Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

O investimento em investigação e desenvolvimento torna áreas como as soluções de metrologia da Zeiss líderes de mercado

Soluções de metrologia, um dos 'pontas de lança' no crescimento da Zeiss

Redação Induglobal24/01/2023

No último ano, apesar das condições geopolíticas e de crise económica, o Grupo ZEISS alcançou um crescimento significativo em todos os segmentos, incluindo a área das soluções de metrologia. O Grupo registou um aumento de 16% nas receitas e de 19% nas encomendas, que atingiram os 10,7 mil milhões de euros.

Segundo Karl Lamprecht, presidente e diretor executivo da Zeiss, "para tal contribuíram os quatro segmentos da ZEISS e os mais de 38 000 funcionários do Grupo. Estamos a crescer e, ao mesmo tempo, a investir no futuro. O sucesso que alcançámos mostra que estamos no caminho certo com a nossa estratégia focada nas megatendências”.

A empresa alemã espera continuar a crescer, apesar do contexto de incerteza macroeconómica
A empresa alemã espera continuar a crescer, apesar do contexto de incerteza macroeconómica.

A área das soluções de metrologia beneficiou de investimentos na indústria automóvel

No ano passado, o segmento de crescimento mais rápido foi o da tecnologia de fabrico de semicondutores. Isto devido à elevada procura de equipamentos de fabrico de semicondutores e, em particular, de sistemas de litografia ultravioleta profunda (DUV) e ultravioleta extrema (EUV). A litografia EUV é uma tecnologia-chave para a indústria de semicondutores que permite uma maior miniaturização dos microchips e permitirá a produção de chips mais potentes e energeticamente eficientes a um custo mais baixo.

Por outro lado, o segmento industrial Quality & Research, que inclui soluções de metrologia, aumentou graças aos investimentos da indústria automóvel em tecnologias de propulsão e no campo do controlo de qualidade. Do mesmo modo, cresceu a procura de sistemas de metrologia ótica e microscopia para investigação e ciência, especialmente na área dos microscópios de raios X e da microscopia ótica e eletrónica.

Do mesmo modo, outro dos segmentos que registou um crescimento significativo de receitas foi o da tecnologia medica da ZEISS. O desenvolvimento positivo da combinação de produtos com uma elevada proporção de consumíveis, uma forte procura de instrumentos médicos e um elevado volume de encomendas contribuiu para uma tendência positiva na área, apesar da tensão nas cadeias de abastecimento.

O investimento em I&D em áreas como a das soluções de metrologia, é uma das chaves para o crescimento da Zeiss

O Grupo Zeiss continua a sua dinâmica de crescimento e, nesse sentido, reforça a aposta na inovação e o investimento em I&D. Este investimento reflete-se nas mais de 10 500 patentes que a empresa alemã detém a nível mundial. Christian Müller, CFO da Carl Zeiss, assegura: “Um dos fatores por detrás do nosso sucesso é a nossa estratégia de investimento orientada. O nível contínuo de despesas em investigação e desenvolvimento, que ascende a 13% das receitas, é a nossa aposta para o futuro”. Este investimento em I&D é importante para que a Zeiss continue a ser uma empresa líder em áreas como a microscopia, na sua gama de soluções de metrologia ou em tecnologia médica. Além disso, todos estes investimentos andam de mãos dadas com valores como a sustentabilidade, o compromisso com o bem comum e a procura de soluções para os problemas sociais.

E quanto ao futuro? Apesar do elevado grau de incerteza no contexto macroeconómico, a empresa pretende continuar a investir nos desenvolvimentos, apesar dos riscos associados envolvidos. Esta é a única forma de responder rapidamente a novas situações e desafios na metrologia, microscopia, tecnologia médica e fabrico de semicondutores. Por todas estas razões, a empresa antevê uma evolução positiva do desenvolvimento comercial do grupo para o ano fiscal de 2022/23.

Empresas ou entidades relacionadas

Carl Zeiss Iberia, S.L.

intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial