Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Eurobike 2022: triboplásticos melhoram a tecnologia, reduzem o peso e eliminam a manutenção das bicicletas

03/03/2023

A igus apresentou em Frankfurt uma novidade a nível mundial, bem como motion plastics robustos, leves e isentos de manutenção para a indústria das bicicletas.

Desde bicicletas de montanha para utilização ao ar livre, a bicicletas de corrida ou de carga elétricas e extremamente robustas: Na Eurobike de 2022, que decorreu entre 13 e 17 de julho de 2022, em Frankfurt, a igus apresentou novos componentes feitos de plásticos de elevada performance como alternativa às soluções metálicas para as bicicletas do futuro - incluindo chumaceiras em polímeros, leves e isentas de lubrificação para bicicletas de montanha, engrenagens resistentes ao desgaste para os motores das bicicletas elétricas e terminais de rótula robustos para as bicicletas de carga elétricas. Além dos motion plastics, os visitantes puderam também ver a nova igus:bike - uma bicicleta fabricada com mais de 90% de plástico.

Isentos de manutenção, robustos e leves...
Isentos de manutenção, robustos e leves: Os motion plastics da igus, isentos de lubrificação, melhoram a tecnologia e reduzem os custos nas bicicletas. (Fonte: igus GmbH)

Muitos fabricantes continuam a utilizar rolamentos metálicos de esferas ou de agulhas nas suspensões montadas nas rodas traseiras das bicicletas de montanha. “No entanto, os casquilhos deslizantes isentos de lubrificação feitos com plásticos de elevada performance provam ser de mais fácil manutenção, são até 80% mais leves e resistentes à sujidade”, diz Alexander Welcker, gestor da Indústria de Bicicletas na igus.

Na Eurobike de 2022, a empresa apresentou uma nova gama de casquilhos deslizantes de parede espessa feitos do polímero iglidur M210. Este novo tipo de casquilho possibilita a substituição rápida dos rolamentos de agulha nos braços oscilantes das rodas traseiras das bicicletas de montanha, sem necessidade de redesenhar o eixo ou o quadro.

Mínimo trabalho com um grande efeito. “Os componentes plásticos leves reduzem a carga sobre o quadro e podem tornar a bicicleta mais fácil de manobrar.” Devido à sua maior flexibilidade, os casquilhos também têm um melhor amortecimento de vibrações do que as soluções metálicas, uma característica que assegura uma melhor absorção dos choques e um maior conforto para o ciclista.

Novos materiais para garfos de suspensão e pedais

Os casquilhos em polímeros são também ideais para a indústria das bicicletas pela sua resistência à sujidade. Os materiais dos casquilhos não são aplicados em camadas, mas são misturados homogeneamente e como resultado, não há uma película deslizante que possa ser desgastada sob carga, como é o caso das soluções tradicionais com revestimentos duros e macios - por exemplo, casquilhos metálicos revestidos com PTFE.

Mas ainda há melhorias a serem feitas. Por isso, a igus também apresentou na Eurobike de 2022 os novos casquilhos iglidur da série SG03 com vedantes de feltro. Estes proporcionam uma proteção adicional contra a entrada de sujidade. “Os vedantes de feltro são adequados para tolerâncias rigorosas, onde outros vedantes podem ter problemas. Têm também um coeficiente de atrito muito baixo”, diz Welcker.

“Os novos casquilhos em polímero da série iglidur SG03 são, portanto, ideais para utilizar, por exemplo, nos pedais das bicicletas. Aí, podem assegurar um funcionamento mais suave em comparação aos casquilhos metálicos”. Outra novidade lançada em Frankfurt são os casquilhos plásticos em iglidur E. A igus desenvolveu-os especificamente para serem utilizados nos garfos de suspensão uma vez que são extremamente adequados para os movimentos lineares que ocorrem no guiamento dos tubos de imersão.

Melhorar as bicicletas com as rodas dentadas tribológicas e os terminais de rótula da igus

A próxima inovação diz respeito ao coração das bicicletas elétricas: o motor. Durante a exposição, a igus apresentou rodas dentadas, para uma caixa de velocidades, feitas em iglidur. Os testes realizados no laboratório de testes da empresa mostram que as rodas dentadas iglidur ultrapassam significativamente outras alternativas plásticas em termos de duração de vida", sublinha Welcker. São também mais silenciosas e leves que as soluções metálicas e, em muitos casos, podem ser entregues mais rapidamente. “Os projetistas podem conceber e encomendar as rodas dentadas em apenas alguns minutos, utilizando uma ferramenta online no website da igus. A produção é realizada com impressoras 3D ou por injeção - desde uma peça até à produção em série de vários milhões”.

Por último, mas não menos importante, a igus apresentou uma solução para bicicletas de carga, que estão a desempenhar um papel cada vez mais importante no tráfego logístico nas cidades: os terminais de rótula metálicos e plásticos da série igubal 2.0. Estes combinam as vantagens do aço inoxidável e do plástico. Um alojamento em aço inoxidável e uma esfera, em combinação com um anel interno em iglidur, asseguram uma elevada estabilidade e o amortecimento das vibrações. “Combinadas com as vantagens de serem isentos de lubrificação e de manutenção, e resistentes à sujidade, os terminais de rótula híbridos são perfeitamente adequados para a direção das bicicletas de carga”, diz Welcker.

A igus tem também uma solução para as portas deslizantes das caixas de carga: as guias lineares drylin N. “O sistema linear deslizante consiste numa guia e num patim muito compacta, dado que tem uma altura entre 9 e 12mm e impressiona com um desempenho constante, sem vibrações”.

igus:bike - a plataforma para bicicletas feitas em plástico

A visão da igus: introduzir plásticos de elevada performance, em vez de metais, para serem aplicados em mais pontos das bicicletas. Mas onde termina esta transformação? Não há limites para a imaginação, como é evidenciado pelo projeto igus:bike, o conceito de uma bicicleta feita com mais de 90% de componentes em plástico, desde o quadro e rolamentos até à correia dentada.

Este projeto ganha especial relevância no âmbito da economia circular dos plásticos, já que muitas das peças incluem uma elevada percentagem de plásticos reciclados. O primeiro modelo foi apresentado pela startup mtrl, parceira da igus neste projeto. A empresa holandesa prevê começar a produzir e vender a mtrl.bike nos próximos meses.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterMetal

    27/03/2024

  • Newsletter InterMetal

    20/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial