Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Laser Shearography: a tecnologia NDT com a maior taxa de inspeção

18/10/2022
O surgimento de novas tecnologias e as exigências do mercado tornaram todos os processos de fabrico mais eficientes e aumentaram a sua procura, especialmente nos setores que trabalham com materiais compósitos de utilização em massa.

Setores como a aviação militar, a aviação comercial ou a indústria de hélices, por exemplo, deparam-se com o desafio de conseguir produtos de alta qualidade, integridade e segurança pelo menor custo possível.

Esta necessidade crescente de alcançar os padrões desejados e uma rentabilidade mais estável faz-nos repensar a forma como fabricamos e procuramos soluções de vanguarda.

Por este motivo, introduzimos a Laser Shearography: uma metodologia ótica de inspeção não destrutiva, conhecida pela sua elevada eficiência. Esta tecnologia baseia-se no princípio da interferometria de padrão de manchas laser (corte), e é aplicada no controlo de qualidade de polímeros (materiais compósitos) utilizados em vários setores.

Este sistema consiste num sensor de medição avançado (FlawExplorer ou FlawScout) associado a um sistema de excitação (lâmpadas térmicas de calor).

Quando se aplica uma carga ou tensão a uma superfície, a superfície sobre um defeito deforma-se mais do que o material principal. Isto acontece porque os defeitos isolados provocam uma pressão localizada na estrutura. Quando a forma da superfície muda (isto é, quando se carrega o objeto), o padrão de manchas também muda. A Laser Shearography mede simplesmente a mudança do padrão de manchas através da subtração da imagem entre os dois estados de carga.

Este sistema visualiza a superfície da estrutura e não penetra nem testa a amostra propriamente dita. Os defeitos abaixo da superfície estão localizados de acordo com a forma como afetam o campo de deformação da superfície (flexão). As medidas registadas antes e depois do carregamento são visualizadas num Phase Map (2D-shearogram).

Vejamos um exemplo de aplicação num controlo de superfícies em placas de alumínio:

Imagen
Imagen

Os produtos Laser Shearography da Dantec Dynamics incluem os sensores de LS FlawExplorer e FlawScout. Cada sensor tem um âmbito de aplicação diferente, capacidade de automatização e de imagem: campo de visão máximo, resolução da câmara e simplicidade para o utilizador.

REVISTAS

Walter Tools Ibérica, S.A.U.Exponor - Feira Internacional do PortoSiga-nosnorelem

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterMetal

    24/04/2024

  • Newsletter InterMetal

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial