Atlas Copco Rental: 24/7 ar comprimido
Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa
Bosch Connected World 2022

Bosch investe 10 mil milhões em áreas de futuro crescimento digital

11/11/2022
A Bosch continua na ofensiva no que diz respeito à sua transformação digital: até 2025, o fornecedor de tecnologia e serviços terá investido 10 mil milhões de euros em digitalização e conectividade.
foto

Dois terços desse valor estão destinados ao desenvolvimento e expansão de novas tecnologias promissoras, com foco em sustentabilidade, mobilidade e Indústria 4.0. “Para a Bosch, a digitalização apresenta grandes oportunidades em todas as áreas de negócios”, afirmou Stefan Hartung, presidente do conselho de administração da Bosch, na conferência deste ano no Bosch Connected World (BCW) dedicada à AIoT na indústria, que decorreu em Berlim.

“Além de novas tecnologias promissoras, estaremos a investir em formação vocacional e desenvolvimento profissional para os nossos colaboradores – uma vez que eles são a chave para a tecnologia que é ‘Invented for life’ hoje e amanhã”, reforça Hartung. Para a tecnologia de um futuro mais distante, Hartung acaba também de anunciar que a Bosch está a desenvolver uma parceria com a IBM, empresa de tecnologia sediada nos EUA, no campo da computação quântica. O objetivo da Bosch é usar a simulação de computação quântica de materiais para encontrar substitutos para os metais preciosos e raros em powertrains neutros em carbono – no motor elétrico e na célula de combustível – nos próximos dez anos.

Procura por soluções sustentáveis está a acelerar

A Bosch traz para esta parceria os muitos anos de experiência na simulação de materiais que são especialmente importantes para aplicações industriais. Em troca, o fornecedor de tecnologia e serviços terá acesso à frota da IBM de mais de vinte computadores quânticos avançados disponíveis na cloud da empresa.

Com a ajuda de gerações futuras de computadores quânticos, a Bosch pretende determinar as propriedades de novos materiais através de formas que seriam impraticáveis em computadores convencionais tanto em termos de tempo como de complexidade: à medida que o desempenho do computador quântico melhora num futuro mais distante, pode ser possível tirar conclusões sobre propriedades específicas de novos materiais numa fração do tempo que seria necessário em computadores convencionais. O trabalho em algoritmos quânticos para explorar casos de uso interessantes envolverá pesquisas de especialistas da Bosch e da IBM.

“Partilhamos a nossa experiência na simulação de materiais para áreas de aplicação muito específicas com a IBM e, em troca, obtemos insights mais profundos sobre o poder e a aplicabilidade da computação quântica, incluindo hardware. Juntos, estamos a levar a simulação quântica para o próximo nível e a ganhar uma vantagem competitiva a nível internacional”, explica Hartung.

Além de novos materiais para células de combustível, a Bosch está também interessada em novos ímanes para motores elétricos que são mais leves, mais compactos, mais eficientes e mais prontamente disponíveis. Esses novos materiais prometem ser mais ecológicos do que as metais raros.

Tecnologias quânticas cruciais para a soberania tecnológica

Quando se trata de software para computadores quânticos, a ciência e a indústria na Alemanha ocupam uma posição forte na competição global com os EUA e a China. Os institutos de pesquisa de mercado veem grande potencial nesta tecnologia.

O Boston Consulting Group estima que o mercado de computação quântica, incluindo novos produtos e serviços, valerá até 850 mil milhões de dólares nos próximos 15 a 30 anos. As previsões para o campo da tecnologia de sensores quânticos também são promissoras: a McKinsey espera que esse mercado cresça até 7 mil milhões de dólares nos próximos anos.

“A tecnologia quântica é crucial para a soberania tecnológica da Europa. É importante não deixar que outras regiões se desenvolvam por conta própria, mas sim abrir áreas industriais de aplicação e desenvolver modelos de negócios sem perder tempo”, disse Hartung.

Atualmente, a Bosch tem cerca de 30 especialistas a trabalhar nas áreas de tecnologia de sensores quânticos e computação quântica. Desde o início deste ano, uma startup da Bosch trabalha para acelerar a comercialização de sensores quânticos. A Bosch tem vindo a realizar pesquisas nesta área há já alguns anos e desempenha um papel de liderança a nível internacional. Assim como os computadores quânticos, os sensores quânticos também têm imenso potencial, uma vez que atingem uma precisão sem precedentes em comparação com os sensores convencionais MEMS (sistema microeletromecânico). Num futuro previsível, será possível usá-los para obter uma precisão de medição 1.000 vezes maior. Na medicina, por exemplo, os sensores quânticos poderão ajudar a diagnosticar condições neurológicas, como a doença de Alzheimer, com maior precisão e facilidade. Além disso, também serão capazes de sentir impulsos nervosos e, dessa forma, movimentar próteses médicas e permitir o controlo simplesmente através do pensamento em realidades virtuais.

“Através das nossas atividades em sensores quânticos e na nossa pesquisa em parceria com a IBM, estamos a criar tecnologia que é ‘Invented for life’ no seu melhor sentido”, disse Hartung.

foto

Sustentabilidade à distância de um clique

A parceria com a IBM ressalta a importância para a Bosch das alianças para a transformação digital: são uma forma de reunir as forças necessárias para o desenvolvimento rápido e bem-sucedido de áreas promissoras. Para aproveitar as oportunidades da digitalização e desempenhar um papel ativo na formação do mundo conectado, a Bosch está também sistematicamente a recrutar colaboradores com profundo conhecimento em TI e software.

Atualmente, a empresa tem cerca de 40.000 especialistas em software a trabalhar em muitas áreas de importância futura.

Os colaboradores da nova startup Bosch Decarbonize Industries, por exemplo, estão a desenvolver uma solução de software que ajuda as empresas industriais a alcançar a neutralidade carbónica. A solução será uma plataforma, desenvolvida em conjunto pela Bosch e pelo fornecedor de energia EWE AG, que utilizará dados atuais do mercado de energia, legislação e outras fontes para mostrar às empresas o caminho ideal para uma maior sustentabilidade. Se parâmetros como subsídios governamentais ou preços de energia mudarem, as medidas propostas são ajustadas automaticamente. Como resultado, um roteiro para um futuro mais sustentável está apenas à distância um clique.

Palestras e sessões presenciais e online

No Bosch Connected World deste ano, que decorre em Berlim, pessoas da IoT e de outras áreas pioneiras reúnem-se em mais de 60 expositores que irão abordar as megatendências de digitalização, inteligência artificial e sustentabilidade.

O Bosch Connected World vai decorrer nos dias 9 e 10 de novembro como um evento híbrido: presencial na “Station Berlin” e online.

Além do presidente da Bosch, Dr. Stefan Hartung, do painel de oradores fazem parte Oliver Zipse (CEO BMW) e Andrew Ng (CEO Landing AI).

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial