Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa
As exigências do mercado tornam a utilização de raios X imprescindível para garantir a qualidade das peças

A indústria aumenta a sua eficiência com a deteção rápida de falhas, graças aos raios X

Redação Induglobal

27/04/2023
A indústria exige normas de qualidade cada vez mais exigentes com deteção rápida de falhas. Desta forma, a produção não é afetada ou, em qualquer caso, é minimizado o eventual impacto de erros no processo. A utilização de raios X permite detetar e inspecionar defeitos que ficam ocultos no interior da peça e que passam despercebidos num primeiro momento, mas que desencadearão problemas de alto custo em fases posteriores da produção.

Os equipamentos de raios X Zeiss Bosello são uma solução de inspeção não destrutiva, capaz de detetar rapidamente os defeitos da peça, como poros ou fissuras produzidas no processo de fundição. Esse tipo de deficiências influenciam a segurança e estabilidade da peça, tornando-a mesmo inutilizável para posteriores montagens.

Zeiss Bosello é capaz de criar imagens 3D que dão ao utilizador uma perspectiva 100% realista da peça original e de localizar rapidamente as falhas...
Zeiss Bosello é capaz de criar imagens 3D que dão ao utilizador uma perspectiva 100% realista da peça original e de localizar rapidamente as falhas.

A solução de raios Zeiss Bosello é capaz de reconhecer falhas automaticamente

Os defeitos mais comuns com que a indústria se depara no cumprimento das normas de qualidade são porosidades, inclusões, retrações, fissuras ou orifícios. A inspeção por raios X é essencial para que seja possível detetá-los o mais cedo possível. Zeiss Bosello é capaz de reconhecer automaticamente falhas das peças, graças ao seu software de avaliação de imagens.

A inspeção das peças e dos dados obtidos graças aos raios X significa que os erros podem ser evitados mesmo antes da sua ocorrência. Desta forma, a produção em série é beneficiada, pois os clientes recebem as peças mais rapidamente, a produção é otimizada ao máximo e são detetados erros que poderiam prejudicar a qualidade das peças. Ao descartar rapidamente as peças defeituosas, as empresas tornam-se mais rentáveis e sustentáveis.

Zeiss Bosello é capaz de proporcionar uma inspeção a 100%, porque é capaz de trabalhar 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem qualquer perda de qualidade da inspeção. O know-how da Zeiss reflete-se no seu fabrico, uma vez que é uma solução de raios X que pode ser personalizada às necessidades do cliente, o qual pode escolher a cabina, o nível de potência e os detetores. Além disso, o software de imagens 2D exclusivo da Zeiss reflete as necessidades dos utilizadores e está em constante desenvolvimento de acordo com os novos requisitos da indústria.

Este software não só é capaz de detetar defeitos, como pode mesmo classificá-los e determinar se são graves e se constituirão um problema em fases posteriores da produção. Tal é possível graças ao software de gestão de resultados de dados Zeiss PiWeb, com o qual o utilizador pode validar ou rejeitar peças que não cumpram as normas de qualidade, reduzindo assim os custos a longo prazo.

As imagens de raios X dos equipamentos Zeiss Bosello ajudam a reconhecer falhas de volume e localização

Na Zeiss Bosello existem modelos que incorporam a tomografia computorizada, através da qual é possível obter modelos 3D das peças de fundição com a digitalização do seu interior e exterior. Os modelos Bosello HEX e MAX capturam um grande número de imagens 2D, que são depois utilizadas para criar modelos 3D que disponibilizam ao utilizador uma imagem 100% fidedigna da peça e onde é possível visualizar todas as superfícies e defeitos internos. Esta opção é adequada para analisar aspetos como o volume do defeito e a sua posição tridimensional.

Embora a imagem 2D seja útil para detetar defeitos internos rápida e automaticamente, por vezes tal não é suficiente. É aqui que entra a solução de raios X 3D, por exemplo, nos casos das peças em que as paredes são particularmente finas e frágeis. Não só é importante detetar a falha, mas também é imprescindível conhecer a posição exata e as dimensões exatas da peça.

Empresas ou entidades relacionadas

Carl Zeiss Iberia, S.L.

intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial