Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Sitema apresenta novo cabeçote de aperto de moldes PowerStroke FSK/P

20/04/2023

O cabeçote PowerStroke FSK/P da Sitema é utilizado como unidade de aperto com função de curso curto adicional integrada, para aplicação em prensas verticais e horizontais, de termoformagem e de moldação por injeção, no aperto de moldes, além de outras aplicações especiais.

O PowerStroke da Sitema representa um desenvolvimento inovador dos componentes e do know-how dos cabeçotes de aperto da Sitema com o princípio da tecnologia Siforce, utilizado na indústria há mais de 40 anos. A força de aperto é gerada por um conjunto robusto de pinças e duas câmaras de óleo que transmitem as mesmas através de superfícies cónicas sem folga axial na barra de fixação. Este cabeçote é ventilado hidraulicamente e, no caso dos tipos pneumáticos FSK/P, pneumaticamente.

Graças à compacidade dos dispositivos PowerStroke FSK, os tempos de mudança de molde e a quantidade de óleo necessária são drasticamente reduzidos...
Graças à compacidade dos dispositivos PowerStroke FSK, os tempos de mudança de molde e a quantidade de óleo necessária são drasticamente reduzidos.

O PowerStroke FSK realiza o curso de abertura do molde independentemente de o sistema ser mecânico, hidráulico ou por servo-acionado. Como estes elementos já não têm de aplicar forças elevadas, podem ser dimensionados proporcionalmente mais pequenos ou podem ser realizados de forma mais simplificada para o curso de aproximação curto. O curso curto com força elevada para o tipo hidráulico, e 20 e 12 mm para o tipo pneumático, é então realizado pelo PowersStroke. De construção compacta, o PowerStroke FSK não só poupa espaço valioso em comparação com um ‘toggle’ clássico, como também é muito atrativa em termos de custos quando comparado com outros acionamentos, como os cilindros.

Além disso, graças à compacidade dos dispositivos PowerStroke FSK, os tempos de mudança de molde e a quantidade de óleo são drasticamente reduzidos, o que resulta numa considerável poupança de energia. São necessários apenas cerca de 3 litros de óleo para atingir uma força de 1.800 kN.

Além disso, no PowerStroke FSK/P, a barra poder ser removida e reinserida para facilitar a mudança de molde e a limpeza da prensa. Atualmente, os dispositivos hidráulicos de aperto de moldes FSK podem ser fornecidos com barras de 45 a 200 mm de diâmetro e forças de aperto até 1.800 KN por unidade.

Empresas ou entidades relacionadas

Sitema GmbH & Co. KG

intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial