Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa
O software de metrologia Calypso ajuda os clientes a automatizar e otimizar os processos de medição

Calypso, o software de metrologia mais flexível da ZEISS

15/03/2023
O ZEISS Calypso é um software de metrologia universal da ZEISS, empresa especializada em geometrias padrão. Este software visa facilitar a transformação de desenhos em medições. Trata-se ainda de uma aplicação que complementa outros equipamentos de metrologia, tais como máquinas de medição ou sensores.
O software de metrologia ZEISS Calypso pode ser adaptado para utilização em diferentes indústrias
O software de metrologia ZEISS Calypso pode ser adaptado para utilização em diferentes indústrias.

Uma nova versão do software foi lançada no ano passado. Entre as melhorias encontram-se a introdução de novas ferramentas para a criação automática de programas de medição, a identificação de zonas de tolerância separadas ou combinadas e a geração de avaliações.

Flexibilidade, uma das característica principais do software de metrologia ZEISS Calypso

No âmbito da metrologia, as dimensões, a tolerâncias de posição e os desvios de forma são algumas das características comuns às medições. O software de metrologia Calypso está na vanguarda da medição de geometrias padrão. Ao contrário de outros softwares de medição, os atributos descritos são a base para a execução da programação.

O software de metrologia ZEISS Calypso consegue trabalhar individualmente elementos geométricos (círculos, linhas e níveis) indispensáveis para uma característica. O que se consegue com isto? Que o software de medição seja mais flexível, mais rápido e mais fácil de utilizar do que outros programas de medição.

Na prática, a flexibilidade deste software de metrologia torna-o capaz de gerar planos de teste assentes na configuração desejada. Além disso, a sequência de processos de medição, no âmbito dos planos de teste, pode ser facilmente alterada. O utilizador apenas escolhe quais os elementos de medição do desenho que precisa e o ZEISS Calypso medirá os componentes automaticamente.

A tecnologia de medição de coordenadas baseia-se muitas vezes em métodos de medição ótica para recolher dados necessários para a otimização de produtos e de processos. Por isso, a nova versão do software de metrologia ZEISS Calypso inclui desenvolvimentos na medição ótica. Por exemplo, o mais recente aperfeiçoamento do Calypso é compatível com ZEISS O-Detect, para que os planos de inspeção de outras CMM também possam ser executados naquele dispositivo. Desta modo, os utilizadores podem ter acesso a avaliações de relatórios e a funcionalidades de software, tais como PCM, criação de planos de inspeção de curvas ou PMI.

O software de metrologia Calypso destaca-se pela sua velocidade de medição, pode, por exemplo, medir 1000 furos em apenas 10 minutos. Antes de esta inovação, a análise manual subsequente consumia muito mais tempo. Agora, o software de metrologia identifica as características de inspeção geométrica com defeitos e disponibiliza a informação completa e detalhada no relatório de medição. Além disso, a mais recente versão do Calypso inclui funcionalidades de análise automática de defeitos. Com isto, todas as características que estão “fora da margem de tolerância” são também exibidas na visualização CAD interativa. Como resultado, o utilizador poupa tempo e reduz o risco de falhar na identificação de características fora da margem de tolerância.

Setores de aplicação do software de metrologia ZEISS Calypso

O software de metrologia ZEISS Calypso é versátil e pode ser utilizado numa variedade de indústrias, com destaque para a automóvel e de eletromobilidade. É o caso da empresa chinesa Xusheng, que confiou nas soluções ZEISS quando passou de produtora de bens de consumo para a manufatura de componentes automóveis.

Outro setor no qual o software de metrologia Calypso é uma mais valia é o da moldação por injeção. A empresa especializada em moldes para a injeção de plásticos Unika precisava de dados de medição de elevada qualidade. A ZEISS Calypso, em conjunto com a ZEISS Comet, permitiu-lhe poupar custos e tempo ao possibilitar a inspeção in sito. Anteriormente, a inspeção das peças era subcontratada.

Finalmente, a nova solução de metrologia também tem uma procura elevada no setor dos acessórios para água. A medição correta permite aos fabricantes assegurar os padrões de qualidade aos seus clientes, acelerar os processos e poupar custos. Um bom exemplo é a empresa suíça Franke Water Systems, que optou pelos scanners e software da ZEISS, cujos relatórios lhes permitiram otimizar o controlo de qualidade.

Empresas ou entidades relacionadas

Carl Zeiss Iberia, S.L.

intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial