Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa
Editorial da edição n.º 16 da revista InterMetal

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades

Luísa Santos12/04/2023
Durante décadas, o automóvel foi a principal força motriz de várias indústrias nacionais, nomeadamente, da metalomecânica. Apesar de continuar a ocupar um lugar de destaque, diversos fatores têm vindo a contribuir para um abrandamento deste mercado, que passa agora por uma fase de adaptação às medidas regulatórias de combate às alterações climáticas e de independência dos combustíveis fósseis.
Imagen

Neste cenário, a atenção dos consumidores e do poder político vira-se para os meios de transporte alternativos, como as bicicletas elétricas de transporte individual ou de carga. No final de fevereiro, o Parlamento Europeu adotou a resolução histórica de duplicar o uso de bicicletas na Europa até 2030. Desta iniciativa deverão resultar medidas concretas de apoio à indústria, e de incentivo à mobilidade suave em meios urbanos, o que é uma excelente notícia para Portugal, principal fabricante de bicicletas da Europa.

Não faltem os materiais, e as empresas do cluster das duas rodas podem contar com bastante trabalho pela frente. Razão mais que suficiente para que os (poucos) que ainda não o fizeram invistam agora na modernização dos seus processos produtivos. Tecnologias como a soldadura ou o corte a laser, abordadas nesta edição da InterMetal, são um exemplo de soluções já utilizadas por alguns fabricantes nacionais para otimizar a produção e entregar um produto de qualidade.

Por outro lado, iniciativas como o Centro de Interface Tecnológico, criado no âmbito da Agenda Mobilizadora para a Inovação Empresarial do Setor das 2 Rodas (AM2R), prometem ajudar as empresas neste caminho, por exemplo, através do desenvolvimento de novos materiais, como nos explica Gil Nadais, secretário geral da Abimota, na entrevista que nos concedeu e que reproduzimos na página 18.

Nesta edição, abordamos também temas transversais, interligados, e cada vez mais relevantes para a indústria transformadora: a digitalização e a cibersegurança. A primeira é a base para a criação de uma fábrica inteligente e a segunda é essencial para mitigar os perigos da IIOT. Quer saber como proteger a sua empresa e o que fazer em caso de ataque? Leia a opinião dos especialistas na página 44.

Sendo este o primeiro número da InterMetal de 2023, aproveitamos para desejar a todos os nossos leitores um ano feliz, com muitos e bons negócios!

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterMetal

    27/03/2024

  • Newsletter InterMetal

    20/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial