A Schaeffler apresentou na AMB 2022 as novas séries de redutores de precisão RT1, RT2 e PSC, geralmente utilizados em cabeças de fresagem orientáveis e pequenas mesas de fresagem para maquinação de metais não ferrosos, plásticos e madeira.
As séries RT1 e RT2 são constituídas por redutores de precisão sem folga, enquanto a série PSC consiste de redutores planetários de precisão. Os redutores de precisão RT abrangem uma gama de binários de 10 a um máximo de 484 Nm. A gama de binário dos redutores PSC começa em 327 Nm no tamanho mais pequeno 030. Assim sendo, os fabricantes de máquinas dispõem de diversas opções para selecionar o tipo e o tamanho do redutor que se adapta aos seus eixos de mecanização.
Os redutores de RT podem ser complementados por motores especificamente adaptados e também por uma tecnologia opcional integrada de sensores de binário, formando assim unidades compactas de acionamento. Uma rotação particularmente rígida pode ser conseguida no lado de saída utilizando os rolamentos de agulhas de contacto angular da série XZU. Os redutores de precisão RT são especialmente indicados para os eixos A em cabeças de fresagem e pequenos eixos oscilantes.
Uma característica significativa dos redutores planetários de precisão PSC é a tecnologia de engrenagem patenteada que reduz a folga de torção para 0,1 minutos de arco e a mantém constante ao longo de uma vida útil de 20.000 horas de funcionamento por meio de um mecanismo de ajuste. Com uma elevada rigidez à torção e o seu eixo oco, os redutores planetários de precisão PSC são especialmente indicados para eixos C.
Com a sua vasta gama de binários das três séries de redutores e os seus rolamentos, motores e sensores de binário adaptados, a Schaeffler disponibiliza um programa especialmente extenso de componentes para aplicações e sistemas de posicionamento de alta precisão, desde máquinas delicadas para a tecnologia dentária até grandes fresadoras de pórtico.
intermetal.pt
InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa