Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa
O controlo metrológico e as medições com um intervalo de tolerância mínimo, conforme exigido pela indústria automóvel, são fundamentais para a empresa

Sanjo confia nas máquinas de controlo metrológico da ZEISS para otimizar a sua eficiência produtiva

Redacção Induglobal27/12/2022
A Sanjo é uma multinacional de tecnologias de precisão, especializada na estampagem de peças de ‘fineblanking’ (corte fino) e em tratamentos térmicos. Com mais de 50 anos de experiência, tornou-se uma empresa de referência no setor automóvel e tem instalações industriais na Europa e nos Estados Unidos.

A experiência da Sanjo em estampagem por corte fino e em tratamento térmico está a levar a empresa a incorporar tecnologias de metrologia inovadoras como as da ZEISS, o que lhe permite aumentar o crescimento e presença no setor da maquinação e montagem de componentes.

A Sanjo acrescentou uma segunda máquina de controlo metrológico ZEISS à empresa
A Sanjo acrescentou uma segunda máquina de controlo metrológico ZEISS à empresa.

Controlo metrológico das máquinas ZEISS: determinante para progredir no mercado dos veículos elétricos

Um dos principais setores para o qual a Sanjo trabalha é o automóvel. De facto, a dinâmica do mercado de veículos híbridos e elétricos obrigou a Sanjo a realizar uma verdadeira rutura na sua tecnologia. Em breve, a empresa irá incorporar novas tecnologias de estampagem e montagem de componentes para veículos elétricos. Ainda assim, a empresa assegura que “enquanto fornecedor de tecnologia, esta disrupção não é traumática, uma vez que a tecnologia continua a ser essencial para muitas soluções de veículos elétricos”. No entanto, em termos de aplicações, "estamos a assistir a uma tendência para soluções mais robustas. Esta robustez é particularmente evidente nos novos chassis e, a longo prazo, poderá ter um impacto negativo nos volumes de fabrico de transmissões”.

Nos últimos dois anos, o setor industrial tem sido afetado por fatores como a crise sanitária de Covid, a crise de abastecimento, a instabilidade nos mercados e os preços das matérias-primas. A Sanjo exporta para mais de 30 países, tem fábricas na Europa e nos Estados Unidos e, embora não tenha tido de parar a produção, foi afetada pelos encerramentos parciais das linhas de produção dos seus clientes.

Máquinas de controlo metrológico com os requisitos exigidos pela Sanjo

Para a produção de peças de corte fino, a Sanjo requer máquinas de medição por coordenadas de alta precisão. A empresa catalã acrescentou recentemente uma CMM ZEISS Prismo ao equipamento ZEISS que já possuía na sala de metrologia de fineblanking. A nova CMM Prismo proporcionou-lhes a precisão e o poder computacional que lhes permite medir peças com um elevado nível de complexidade e um intervalo de tolerância mínimo, tal como exigido no setor automóvel. “Embora existam outras CMMs no mercado, talvez com precisões semelhantes, elas não têm o mesmo poder de computação da ZEISS Prismo”, afirma a Sanjo, destacando este ponto como crucial na diferenciação entre esta e outras máquinas de medição.

A máquina Prismo da ZEISS contribuiu para a medição da maioria das peças na Sanjo, algumas delas muito complexas e com tolerâncias muito apertadas, o que ajudou a empresa a conseguir novos projetos. Fontes da Sanjo asseguram que “ter esta máquina significa também utilizar a mesma linguagem (em termos de medição) que o nosso cliente e, portanto, evitar dúvidas sobre os resultados”.

A máquina ZEISS Prismo pode medir qualquer tipo de peça de trabalho apesar da sua complexidade
A máquina ZEISS Prismo pode medir qualquer tipo de peça de trabalho apesar da sua complexidade.

A máquina de medição por coordenadas Prismo é uma máquina fiável, com repetibilidade e poucos problemas. Por conseguinte, é adequada para o controlo da produção. Todas estas características são muito procuradas na indústria automóvel.

No futuro, a Sanjo quer continuar a crescer e, para tal, conta com o controlo metrológico exaustivo da ZEISS

A Sanjo é uma empresa em expansão que, através do seu investimento no desenvolvimento e em novas tecnologias, pretende ser uma das empresas pioneiras em Espanha no setor das tecnologias de precisão. Para o conseguir, baseia-se em vários pilares. O primeiro deles é a sua filosofia de abastecimento ‘local para local’, para o qual a Sanjo oferece capacidades de produção na Europa, América e Ásia. A este fator acresce o investimento em novas tecnologias de produção, tais como máquinas de controlo metrológico, cujo objetivo é melhorar a eficiência da produção e ganhar acesso a novos mercados em plena fase de expansão.

Empresas ou entidades relacionadas

Carl Zeiss Iberia, S.L.

intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial