Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa
Prazo para apresentação de projetos termina a 22 de março

Amulet lança nova call para PME europeias no setor dos materiais leves

17/01/2023

O projeto europeu Advanced Materials & Manufacturing United for Lightweight, Amulet, lançou uma nova convocatória de financiamento às PME do setor dos materiais leves. Os vencedores poderão obter até 120 mil euros de financiamento por projeto.

Imagen

A Amulet selecionará um consórcio de um mínimo de duas e um máximo de três PME para liderar projetos ‘Bottom-up’ que abordem o desenvolvimento e implementação de atividades de demonstração relacionadas com tecnologia e sistemas aplicáveis às 12 áreas de desafio. Cada empresa receberá até 60.000 euros para o projeto, bem como apoio à formação.

As áreas de desafio concentram-se em três tipos de materiais leves: ligas metálicas leves, compósitos de matriz cerâmica e compósitos à base de polímeros aplicáveis a quatro setores: automóvel, aeroespacial e aeronáutico, energia e construção.

O concurso abriu a 10 de janeiro e terminará a 22 de março de 2023. A iniciativa, financiada ao abrigo do programa Innosup Horizon 2020 da Comissão Europeia e apoiada pela European Lightweight Cluster Alliance (ELCA), envolve 13 parceiros de 10 países europeus, incluindo sete clusters - Polymeris (França), Industrial Cluster Bydgoszcz (Polónia), Cluster de Materials Avançats de Catalunya (Espanha), IMAST (Itália), West Hungarian Engineering Cluster (Hungria), Clust-ER MECH (Itália) e Moravian-Silesian Automotive Cluster (República Checa) -, duas universidades - Chemnitz University of Technology (Alemanha) e NTNU Norwegian University of Science and Technology (Noruega) -, dois centros de investigação - Jozef Stefan Institute (Eslovénia) e Flanders Make (Bélgica) -, uma consultoria - Bax Innovation Consulting (Espanha) -, e um acelerador - FundingBox (Polónia).

Candidaturas através deste link.

Duas empresas portuguesas entre as selecionadas na primeira convocatória

Na primeira convocatória, realizada em 2022, o projeto Amulet recebeu 56 candidaturas, 24 das quais foram aprovadas. Estes 24 projetos incluem PME de setores como a construção, aeroespacial e aeronáutica, energia e automóvel, de 21 países europeus. Mais de metade das candidaturas apresentadas eram do setor aeroespacial e aeronáutico, seguidas pelo setor automóvel. A grande maioria dos projetos (71,8%) destinavam-se ao desenvolvimento de novos produtos com compósitos de base polimérica.

Dos 24 projetos vencedores, dois foram apresentados por empresas portuguesas:

  • A ProdVirtus participa como parceiro no projeto ISMALL (Innovative and Safe Multi Aircrafts Light Landing gear), que visa desenhar e prototipar um trem de aterragem em materiais compostos para helicópteros ultraleves (UL) e para outros helicópteros ou aviões VTOL;
  • A SpacEngineer coordena o projeto Smart Impact A&A_PBC_CompoGEA, cujo objetivo é trazer para o mercado uma nova geração de patins de aterragem para helicópteros, mais leves e com maior capacidade de absorção de choques, graças à combinação de materiais inteligentes e técnicas de montagem inovadoras.

REVISTAS

Walter Tools Ibérica, S.A.U.norelemExponor - Feira Internacional do PortoSiga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterMetal

    17/04/2024

  • Newsletter InterMetal

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial