Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa
O Digital Twin permite ter mais conhecimento para uma utilização mais eficiente

A engenharia centrada nos dados facilita o trabalho de operadores e entidades subcontratadas

28/10/2022

A Aucotec AG, empresa especialista em software de engenharia, desenvolveu dois novos conceitos para aumentar o conhecimento e o controlo dos dados nas unidades de produção. Um deles facilitará, no futuro, a comunicação e a transferência de dados e documentos entre os operadores das unidades de produção e as respetivas entidades subcontratadas. O segundo cria um novo nível de fornecimento e utilização de dados sobre todos os ativos relevantes. Ambas as soluções são baseadas na plataforma cooperativa Engineering Base (EB).

Com as soluções da Aucotec, os operadores conseguem uma maior eficiência na construção do gémeo digital e obtêm mais inteligência para a utilização do mesmo. Por exemplo, o gémeo digital na EB, que é excecionalmente completo graças à centralização de dados entre disciplinas, acelera a manutenção e as reconstruções.

Com a EB Alliance ao longo da vida útil da unidade de produção...
Com a EB Alliance ao longo da vida útil da unidade de produção: desde o original digital até ao gémeo digital sempre atualizado com transferências de dados simples e uma integração de dados coerente após a manutenção e o reequipamento. Foto: Aucotec.

ET apoia IT e OT

A nova 'Aliança EB' para uma comunicação mais eficaz incluirá dois temas: o intercâmbio de dados sem falhas entre operadores e fornecedores que tenham estabelecido cada um, os seus próprios contextos para a 'sua' EB, e a externalização e reintegração coerente do gémeo digital dos projetos de reconstrução de uma unidade de produção em funcionamento, por muito complexa que seja.

“Partilhar os dados das diferentes partes que utilizam o mesmo sistema costuma ser complicado pelo facto de utilizarem versões e configurações diferentes. Tudo isto mudará no futuro”, explica Pouria Bigvand, diretor de produto da Aucotec. Ao importar os dados de um fornecedor através da EB, a EB Alliance permitirá atribuir todos os dados ao estado de configuração do destinatário, para que, antes de mais, não ocorram erros ou mal-entendidos. E a entrega do gémeo digital de uma secção da unidade de produção que se vai reconstruir ou ampliar, assim como a sua integração coerente no novo estado as-built uma vez que se tenham realizado os trabalhos, também agilizará consideravelmente os projetos de reconstrução. “A ‘Alianza’ pretende reforçar ainda mais o papel da EB nas empresas utilizadoras”, afirma Bigvand e sublinha: “Entre os nossos clientes encontram-se grandes operadores com mais de 100 entidades subcontratadas; o novo enfoque também faz com que o intercâmbio entre toda uma série de fornecedores seja muito eficiente e claro”.

Fluxo de dados com a EB Alliance...
Fluxo de dados com a EB Alliance: intercâmbio coerente de operadores e entidades subcontratadas desde a engenharia até ao gémeo digital em funcionamento. Foto: Aucotec.

O conhecimento transversal da unidade de produção acelera a manutenção

O segundo conceito inclui uma solução de navegação integral que mostra aos operadores todas as inter-relações de um ativo num momento. O gémeo digital da EB é muito mais detalhado e inteligente que qualquer informação que possam proporcionar os sistemas baseados em documentos para a manutenção da unidade de produção. Ao passo que anteriormente apenas se conheciam os ativos principais com as suas propriedades, o modelo digital de unidade de produção da EB também conhece todos os objetos subordinados até cada bocal na área de processo, cada ligação de terminal no sistema elétrico e cada sinal no sistema de automatização. Mas ainda mais importante, segundo o diretor de produto, é que também se modelam as dependências completas destes objetos.

“A solução que a Aucotec está a desenvolver atualmente sobre esta base integral permitirá aos utilizadores obter uma visão geral de todas as inter-relações em todas as disciplinas de engenharia no menor tempo possível durante o funcionamento”, explica. Por exemplo, desde um sinal de alarme através do sistema de automatização até ao campo e ao sensor, daí através da tubagem até à válvula afetada, de volta ao seu controlo e assim sucessivamente. Para a unidade de produção, isto significa que a preparação da manutenção pode ser otimizada significativamente e os tempos de inatividade podem ser minimizados ou até mesmo totalmente evitados em caso de mau funcionamento. “Isto significa que qualquer investimento no gémeo digital é amortizado muitas vezes”, afirma Pouria Bigvand.

Pouria Bigvand, diretor de Gestão de Produtos da Aucotec...
Pouria Bigvand, diretor de Gestão de Produtos da Aucotec: “A EB Alliance reforçará ainda mais o papel da EB para ser o centro de dados para a tecnologia de engenharia (ET), apoiando de forma ideal a IT e a OT”. Foto: Aucotec.

REVISTAS

norelemExponor - Feira Internacional do PortoWalter Tools Ibérica, S.A.U.Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterMetal

    24/04/2024

  • Newsletter InterMetal

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial