Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Soldadura a laser: da automática à manual

13/03/2023

Os equipamentos de soldadura a laser evoluíram bastante nos últimos anos. Os constantes avanços tecnológicos tornaram este processo cada vez mais eficiente e económico, suscitando um crescente interesse por parte da indústria.

O processo de soldadura a laser consiste na fundição da área de contacto dos materiais através do calor obtido pela aplicação de um feixe de luz concentrado de alta energia e densidade (Laser). A soldadura a laser manual é um processo executado manualmente pelo operador utilizando um dispositivo portátil, o que possibilita uma soldadura mais controlada e precisa e em materiais mais delicados.

A soldadura manual é o processo de eleição quando se trata de soldar peças com alto grau de precisão
A soldadura manual é o processo de eleição quando se trata de soldar peças com alto grau de precisão.

Vantagens da soldadura a laser

  • Em comparação com as técnicas de soldadura tradicionais, a soldadura a laser é uma solução mais flexível e versátil, podendo ser usada em superfícies delicadas. O feixe de laser permite realizar soldadura de alta precisão, sendo possível ajustar o ponto de laser para trabalhar metais finos e delicados, resultando na aplicação de calor apenas na zona de contacto, o que evita o aquecimento geral da peça e reduz o risco de distorção térmica.
  • Graças às propriedades do feixe de laser, podem ser soldadas áreas complexas como ranhuras estreitas e profundas ou bordas internas e externas.
  • Devido à sua concentração de calor, a soldadura em metais finos pode ser realizada a grandes velocidades, enquanto que nos metais mais grossos a soldadura é mais estreita e profunda.
  • As soldas obtidas são estéticas e extremamente duráveis. A deformação das juntas é insignificante, o que elimina a necessidade de tratamento mecânico ou térmico posterior.
  • A velocidade da soldadura a laser é duas a dez vezes mais rápida que a soldadura tradicional, com menos consumo, maior vida útil e um processo mais seguro e ecológico, permitindo economizar mão-de-obra e acelerar os processos de produção.
  • Apesar de, por vezes, o investimento inicial ser mais elevado que noutros processos de soldadura, o laser é mais económico e rápido, permitindo rentabilizar o investimento em pouco tempo.

Aplicações da soldadura a laser manual

A principal característica da soldadura a laser manual é a sua versatilidade de aplicações. Esta tecnologia permite realizar rapidamente pontos de soldadura finos inferiores a um milímetro de diâmetro, bem como cordões de soldadura mais profundos. Mas também pode ser utilizada para soldaduras de grandes dimensões, ou para micro soldadura. Tudo isto numa grande variedade de materiais (de diferentes espessuras e formas), como aço inoxidável, aço carbono, alumínio, ferro, cobre, metais galvanizados, entre outros.

Enquanto a soldadura automatizada é um processo adequado para peças de grandes dimensões, soldadas de forma massiva e repetitiva, a soldadura manual é o processo de eleição quando se trata de soldar peças com alto grau de precisão, rapidez e eficiência. Mais delicado, personalizado e versátil, este processo permite soldar peças de diferentes tipos e grossuras e de pequena ou grande dimensão.

Atualmente, a soldadura a laser é amplamente utilizada em várias indústrias, como a indústria automóvel, de bicicletas, metalomecânica, astronáutica, aeronáutica, eletrónica, joalharia, produção de energia, fabrico de equipamentos sanitários, entre outras.

Imagen

Fanuci 4-em-1, um equipamento inovador que permite soldar, cortar e limpar a laser

Soldadura

A máquina de soldadura a laser manual da Fanuci, distribuída em Portugal pela Lasermaq, adota o mais recente laser de fibra e está equipada com uma cabeça de soldadura de desenvolvimento próprio. A Fanuci desenvolveu um método de cabeças de soldadura laser manual oscilantes, eliminando as deficiências dos produtos tradicionais de soldadura a laser e garantindo uma melhor formação da solda.

Com uma linha de soldadura estética, a máquina é fácil de usar, rápida e sem consumíveis. A faixa de potência do laser é ajustável às necessidades de produção, garantindo assim flexibilidade de uso e alta confiabilidade.

Corte

Comparativamente com outros métodos de corte, o laser permite um corte mais limpo, com menos rebarbas, mais rápido e preciso. A Fanuci 4-em-1 vem equipada com uma cabeça de corte laser para cortar materiais como aço inoxidável, aço carbono, alumínio, entre outros. A espessura do corte estará sempre dependente do tipo de material e da potência do equipamento.

Limpeza de superfícies e da solda

A máquina de limpeza a laser pode ser usada de forma estável por um longo período, com baixo custo operacional. É portátil e a operação manual é flexível, permitindo limpar pontos de difícil acesso.

Comparativamente com os métodos tradicionais de limpeza, a limpeza a laser apresenta maior eficiência, sendo mais rápida e mais económica. Além disso, não requer a utilização de produtos químicos, não gera poluição, não tem contacto, não cria desgaste do material e, portanto, não afeta o desempenho das peças.

A máquina de soldadura a laser manual da Fanuci, distribuída em Portugal pela Lasermaq...
A máquina de soldadura a laser manual da Fanuci, distribuída em Portugal pela Lasermaq, adota o mais recente laser de fibra e está equipada com uma cabeça de soldadura de desenvolvimento próprio.

De 31 de maio a 3 de junho, os visitantes da EMAF poderão observar e testar a Fanuci 4-em-1 no stand da Lasermaq (B08), localizado no pavilhão 2 da Exponor.

REVISTAS

Siga-nosWalter Tools Ibérica, S.A.U.Exponor - Feira Internacional do Portonorelem

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterMetal

    24/04/2024

  • Newsletter InterMetal

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial