Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Soluções eficientes Bonfiglioli para aplicações apron e belt feeders

David García, engenheiro de aplicações e Business Developer D&P e José Felix Marín, engenheiro de aplicações e Business Developer M&R16/05/2023
Em qualquer instalação de movimento de cargas a granel, especialmente minas de extração, o apron e belt feeder tem especial relevância devido à sua função dentro da instalação.
Imagen

O apron e belt feeder é um equipamento eletromecânico que se utiliza para transporte de material, que o transfere para outros equipamentos como tolvas ou stockpilers de forma controlada. Quais são as suas principais características?

  • Proporcionam um fluxo controlado de alimentação aos equipamentos restantes de forma a evitar problemas de bloqueio;
  • Absorvem grandes impactos na descarga de material;
  • Têm uma grande capacidade de adaptação a qualquer tipo de material (seco/húmido e tamanho).

Produtos Bonfiglioli vocacionados para estas aplicações

Para o acionamento de um feeder, o mercado exige produtos com alta durabilidade e fiabilidade, com simplicidade na montagem e fixação à máquina e fácil acesso em caso de paragem de emergência. A Bonfiglioli recomenda a aplicação de redutores planetários série 300 vocacionados para cargas severas.

A nível de controlo eletrónico, propõe a aplicação de variadores de frequência com controlo vetorial Bonfiglioli.

Redutores planetários série 300
Redutores planetários série 300.

Vantagens dos redutores planetários Bonfiglioli

A elevada capacidade de transmissão de binário face ao seu tamanho, assim como a capacidade de absorção de sobrecargas, fazem deste equipamento a solução ideal para o acionamento de feeders.

Importante referir também a sua tipologia de acionamento, em linha ou angular, elevado rendimento e ampla gama de opcionais e configurações.

Solução mecatrónica

Além das vantagens mecânicas apresentadas anteriormente, para conseguir uma maior eficiência e controlo preciso da máquina, a marca recomenda a aplicação de dispositivos eletrónicos. Desta forma, obtém-se controlo e monitorização do equipamento aplicado na máquina, com informação necessária para deteção de falhas e atuar de forma preventiva.

Para tal, propõe o variador de frequência premium AxiaVert que permite uma grande flexibilidade e o mais alto nível de rendimento, sendo a opção ideal para uma ampla gama de aplicações. A configuração modular da série AxiaVert oferece segurança funcional integrada (Hiperface DSL e EnDat 2.2), protocolos de comunicação abertos compatíveis com os standards da indústria 4.0 e interface gráfica intuitiva para colocação em funcionamento e monitorização.

Variador de frequência AxiaVert
Variador de frequência AxiaVert.
A Bonfiglioli ajuda-o a dimensionar e projetar soluções industriais, atendendo às necessidades específicas de cada aplicação

REVISTAS

norelemExponor - Feira Internacional do PortoSiga-nosWalter Tools Ibérica, S.A.U.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterMetal

    24/04/2024

  • Newsletter InterMetal

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial