Universal Robots, a empresa dinamarquesa de robôs colaborativos, apresenta uma receita de 85 milhões de dólares no último trimestre, elevando para 326 milhões de dólares as receitas em 2022, crescendo 5% face a 2021. Mantendo uma base constante, o crescimento ao longo do ano foi de 12%.
O CFO da companhia, Kim Andreasen, afirma: “Estamos orgulhosos de termos continuado o crescimento da nossa empresa, apesar de enfrentarmos dificuldades ao nível macroeconómico em 2022. Focámo-nos nas coisas que podíamos controlar, e ultrapassámos os desafios da cadeia de distribuição para reportar o nosso lucro mais elevado até à data.”
A procura pela automatização na Europa abrandou em 2022 após o início da guerra na Ucrânia. Os resultados da Universal Robots foram também impactados pelas mudanças nas taxas de juros, o que criou um contratempo adicional ao crescimento.
Apesar dos desafios nos mercados mundiais, a procura geral pela automatização prevê-se que continue a crescer em 2023 e no futuro, alimentado pelo aumento da escassez de mão-de-obra e as esperadas mudanças no mercado de trabalho.
A Universal Robots deu passos em 2022 para dar resposta à procura crescente. O presidente da empresa, Kim Povlsen, afirma: “No último ano investimos na construção de conhecimentos de classe mundial em soldadura, paletização e atendimento de máquinas. Temos também trabalhado com o nosso ecossistema de parceiros para tornar a automatização mais fácil do que nunca para os nossos clientes. 2022 foi um ano importante para a empresa, de um modo geral. Iniciámos a construção da nossa nova sede, chegámos à meta dos 1000 colaboradores e lançámos um novo cobot único no mercado.”
intermetal.pt
InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa