No primeiro dia da Hannover Messe 2023, 17 de abril, Isabelle Poupart, ministra e chefe de missão adjunta na Embaixada do Canadá na Alemanha, e Jochen Köckler, presidente do Conselho de Administração da Deutsche Messe AG, assinaram o memorando oficial de entendimento que designa o Canadá como país parceiro da próxima edição da feira.
Jochen Köckler e Isabelle Poupart assinaram o acordo que oficializa a intenção anunciada em agosto de 2022, durante o encontro entre o chanceler alemão Scholz e o primeiro-ministro canadiano Justin Trudeau, no Canadá.
“O Canadá é um país em crescimento no que respeita à inovação tecnológica e um parceiro económico importante para a Alemanha”, disse Köckler. “A Deutsche Messe AG e as principais associações industriais alemãs estão convencidas de que o papel proeminente do Canadá na Hannover Messe 2025 irá expandir os seus objetivos de política económica na Europa e reforçar ainda mais as relações bilaterais entre o Canadá e a Alemanha”.
"É uma honra e uma grande oportunidade para o Canadá estabelecer uma parceria com a Alemanha para acolher a Hannover Messe em 2025. Esta parceria irá ajudar a aprofundar os já fortes laços económicos, políticos e culturais entre o Canadá e a Alemanha. Trabalharemos de mãos dadas com parceiros locais e globais para fornecer uma plataforma às empresas, associações industriais e instituições canadianas para apresentar o Canadá como uma economia de inovação industrial líder na Hannover Messe", disse François-Philippe Champagne, ministro da Inovação, Ciência e Indústria do Canadá.
A Alemanha é a sétima maior fonte de investimento direto estrangeiro e uma das mais importantes fontes de investimento de alta tecnologia do Canadá. Mais de 800 empresas alemãs operam em território canadiano, empregando cerca de 70 mil pessoas. O Canadá e a Alemanha também partilham uma relação dinâmica em ciência, tecnologia e inovação, tendo iniciado mais de mil projetos de investigação conjuntos desde 1971.
O Governo canadiano e as empresas do setor privado estão atualmente a financiar cinco super-clusters no Canadá com cerca de 1,2 mil milhões de euros para reforçar os setores inovadores e posicioná-los internacionalmente. O objetivo é gerar 50 mil empregos e um crescimento económico de 34 mil milhões de euros ao longo dos próximos 10 anos. Três destes super-clusters - Scale.AI, Advanced Manufacturing e Digital Technology - são tópicos chave na Hannover Messe.
Na Hannover Messe 2023, o Canadá participa com um stand coletivo próprio, localizado no pavilhão 8, que se concentra na digitalização e transformação industrial. A Conferência do Canadá, realizada ontem, 18 de abril, girou em torno das “Oportunidades em Energia e Transição Digital”. Várias delegações do governo canadiano, bem como das províncias de Alberta, Ontário e Quebec, estão de visita à feira.
intermetal.pt
InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa