Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Setor dos Data Centers em ascensão: o objetivo de um número cada vez maior de empresas

11/11/2022
Os benefícios dos centros de dados estão a difundir-se mais do que nunca na sociedade, com um grande número de empresas a apostar neste tipo de instalações.
Imagen

O investimento no setor dos data centers é uma tendência global. Em Portugal e, de acordo com estudos divulgados em 2021, o investimento nesta área deveria acompanhar esse crescimento ao longo dos próximos anos. Por este motivo, a Eaton, empresa líder na gestão de energia, destaca a sua importância e as vantagens que o investimento pode trazer.

Economia de custos e espaço, segurança, tecnologia de ponta

Os centros de dados são instalações onde a informação é armazenada, guardada e processada em grande escala, graças à combinação de hardware e software de alta tecnologia. Estes edifícios albergam um grande número de servidores para gerir dados empresariais e sistemas informáticos.

Entre as vantagens que é capaz de proporcionar está a segurança, salvaguardando informação importante. As empresas têm uma grande quantidade de dados sensíveis e contam com estas instalações para os proteger, não só de ataques informáticos, mas também contra possíveis incidentes. A informação está disponível e segura 24 horas por dia. De facto, os centros de dados têm muito menos probabilidades de sofrer um incidente, tal como um corte de energia, porque dispõem de sistemas de backup para tais situações, tais como UPS.

A tecnologia de ponta é outra vantagem. Possuem a mais recente tecnologia e redes de última geração para se adaptarem às exigências atuais e futuras das empresas. A tecnologia é utilizada para explorar todo o potencial da infraestrutura, permitindo um maior acesso à informação e uma melhor capacidade de processamento da mesma. Além disso, fornecem um serviço à medida e escalável, pelo que é possível pagar apenas o que é necessário num dado momento, e, portanto, poupar custos.

Um compromisso com o ambiente e a poupança de energia

Os centros de dados são uma alternativa para a mudança no processo de transformação digital que estamos a sofrer, não só no campo do processamento de informação, mas também na utilização de soluções energéticas amigas do ambiente. Estas instalações caracterizam-se por terem um sistema de fornecimento e arrefecimento de energia mais eficiente do que uma sala de servidores interna, o que favorece a eficiência energética e reduz o consumo, proporcionando economias de custos para as empresas.

“Quando uma empresa decide contratar um serviço de centro de dados, está a contribuir para as políticas ambientais sobre aquecimento global e poupança de energia”, diz Tiago Caneiras, Responsável de Vendas do segmento Data Centers da Eaton em Portugal.

"Graças à conectividade oferecida por estas instalações, tudo é mais simples, mais rápido e mais eficiente, e são robustas mesmo nas situações mais adversas. A elevada quantidade de trabalho que neles é realizado torna ainda mais urgente a necessidade de os centros de dados serem mais eficientes em termos energéticos e de se tornarem um ativo para as redes de que dependem”, adianta.

A Eaton tem, por isto, apostado ao longo das últimas décadas, no desenvolvimento de um portfolio com soluções e produtos para o sector dos centros de dados, tais como UPS para centros de dados escaláveis, SLAs para UPSs, ou a solução Energy Aware, o sistema de energia bidirecional que maximiza a rentabilidade das instalações.

REVISTAS

Exponor - Feira Internacional do PortonorelemSiga-nosWalter Tools Ibérica, S.A.U.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterMetal

    24/04/2024

  • Newsletter InterMetal

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial