Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa
A segunda geração da Tsugami S206E integra um contracabeçote com mais potência que iguala a potência do cabeçote principal

Tsugami S206E-II, o cabeçote móvel com ø20 mais versátil do mercado

Gregor Moreno, responsável da Divisão de Cabeçote Móvel da Maquinser08/05/2023
Falar da Tsugami S206E, mesmo mais de um ano após o seu desaparecimento, é falar da máquina de cabeçote móvel com ø20 milímetros mais versátil do mercado. Quando nos referimos à sua segunda versão, a S206E-II, a palavra versátil não faz justiça às possibilidades de uma máquina sem limites.

Versatilidade sem limites

Falar da Tsugami S206E-II é falar de versatilidade em estado puro. O seu sistema de ferramentas tem capacidade para um máximo de 45 ferramentas, das quais até 26 podem ser rotativas (em opção).

Entre essas 26 ferramentas rotativas podem ser utilizados todos os tipos de porta-ferramentas que permitem todos os tipos de operações de maquinação: operações frontais, radiais, angulares, com multiplicação de velocidade, torneamento poligonal, fresagem de roscas exteriores ou lapidação de engrenagens, entre outros.

Juntamente com os seus seis eixos lineares (oito eixos CNC), os seus cursos generosos (uma alimentação de 210 mm trabalhando com canhão e 45 mm trabalhando sem canhão) e a capacidade da sua zona de maquinação (por exemplo, as brocas de perfuração profunda permitem uma geometria de 140 milímetros de comprimento), a cinemática da Tsugami S206E-II só tem um limite: a imaginação do seu utilizador.

A Tsugami S206E-II está equipada para realizar operações frontais, radiais, angulares, com multiplicação de velocidade, torneamento poligonal...

A Tsugami S206E-II está equipada para realizar operações frontais, radiais, angulares, com multiplicação de velocidade, torneamento poligonal, fresagem de roscas exteriores ou lapidação de engrenagens, entre outras.

Sistema de ferramentas de pente duplo

Como é habitual nas máquinas Tsugami, a S206E-II está equipada com um sistema de ferramentas de pente duplo oposto. Graças a este sistema, o tempo de troca de ferramentas é mínimo, ao mesmo tempo que a capacidade das ferramentas é significativamente aumentada.

A Tsugami S206E-II pode integrar (em opção) ferramentas motorizadas em todos os seus sistemas de ferramentas: no pente dianteiro, no pente traseiro, nas brocas para perfuração profunda e no sistema de contraoperação. Até quatro sistemas de ferramentas motorizadas para um máximo de 26 ferramentas rotativas.

Além disso, a sua flexibilidade permite alterar a sua configuração de forma fácil e rápida segundo as necessidades do cliente: poderão chegar a ser montadas 17 ferramentas de torneamento. Mas, conforme se alterem as necessidades do momento, podem chegar a ser montadas até 20 brocas frontais para perfuração. E, como já vimos, tudo poderá ser reconfigurado para acomodar até 26 ferramentas rotativas. Flexibilidade em estado puro…

Motores integrados de potência máxima

A segunda geração da Tsugami S206E integra um contracabeçote com mais potência que iguala a potência do cabeçote principal (3,7 kW) para permitir uma perfeita distribuição de trabalhos entre cabeçote e contracabeçote, independentemente da potência de maquinação requerida.

Esta potência, associada ao seu elevado binário, é invulgar no contracabeçote de um torno de cabeçote móvel para trabalho com barras de 20 mm de diâmetro.

Como é habitual na Tsugami, tanto o cabeçote principal como o contracabeçote e o porta-canhão estão equipados com motores integrados de última geração e de grande dinamismo, o que lhes proporciona umas acelerações rápidas e uma otimização dos tempos de ciclo. Além disso, esta ausência de correias permite a eliminação de qualquer tipo de vibração e uma maquinação muito mais estável e com melhores acabamentos superficiais.

O trabalho sem canhão em peças curtas é possível e, precisamente graças à utilização de motores integrados e à ausência de correias no porta-canhão, a troca é realmente rápida e fácil, demorando menos de meia hora.

Quanto às ferramentas motorizadas, agora são ainda mais potentes e dinâmicas. Todos os motores para ferramentas rotativas contam com uma potência nominal de 1 kW e velocidades de rotação que chegam a atingir as 10 000 rpm.

A cinemática da Tsugami S206E-II não tem limites, graças aos seus seis eixos lineares (oito eixos CNC)...

A cinemática da Tsugami S206E-II não tem limites, graças aos seus seis eixos lineares (oito eixos CNC), aos seus cursos generosos e à capacidade da sua zona de maquinação.

Rigidez e estabilidade insuperáveis

Falar da Tsugami S206E-II é referirmo-nos a uma máquina com uma bancada incrível para uma máquina de 20 milímetros. Trata-se de uma máquina com um peso total de 3750 kg, muito superior ao da maioria dos tornos de cabeçote móvel para ø32 mm do mercado (que em alguns casos não chegam às 3 toneladas) e quase o dobro que o da maioria das opções de ø20 mm.

Este dado confere-lhe uma estabilidade dimensional incomparável: em conjunto com a ausência de correias de transmissão, especialmente no porta-canhão, a estabilidade que lhe é conferida pela sua poderosa bancada faz da Tsugami S206E-II uma máquina capaz de proporcionar uns acabamentos superficiais inigualáveis.

Além disso, a própria conceção da bancada e a sua força tornam a Tsugami S206E-II uma máquina totalmente insensível às mudanças de temperatura. As medidas mantêm-se sem variação desde o primeiro ciclo de segunda-feira de manhã até que se alcança a temperatura de maquinação. E, do mesmo modo, as paragens de produção (com o consequente arrefecimento) não afetam em termos dimensionais as peças maquinadas.

Imagen

Facilidade de preparação

A Tsugami S206E-II inclui o software de programação Abile. Este simplifica significativamente a tarefa de programar a máquina, gerando de forma automática um programa a partir de um desenho da peça e de uma disposição de ferramentas colocadas na máquina pelo operador. O programa é criado com as condições de corte decididas pelo operador (ou pelas propostas do próprio software Abile) e pode ser modificado de forma intuitiva através de quadrantes ou à mão.

Para além do programa, é gerado um cálculo do tempo de maquinação, incluindo tempos produtivos e improdutivos, um diagrama de Gantt e uma simulação 3D do processo, totalmente interativa, que permite visualizar a execução do programa e verificar a ausência de colisões.

Por muito poderoso que seja o software Abile, a sua utilização não é imprescindível. Para aqueles que prefiram programar de modo mais convencional, digitando todo o código a partir do zero ou reaproveitando e modificando programas anteriores de outras peças, a Tsugami S206E-II também o permite, naturalmente.

Para agilizar ainda mais a preparação, a amplitude da zona de maquinação (resultante da sua grande bancada, como vimos no ponto anterior), permite um acesso agradável e uma montagem fácil das ferramentas na máquina.

‘Oscillation Cutting’

A função de corte interrompido ‘Oscillation Cutting’ assegura uma gestão eficiente da apara mais difícil de cortar. A Tsugami S206E-II é um dos modelos que têm disponível, em opção, esta função que tanto facilita o trabalho com materiais difíceis.

Trata-se de uma opção que não pode ser instalada posteriormente em máquinas já fabricadas e que, portanto, deve ser solicitada no momento de aquisição da máquina.

A Tsugami S206E-II em poucas palavras:

  • Máxima versatilidade: até 45 ferramentas
  • Bancada rígida e com máxima estabilidade térmica
  • Zona de maquinação ampla e fácil de preparar
  • Ausência total de correias: melhores acabamentos superficiais
  • Troca rápida com/sem canhão
  • Programação ISO em Fanuc ou com o software Abile
  • 'Oscillation Cutting' em opção
Um peso total de 3750 kg...

Um peso total de 3750 kg, muito superior ao da maioria dos tornos de cabeçote móvel para ø32 mm do mercado e quase o dobro da maioria das opções de ø20 mm, são algumas das suas características.

Características técnicas

Cabeçote

  • Diâmetro máximo: 20 mm
  • Velocidade máxima: 10 000 rpm
  • Potência: 2,2/3,7 kW

Contracabeçote

  • Diâmetro máximo: 20 mm
  • Velocidade máxima: 10 000 rpm
  • Potência: 2,2/3,7 kW

Ferramentas

  • Sistemas de ferramentas: 4
  • Número máximo de ferramentas: 45*
  • Número máximo de ferram. rotativas: 26*

*Em opção

CNC

  • Controlo numérico Fanuc 32i-B
  • Número de eixos lineares 6
  • Número de eixos C 2 (C1/C2)
  • Canais CNC 2
A S206E-II pode integrar (em opção) ferramentas motorizadas nos seus quatro sistemas de ferramentas 464575
foto

REVISTAS

Siga-nosnorelemWalter Tools Ibérica, S.A.U.Exponor - Feira Internacional do Porto

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterMetal

    17/04/2024

  • Newsletter InterMetal

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial