600 mm.

A bobina de indução com 14 kVA e a arruela de paragem contrai inclusivamente ferramentas de fresa e de perfuração curtas...
A bobina de indução com 14 kVA e a arruela de paragem contrai inclusivamente ferramentas de fresa e de perfuração curtas. Se desejar, pode selecionar a bobina varOct com o conceito de utilização shrinkbyLight para um processo de contração confortável.

Ergonomia de trabalho ideal

A aspiração direta dos gases de combustão nas bobinas de indução contribui para a máxima proteção laboral e sanitária. Os componentes e meios auxiliares, tais como discos de blindagem e adaptadores de refrigeração para as bobinas de indução e campânulas de refrigeração, assim como as escovas de limpeza, as luvas e os anéis de alojamento encontram-se ao alcance, respeitando a ergonomia, numa gaveta numa bandeja inferior opcional ou nas bandejas laterais, à mão e respeitando a ergonomia dos operários e operárias.

As campânulas de refrigeração do powerShrink 400/600 podem ser selecionadas com a gestão de refrigeração opcional coolbyLight...
As campânulas de refrigeração do powerShrink 400/600 podem ser selecionadas com a gestão de refrigeração opcional coolbyLight, na qual os operários são guiados através do processo de retração com ajuda do sistema cromático. De forma alternativa, também se pode refrigerar com a refrigeração standard.

O pessoal é guiado intuitivamente

O conceito de utilização ‘actbyLight’ contribui para a contração veloz e segura das diferentes ferramentas em qualquer ordem, guiando os operários através de cada uma das etapas de trabalho. Nas funções shrinkbyLight e coolbyLight, as barras luminosas vermelhas e verdes mostram cada uma das tarefas a executar ou o estado dos porta-ferramentas térmicos ao aquecer ou arrefecer. Além disso, o software pilot, da Zoller, com uma conceção particularmente ergonómica, guia os profissionais. Num grande ecrã tátil de 12,5 polegadas (diagonal da imagem) são apresentadas barras coloridas e botões grandes. Em poucos passos selecionam-se os parâmetros necessários e inicia-se o processo de fixação térmica. Ao contrair e arrefecer, as luzes coloridas nos aparelhos mostram os passos a executar, os componentes a utilizar e o respetivo estado do processo. Assim, o pessoal deteta de forma fiável o início, o desenvolvimento e o final dos processos de aquecimento e arrefecimento.

A série de aparelhos powerShrink 400/600 dispões das certificações TÜV e UL/CSA
A série de aparelhos powerShrink 400/600 dispões das certificações TÜV e UL/CSA.

Sistema de refrigeração sofisticado

O sistema de refrigeração é igualmente confortável e fácil de utilizar, graças à sua ótima ergonomia de trabalho. As campânulas de refrigeração encontram-se nos adaptadores do alojamento que são guiados na vertical de forma ligeira com um sistema linear. Podem ser guiados tanto de forma livre como através do sistema linear vertical, conforme desejado, e posicionados sobre as brocas de aço inoxidável colocadas na superfície de trabalho. O sistema de controlo coolbyLight, desenvolvido pela Zoller, mostra de forma ótica o estado do processo para o processo de refrigeração. Opcionalmente, está disponível o controlo de refrigeração. Controla automaticamente a refrigeração a pedido e minimiza também o consumo de energia do aparelho de refrigeração.

Preparado para Smart Factory

Os sistemas de contração da série powerShrink foram concebidos como um investimento sólido em termos de futuro para a digitalização contínua e para o conceito de Smart Factory. Na refrigeração standard, as ferramentas equipadas com um idChip ou um código DataMatrix podem ser analisadas. O software pilot seleciona os parâmetros adequados para a broca a partir da base de dados. Isto evita a introdução manual dos parâmetros. Além disso, evitam-se erros de transmissão e contribui para o processo seguro. Também assegura a máxima transparência no circuito de ferramentas digitalizado. Conhece-se permanentemente o estado atual do porta-ferramentas térmico e das ferramentas, nomeadamente, a quantidade de processos de fixação térmica já concluídos.

Christoph Zoller, Eberhard Zoller e Alexander Zoller (da esq. para a drt.), os gerentes da E. Zoller GmbH & Co...
Christoph Zoller, Eberhard Zoller e Alexander Zoller (da esq. para a drt.), os gerentes da E. Zoller GmbH & Co. KG, com a nova tecnologia de contração Zoller powerShrink 400/600.

Tecnologia sofisticada num design contínuo

O conceito de design dos sistemas de contração powerShrink 400/600 está totalmente em linha com o de outros produtos da Zoller. Assim, os sistemas de contração integram-se perfeitamente na gama de produtos da empresa familiar e de tecnologia de Pleidelsheim. Com estes dispositivos de contração, a E. Zoller GmbH & Co. KG dá mais um passo importante para ser um fornecedor completo para todos os processos e tecnologias para a medição e disponibilização das ferramentas tensoras nas empresas de fabrico. As empresas de fabrico beneficiam do sistema completo a partir de um único fornecedor. Em todos os aparelhos e componentes pode confiar na tecnologia sofisticada, vanguardista, na máxima qualidade e num serviço fiável disponível em todo o mundo.

Segurança dos aparelhos com reconhecimento internacional

Os sistemas indutivos de contração de ferramentas da série powerShrink destacam-se pelo seu design ergonómico, a sua função de máxima fiabilidade e o seu funcionamento seguro. Cumprem as normas de segurança laboral de acordo com as diretrizes dos organismos técnicos de supervisão da Alemanha e da América do Norte e foram certificados pela TÜV e UL / CSA de acordo com as atuais diretrizes internacionais IEC 61010 e cNRTLus.

Com estes dispositivos de contração alcançados após vários anos de desenvolvimento, a empresa de Pleidelsheim especialista em tecnologia, a E. Zoller GmbH & Co. KG renova a sua competência em todos os assuntos relacionados com o ajuste, a medição e a preparação de ferramentas de maquinagem para a produção vanguardista, digitalizada e com competência internacional.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterMetal

    27/03/2024

  • Newsletter InterMetal

    20/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial