Essentra Components, S.L.U.
Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa
Conclusão decorre da apresentação do projeto Hi-ver, liderado pela Palbit

Indústria automóvel consolida a sua posição como principal mercado consumidor de ferramentas de corte

23/01/2023

Realizou-se no passado dia 18 de janeiro, na Casa da Música, no Porto, a apresentação oficial do Projeto Hi-rEV – Recuperação do Setor de Componentes Automóveis, que no seu primeiro ano de existência apresenta uma taxa de execução de 33%. Este projeto é desenvolvido por um consórcio de cerca de 30 instituições, sendo liderado pela Palbit, empresa especialista no ramo pulverometalúrgico.

Imagen

O evento recebeu 150 participantes, entre eles fabricantes de componentes, OEM’s e integradores, contando, também, com a presença de Pedro Cilínio, Secretário de Estado da Economia e Mar, que destacou de forma positiva a agenda mobilizadora apresentada como a melhor classificada pelo governo. O evento contou, ainda, com a presença de Nuno Gonçalves, Board of Directors Member do IAPMEI, I.P. - Agência para a Competitividade e Inovação.

Durante o evento, a Palbit, enquanto líder do consórcio, teve oportunidade de apresentar e debater as oportunidades de inovação do setor automóvel, dando a conhecer aos presentes a necessidade de se continuar a otimizar os processos produtivos, visto que a produção dos motores de combustão continuará a coexistir com a dos veículos elétricos, por muitos anos. Durante o dia, os integrantes do consórcio puderam, também, avaliar novas metodologias e materiais para garantir a constante competitividade do setor.

A indústria automóvel é o principal mercado consumidor de ferramentas de corte, com 10% de share, segundo estudo desenvolvido pela Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel (AFIA). Por essa razão, a Palbit, especialista em ferramentas de metal duro e ultraduro, revela-se uma peça fundamental para assegurar a adaptação das ferramentas aos materiais exigentes e de difícil maquinabilidade que estão a ser equacionados como solução para a construção de novos veículos e que têm sido um grande desafio para os fornecedores dos OEM’s. Segundo alguns estudos, até 2027, o volume de compras de ferramentas para o setor automóvel irá aumentar 46%, devido à nova procura de maquinagem de materiais.

Este crescimento representa uma oportunidade importante para a Palbit e para toda a indústria automóvel. Contudo, para que estes valores sejam atingidos, é necessário garantir formação constante às pessoas das organizações e a captação e retenção de mais e melhores talentos, contrariando também a tendência de “fuga de cérebros” para o estrangeiro na área das engenharias e ciências. De forma a determinar o sucesso da indústria automóvel é urgente incorporar no sector as novas tendências de digitalização, industrialização robotizada, sensorização ou inteligência artificial.

Segundo Daniel Figueiredo, Executive Board Member da Palbit e membro da Comissão Executiva do Hi-rEV, “A incerteza existente para todos os players aponta para um cenário em que não sabemos para onde o mercado se dirige. Sabemos apenas que queremos lá estar e tudo faremos para responder às necessidades, através de inovação mais rápida e eficaz (30% do nosso volume de negócios dos últimos 4 anos é resultante de I&D) e que será necessário estar mais próximo do utilizador final para compreender os requisitos desta hiperespecialização que o setor requere.”

REVISTAS

Walter Tools Ibérica, S.A.U.Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterMetal

    21/02/2024

  • Newsletter InterMetal

    14/02/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial