Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Creaform apresenta soluções de tecnologia de medição 3D para fundições na Gifa 2023

10/05/2023

A Creaform irá apresentar os seus scanners 3D portáteis desenvolvidos para a indústria da fundição no stand B28, pavilhão 13, da Gifa 2023. O certame decorre de 12 a 16 de junho, em Düsseldorf, Alemanha. Os visitantes também poderão saber mais sobre as soluções automatizadas de digitalização 3D da marca.

A indústria da fundição enfrenta muitos desafios quando se trata de maquinar peças em bruto a partir de peças fundidas e forjadas. Para garantir a máxima qualidade, as peças têm de ser submetidas a testes e inspeções regulares.

Com soluções de metrologia 3D óticas, portáteis ou automatizadas, os fabricantes de peças fundidas recebem uma ferramenta rápida, portátil, precisa e versátil para medir, testar e validar peças durante os processos iterativos de desenvolvimento de produtos, bem como no controlo de qualidade e manutenção.

E com uma funcionalidade de mapeamento de cores, podem identificar rapidamente discrepâncias entre uma peça fundida e o seu ficheiro CAD. O software de medição e análise apresenta os resultados de forma clara e intuitiva, facilitando a análise. Ao contrário dos testes com apalpador, a digitalização 3D mostra o estado geral da peça inspecionada e mede perfis de superfície e não apenas pontos individuais.

As soluções da Creaform oferecem medições precisas diretamente no ambiente de produção
As soluções da Creaform oferecem medições precisas diretamente no ambiente de produção.

Com os scanners 3D portáteis Go!Scan Spark, HandyScan Black e MetraScan Black, bem como a plataforma de software de medição 3D VXelements, a Creaform fornece a ferramenta completa para medições precisas diretamente no ambiente de produção.

Este facto é bem ilustrado pela Lincoln Electric Additive Solutions, que necessitava de uma forma de medir peças grandes de forma rápida e precisa, sem ter de deslocar as peças para as medir. Para atender a essa necessidade, a Lincoln Electric recorreu ao MetraScan 3D da Creaform, o scanner 3D portátil mais rápido e preciso para o chão de fábrica. “O que torna o MetraScan 3D tão bom é o facto de ser uma solução sem contacto. Não são necessários alvos. Podemos verificar a qualidade dimensional em qualquer altura durante o processo de produção, mesmo a meio da impressão, quando as peças estão demasiado quentes para tocar”, explica Brad Barnhart, engenheiro da Lincoln Electric. Os tempos de digitalização 3D são significativamente reduzidos porque os técnicos não têm de esperar que as peças arrefeçam.

Da mesma forma, a Consolidated Precision Products (CPP) escolheu a célula de medição industrial Cube-R da Creaform para testes automatizados de garantia de qualidade de fundições em areia. A Cube-R foi desenvolvida para integração em ambientes de produção para testes diretamente na linha de produção e é oferecida como uma solução chave na mão totalmente personalizável. Além disso, o Cube-R é capaz de automatizar a aquisição de medições 3D sem sacrificar a precisão, independentemente do número de avaliações a serem realizadas. “Este sistema é perfeito para a digitalização de peças fundidas de diferentes tamanhos. Ao utilizar a referência dinâmica do sistema, podemos manter a precisão da medição mesmo quando o scanner e a peça estão em movimento”, explica Dash Tahiraj, engenheiro de produção sénior da CPP.

REVISTAS

Siga-nosWalter Tools Ibérica, S.A.U.norelem

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterMetal

    17/04/2024

  • Newsletter InterMetal

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial