Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa
Equipado com muitas das tecnologias Amada para proporcionar os mais altos níveis de desempenho de corte

Nova laser de fibra Amada para grandes formatos

28/09/2022

A nova máquina de corte a laser ENSIS-6225AJ da Amada, recentemente lançada no mercado europeu, tem capacidade para processar chapas de 6,2 x 2,5 m e está disponível em potências de 6, 9 e 12 kW, todas capazes de cortar até 25 mm de aço carbono, aço inoxidável e alumínio.

Este novo formato utiliza muitas das tecnologias Amada - tanto as mais recentes como as mais antigas, com provas dadas no mercado - que proporcionam os mais altos níveis de desempenho de corte e mantêm o cliente na vanguarda da competitividade. Ser capaz de cortar chapas maiores ou várias chapas numa área de corte maior permite uma utilização mais eficiente do material e maior flexibilidade de produção. Anteriormente, os lasers de fibra Ensis da Amada estavam disponíveis nas opções de 3 x 1,5 m e 4 x 2 m. Agora, esta série passa a incluir capacidades de 6,2 x 2,5 metros.

A série Ensis expande-se para incluir capacidades de 6,2 x 2,5 metros
A série Ensis expande-se para incluir capacidades de 6,2 x 2,5 metros.

Utilizando a tecnologia exclusiva de controlo de feixe variável da Amada, introduzida pela primeira vez em 2014, a série Ensis-6225AJ adapta automaticamente o modo de feixe (não apenas o tamanho do feixe e o ponto focal) a cada combinação de material e espessura. Esta tecnologia também torna possível mudar o modo de feixe entre perfuração e corte, fornecendo um feixe de alta densidade energética para perfuração de alta velocidade e alterando-o instantaneamente para o modo de feixe ideal, de forma a assegurar velocidades de corte mais elevadas com excelente qualidade. Assim, é possível utilizar uma única lente para cortar todos os materiais e espessuras.

O formato Ensis-6225AJ incorpora também o novo Sistema de Integração Laser (LIS), introduzido pela primeira vez em 2020 no laser Amada de acionamento completo com motores lineares Regius-AJ. O LIS confere uma funcionalidade mais autónoma, em vez de confiar no operador para efetuar determinados controlos. O i-Nozzle Checker avalia o estado do bico e, em conjunto com o trocador automático de bicos (16 estações), realiza a alteração se forem detetados danos, eliminando quaisquer decisões subjetivas por parte do operador. O sistema também realiza a centralização dos bicos e verificações do estado do feixe, reduzindo significativamente tanto os tempos de arranque como os potenciais problemas de corte.

A função i-Process Monitoring monitoriza constantemente os processos de perfuração e corte, tomando as medidas corretivas necessárias para manter a produção de peças. O vidro protetor da lente é avaliado pela função i-Optics Sensor, que alerta o operador se o mesmo precisar de ser substituído, a fim de evitar potenciais tempos de paragem.

A série Ensis-6225AJ adapta automaticamente o modo de feixe (não apenas o tamanho do feixe e o ponto focal) a cada combinação de material e espessura...
A série Ensis-6225AJ adapta automaticamente o modo de feixe (não apenas o tamanho do feixe e o ponto focal) a cada combinação de material e espessura.

A Ensis-6225AJ incorpora também outras tecnologias proprietárias Amada. Em primeiro lugar, o sistema de corte assistido por água (WACS), utilizado para cortar aço de carbono grosso, foi melhorado para permitir dois níveis diferentes de assistência, dependendo da geometria da peça. O WACS II oferece uma maior utilização do material, permitindo que as peças se nidifiquem mais juntas, melhorando a qualidade e a capacidade de cortar espessuras de parede muito finas (3 mm numa peça de aço de carbono de 25 mm, por exemplo). Em segundo lugar, a tecnologia Amada Clean Fast Cut (CFC) permite o corte de aço macio e aço inoxidável com velocidades de corte até 90% mais rápidas do que o corte convencional de azoto, com uma redução no consumo de gás auxiliar de até 70% por metro. Estes fatores reduzem significativamente o custo por peça

A tecnologia Amada Clean Fast Cut (CFC) permite o corte de aço macio e aço inoxidável com velocidades de corte até 90% mais rápidas do que o corte...
A tecnologia Amada Clean Fast Cut (CFC) permite o corte de aço macio e aço inoxidável com velocidades de corte até 90% mais rápidas do que o corte convencional com nitrogénio.

O corte com ar comprimido é outra característica padrão de todos os lasers Amada. Uma característica que permite o corte de muitos materiais e espessuras a custos muito reduzidos em comparação com o corte de azoto. Geralmente, as velocidades de corte idênticas às conseguidas com a utilização de azoto e podem mesmo resultar numa qualidade de corte ligeiramente superior em alumínio de espessura média.

Finalmente, a função Deep Etch permite a rastreabilidade das peças durante todo o processo de fabrico, mesmo após pintura, revestimento ou galvanização, conseguida numa única passagem do feixe laser.

A função Deep Etch permite a rastreabilidade das peças ao longo de todo o processo de fabrico, mesmo após a sua pintura
A função Deep Etch permite a rastreabilidade das peças ao longo de todo o processo de fabrico, mesmo após a sua pintura.

No que respeita à facilidade de utilização, o controlo AMNC 3i tem uma interface similar a um smartphone com um grande ecrã táctil e muitas operações de um só toque para simplificar as tarefas do operador. Uma nova característica relevante fornece um impulso para o corte de peças em sobras graças à função opcional i-Camera Assisted System (i-CAS). Se, por exemplo, for necessário cortar uma peça nova para substituir uma danificada durante a montagem, a câmara i-CAS da máquina pode exibir a chapa remanescente através do controlo AMNC 3i. Uma vez selecionada a peça da biblioteca, esta pode ser posicionada, rodada, copiada, etc., tantas vezes quantas forem necessárias antes de se iniciar o corte.

O sistema V-factory da Amada, também disponível para a Ensis-6225AJ, permite a análise de dados da máquina tais como o estado da produção...
O sistema V-factory da Amada, também disponível para a Ensis-6225AJ, permite a análise de dados da máquina tais como o estado da produção, informações de alarme e histórico do estado da máquina.

Entre as características padrão da Ensis-6225AJ encontramos transportadores de 3 eixos Y que removem a sucata para o lado da máquina; uma câmara localizada na cabeça de corte que permite ao operador ver facilmente o que está a acontecer na área de corte (uma tarefa muitas vezes difícil em lasers com mesas de grande formato) e o V-Monitor, que consiste em 2 câmaras (1 na cabina e 1 no trocador de mesa) que permitem a visualização remota do estado da máquina, bem como a gravação de vídeo HD em caso de alarme, permitindo assim um diagnóstico remoto fácil.

O sistema V-factory da Amada também está disponível para a Ensis-6225AJ, tornando possível analisar dados da máquina tais como o estado da produção, informação de alarme e histórico do estado da máquina - a qualquer hora, em qualquer lugar a partir de qualquer dispositivo com uma ligação à Internet.

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterMetal

    24/04/2024

  • Newsletter InterMetal

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial