Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa
A Zeiss coloca à disposição da indústria médica uma gama de soluções de medição de alta qualidade

Os implantes ortopédicos põem à prova as soluções de medição mais exigentes

Redacção Interempresas17/10/2022

A indústria médica exige padrões de qualidade especialmente elevados, sobretudo, nos implantes que se destinam a ser utilizados no interior do corpo humano. Têm de ser peças polidas com precisão e com superfícies de forma livre, mas que não destruam o componente com o qual foram criadas. Estes implantes ortopédicos são classificados, geralmente, segundo os processos de fabrico que determinam as propriedades dos seus materiais.

A Zeiss conta com diversas soluções de medição em função das características dos implantes ortopédicos

Os implantes ortopédicos podem ser constituídos por diferentes materiais, tais como os compostos metálicos, a cerâmica e os polímeros. É essencial conhecer a reação orgânica que o corpo humano terá perante estes implantes ortopédicos. Daí que um dos principais passos no processo de trabalho seja avaliar as propriedades das matérias-primas para que a peça possa garantir o seu máximo desempenho.

No caso das peças de metal, há que começar pela metalografia da peça, processo no qual se analisa a matéria-prima à escala micro ou nano para verificar a porosidade, cavidades, gretas, fissuras e o tamanho do grão da peça. A Zeiss ajuda a determinar a origem das falhas dos implantes ortopédicos graças às suas soluções de microscopia ótica e eletrónica. É importante efetuar uma inspeção da forma primária que as peças terão. A Zeiss ajuda à inspeção rápida com a sua tecnologia de scaneamento e raios X para evitar posteriormente falhas de elevado custo. Seguidamente, é primordial efetuar um controlo do processo para garantir que os implantes ortopédicos cumprem os critérios e normas de qualidade da indústria médica. Importa destacar, o desafio que envolve, no caso dos implantes ortopédicos, o facto de as peças necessitarem de ter uma reduzida tolerância nas superfícies polidas. É aí que a Zeiss proporciona uma tecnologia de scaneamento 3D e medição por coordenadas que diminui a incerteza da medição e a intervenção do operário na inspeção.

No que diz respeito ao fabrico de implantes ortopédicos com plástico, há que destacar o facto de que se trata de peças individuais criadas em exclusivo para cada paciente. O plástico, na indústria médica, permite moldar de diversas formas os implantes ortopédicos. Dentro da gama dos plásticos destinados à tecnologia médica, há que destacar a alta resistência à abrasão, a dureza e a inércia bioquímica proporcionadas pelo polietileno de peso molecular ultra-alto (UHMWPE). Em primeiro lugar, é necessário realizar uma inspeção de entrada das peças para garantir que estas se encontram dentro das margens estabelecidas pela maquinagem e pelo processamento. Há que ter em conta a reduzida tolerância de perfil aceite pelos implantes ortopédicos, que representa um desafio para os métodos de inspeção e medição. A Zeiss, com os seus equipamentos, diminui o nível de incerteza da medição e a inspeção CNC faz com que a intervenção do operário seja menor.

Soluções de medição asseguram que os implantes ortopédicos satisfazem a qualidade exigida pela indústria médica
Soluções de medição asseguram que os implantes ortopédicos satisfazem a qualidade exigida pela indústria médica

As tolerâncias de perfil dos implantes ortopédicos, um dos desafios a bater pelos equipamentos de medição

A Zeiss disponibiliza diversas soluções de qualidade para implantes ortopédicos, como os dentários, do ombro, da coluna, da anca, do joelho e os destinados a lesões traumatológicas e membros. Há que dizer que o sistema de medição tem de se adaptar ao material com o qual foram criados estes implantes ortopédicos. Em função disto, serão mais adequados uns equipamentos de medição do que outros.

No caso dos implantes ortopédicos femorais, é um desafio medir com precisão e eficácia superfícies de formas complexas e muito polidas, sem que o componente seja afetado. A Zeiss conta com diversas soluções de medição que cumprem as exigências que a indústria médica requer. Uma delas é o Zeiss DotScan, capaz de realizar medições sem contacto de superfícies polidas, lidar com tolerâncias de perfil muito ajustadas e evitar riscos, oferecendo uma capacidade de scaneamento de precisão em 4 eixos. Outras ferramentas, como por exemplo, o Zeiss Calypso, complementam-na com a criação de elementos, superfícies de forma livre e fazendo com que transforme três pontos interligados numa curva.

As inserções tibiais de plástico apresentam umas características de qualidade diferentes das dos implantes ortopédicos de metal. É um desafio inspecionar e realizar uma medição ótica de alta velocidade e, ainda que a abrasão que afeta as peças não se possa eliminar por completo, pode-se reduzir significativamente graças à otimização. Além do Zeiss DotScan e do Zeiss Calypso também são essenciais para a inspeção o Zeiss O-Inspect e o Zeiss Metrotrom, que permitem o scaneamento simultâneo de múltiplos componentes e, portanto, requerem menos tempo para a verificação de cada peça. De facto, o seu sistema de posicionamento cinemático de 5 eixos e scaneamento sem contacto permite ver o interior das peças de plástico destinadas às inserções tibiais, analisando a alta sensibilidade que os implantes ortopédicos requerem.

Empresas ou entidades relacionadas

Carl Zeiss Iberia, S.L.

intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial