Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

ABB na MetalMadrid 2022: robótica industrial, aplicações colaborativas e digitalização

22/11/2022

Entre 19 e 20 de outubro, a ABB participou na 14ª edição da Advanced Manufacturing Madrid (MetalMadrid), a feira especializada em tecnologias inovadoras destinadas aos fabricantes do setor metalúrgico e metalomecânico, com os seus mais recentes desenvolvimentos em robótica industrial e colaborativa concebidas para aumentar a produtividade, flexibilidade e segurança na indústria.

Imagen

Soluções industriais e colaborativas para bin picking, soldadura por arco e impressão 3D em metal

Durante o evento, a ABB apresentou duas aplicações com integração do seu robô colaborativo GoFa 15000: uma célula de bin picking com visão artificial e uma célula de soldadura por arco robotizada. A célula de bin picking é fácil de programar graças ao software Wizard Easy Programming que permite definir os pontos de recolha e entrega das peças. Além disso, a câmara de visão artificial localiza e orienta as peças através da definição de estratégias de aperto para evitar colisões. Este produto foi selecionado para a ‘Fábrica do Futuro’ instalada no recinto da feira.

Por outro lado, a aplicação colaborativa de soldadura por arco é ideal para a robotização e automatização de processos que anteriormente não eram rentáveis porque eram realizados manualmente. Graças ao software Wizard Easy Programming, o GoFa transforma-se numa solução flexível, eficiente e fácil de usar sem a necessidade de conhecimentos prévios de programação para automatizar tarefas repetitivas, melhorando assim a qualidade e aumentando a produtividade.

Finalmente, a ABB apresentou a célula robotizada para impressão 3D de metal, equipada com o robô industrial IRB 4600, ideal para uma vasta gama de trabalhos. O IRB 4600 pode reduzir os tempos de ciclo em até 25%. A aceleração máxima atingível é a mais alta da sua classe. A alta aceleração torna possível evitar obstáculos ou seguir a trajetória. O IRB4600 está equipado com o sistema SafeMove para a deteção humana, protegendo os operadores e melhorando a segurança e eficiência dos processos.

Projeto Pick&Place premiado com um Advanced Manufacturing Award

A ABB recebeu o prémio de ‘Melhor processo de automatização e robótica’ nos Advanced Manufacturing Awards para o projeto Pick&Place de alta velocidade realizado em colaboração com a Asai. A atribuição do galardão decorreu no dia 19 de outubro na sala Tecnalia do recinto da MetalMadrid.

REVISTAS

Walter Tools Ibérica, S.A.U.Exponor - Feira Internacional do PortonorelemSiga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterMetal

    24/04/2024

  • Newsletter InterMetal

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial