O software CAD/CAM hyperMILL da Open Mind é muito apreciado como solução completa e contínua no fabrico de moldes e ferramentas, pois abrange, entre outros, aspetos como o fabrico de elétrodos e a eletroerosão por fio. Agora, entra em cena a nova função de maquinação radial de 5 eixos, adequada para a produção otimizada de moldes redondos com superfícies sem revisão, por exemplo, para moldação por sopro.
À medida que os designs das garrafas são cada vez mais complexos, também aumentam os requisitos de qualidade para os moldes de moldação por sopro. Hoje em dia, as características adicionais das mais diversas embalagens incluem elementos funcionais como pegas, estruturas decorativas e logótipos de marcas personalizados. A maquinação de 3 eixos deste tipo de moldes exige, em alguns casos, ferramentas muito grandes, assim como uma mudança de fixação para fresar áreas de rebaixamento. Além disso, num posicionamento de 3 eixos, o ponto de contacto da fresadora varia no perfil semicircular. Isto pode dar origem a superfícies irregulares. Nestes casos, as estratégias de 5 eixos otimizadas são uma grande ajuda.
Estratégia de alta eficiência para o fabrico de moldes de moldação por sopro: maquinação radial de 5 eixos. Foto: Open Mind.
As melhorias da versão atual do hyperMILL relacionadas com a maquinação radial de 5 eixos estabelecem uma nova referência na maquinação de moldes de moldação por sopro: as trajetórias da ferramenta são calculadas com grande rapidez graças a um novo método de projeção radial. Por seu lado, o utilizador pode utilizar diferentes estratégias de maquinação para se adaptar de forma flexível às características do componente.
Com a nova estratégia de passagem de ‘fluxo equidistante’, é possível criar trajetórias de ferramenta com passagens constantes também para áreas verticais e difíceis. Assim, estas áreas podem ser integradas na restante maquinação e ser maquinadas num único passo. Desta forma, garante-se uma maquinação sem transições com uma qualidade superficial muito elevada. Todos os processos de maquinação devem gerar arestas afiadas na união das metades superior e inferior do molde para evitar problemas durante o processo de moldagem. Uma função de extensão automática de tangentes permite prescindir dos passos de CAD manuais para a extensão dos numerosos elementos superficiais em desenhos complexos.
As tecnologias de maquinação de alta precisão do hyperMILL são utilizadas no fabrico de ferramentas e moldes, por exemplo, na produção de segmentos de para-choques. Estes componentes apresentam uma elevada qualidade das superfícies, que se consegue utilizando fresas esféricas e fresas de barril. Duas tecnologias CAM encarregam-se de que as diferentes ferramentas e posições durante a maquinação não sejam reconhecíveis posteriormente. Por um lado, com o ‘Modo de superfície de alta precisão’, as trajetórias das ferramentas são calculadas diretamente nas superfícies do modelo CAD. A tolerância de maquinação pode ser ajustada na escala dos µm. Assim, a distribuição dos pontos NC adapta-se de forma ideal à tolerância de maquinação e cria-se um padrão de fresagem homogéneo. Por outro lado, a função de ‘Sobreposição suave’ melhora a qualidade da superfície nas áreas de transição, de modo que as transições dificilmente são mensuráveis e a visibilidade das mesmas é mínima.
A nova maquinação radial de 5 eixos reforça a importância do hyperMILL para setores que requerem moldes de alta qualidade, como a indústria alimentar, a farmacêutica, a cosmética, a de artigos domésticos ou a automóvel. O software CAD/CAM abrange todos os processos desde a importação de dados até à simulação de código NC, também para o fabrico de elétrodos e para a eletroerosão por fio. O hyperMILL proporciona a possibilidade de uma ampla automatização da programação CAM e pode ser integrado em sistemas de nível superior como os sistemas MES ou PLM.
Molde de moldação por sopro de garrafas: superfícies de brilho intenso e transições impecáveis graças ao hyperMILL. Foto: Open Mind.
intermetal.pt
InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa