Líder de mercado desde 2011, a Mewa fabrica panos de limpeza reconhecidos como “os melhores do mundo”. Mas, para tirar o máximo partido das quatro qualidades de panos, cada uma tem de ser usada no sítio certo. Como escolher a qualidade ideal? O que tomar em consideração? Os nomes técnicos dos panos parecem promissores, mas o que significam exatamente?
Chamam-se Mewatex, Mewatex Ultra, Mewatex Plus, Mewa Protex e têm as seguintes combinações de cores: branco e vermelho, branco e azul, branco e verde, rosa e cinzento e um todo azul. Uns são mais finos e outros mais grossos, com textura suave ou robusta. Hoje, cada aplicação tem o seu respetivo pano de limpeza ideal. A Mewa acompanhou a evolução do tempo da indústria 2.0 à indústria 4.0 e ampliou o leque dos panos.
Há mais de cem anos, a empresa alemã arrancou com uma única qualidade de panos: No início, havia o Mewatex, um pano de algodão, produzido e tecido pela Mewa, robusto, ultra-absorvente, que mantém a forma e, o melhor de tudo: é reutilizável. Nessa altura, podia ser lavado até dez vezes e devolvido aos clientes, hoje suporta até 50 lavagens sem perder qualidade. Ao longo das décadas, não só o Mewatex tem sido permanentemente otimizado, como também foram desenvolvidos e produzidos novos panos de limpeza que fizeram crescer a oferta da Mewa.
O ano de 1997 foi declarado como o ‘Ano do Pano de Limpeza’ e a empresa lançou logo dois novos panos no mercado: o Mewatex Plus para superfícies sensíveis e o Mewa Protex feito de microfibra e que praticamente não larga cotão. A ideia base: disponibilizar a cada produção e a cada oficina o pano ideal para a limpeza perfeita de máquinas e ferramentas com um sistema circular amigo do ambiente. Aliás, já há mais de 40 anos que a lavagem sustentável tem sido o objetivo oficial da empresa, alcançado mediante elevados padrões ambientais nas fábricas.
Hoje chamamos ao sistema de panos de limpeza da Mewa ‘Textilsharing’ – partilha de têxteis. Mais de 190.000 empresas de 21 países europeus utilizam os panos de limpeza da Mewa sem os possuir. A Mewa recolhe os panos, lava-os, avalia se estão em condições impecáveis de reutilização e devolve-os. Este cómodo serviço completo é comum a todos os panos. E como se distinguem entre eles?
Mewatex: O robusto pano limpa-tudo, feito de algodão de alta qualidade, bate aos pontos de qualquer pano de papel. Graças à singular estrutura da superfície é extremamente absorvente e limpa máquinas e componentes com muita facilidade, rapidez e rigor. Remove de forma fiável a sujidade com óleo, tinta, emulsões de perfuração, solventes e gorduras. É também ideal para a limpeza húmida de superfícies lisas.
Mewatex Plus: Quem precisar de uma textura extra-suave em combinação com os pontos fortes do pano limpa-tudo, está bem servido(a) com este pano. Remove, de forma suave, a sujidade de superfícies sensíveis. Graças à sua tecelagem apertada, o pano feito de algodão de alta qualidade praticamente não larga cotão.
Mewatex Ultra: Este pano de limpeza é a escolha ideal para aplicações que requerem não só excelência quanto à capacidade de absorção e suavidade, mas também rapidez. Junta-se à absorção turbo a vantagem de praticamente não largar cotão. Feito de um tecido de algodão especialmente tratado, o pano absorve, num instante, uma quantidade de líquido muitas vezes maior do que o seu próprio volume e é também adequado para o polimento.
Mewa Protex: Este pano em microfibra é recomendado para a limpeza e o polimento de superfícies altamente sensíveis. Praticamente não larga cotão e é feito de material altamente absorvente. Pode absorver até 2,5 vezes o seu próprio peso em líquidos.
Afinal, não é assim tão difícil encontrar o pano de limpeza ideal. Quem quiser ter a certeza, basta perguntar à Mewa. Os peritos e as peritas nos panos de limpeza aconselham o pano que combina melhor com as necessidades da respetiva fábrica ou oficina.
intermetal.pt
InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa