Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa
Uma forma mais segura, eficaz e eficiente

Soldadura robotizada reduz desperdício de materiais e diminui interrupções na produção

23/09/2022
A automatização de certas tarefas industriais, como a soldadura, tem benefícios claros para as empresas, quer pelo aumento da produtividade que aportam, quer pela qualidade superior dos resultados. Segura, eficaz e eficiente, a soldadura robotizada apresenta-se como uma das melhores formas de executar este processo.
Imagen

A primeira grande vantagem a ter em conta quando falamos de robôs de soldadura é que originam espaços de trabalho com menos riscos para os operadores, com tarefas menos repetitivas e num ambiente mais flexível e controlado. Ao nível do negócio, conseguem-se bons resultados desde o início, já que a soldadura robotizada ajuda as empresas a serem mais competitivas, a aumentar os seus lucros e melhorar a produtividade.

Uma das formas pelas quais a soldadura robotizada consegue estes resultados é através de um melhor aproveitamento dos materiais, o que diretamente se converte numa maior rentabilidade dos recursos que se devem investir na produção.

Mas também se consegue outro benefício colateral, e que não deve passar desapercebido, relacionado com a redução da quantidade de resíduos – ou material sobrante – gerado. Isto implica menos recursos materiais e humanos para a gestão destes resíduos o que se relaciona diretamente com a possibilidade da empresa realizar as suas tarefas produtivas de forma mais sustentável e controlada.

Um robô colaborativo pode adicionar flexibilidade, eficiência e liberdade aos processos de soldadura
Um robô colaborativo pode adicionar flexibilidade, eficiência e liberdade aos processos de soldadura.

Melhoria da eficácia dos processos de soldadura com robôs

A industria automóvel foi das primeiras a introduzir a soldadura robótica. Nos anos 80, esta era já uma forma de automatização massiva neste setor. Daí para cá, surgiram novas aplicações e a adaptação dos braços robóticos a diferentes tipos de tarefas e soldaduras.

Calcula-se que, na indústria automóvel, 20% dos robôs se dedicam à soldadura por arco, conseguindo um maior grau de precisão, repetição e, de um modo geral, um produto final de maior qualidade.

Esta junta-se a muitas outras vantagens gerais que a soldadura robotizada traz, como:

  • Aumento da capacidade produtiva
  • Criação de espaços de trabalho mais seguros
  • Maior controlo de tarefas que requerem repetição e precisão
  • Aumento do rendimento dos processos produtivos
  • Redução dos períodos de recuperação do investimento
  • Maior flexibilidade dos processos produtivos graças à adaptabilidade dos robôs

A flexibilidade e agilidade que oferecem os robôs de soldadura tornam possível que a produção decorra praticamente sem interrupções. Tal é possível porque as máquinas automatizadas conseguem coordenar-se entre si e responder às tarefas de soldadura para as quais foram programadas, ou para as quais se podem adaptar de forma simples.

Um robô colaborativo pode adicionar flexibilidade, eficiência e liberdade aos processos de soldadura. Pode, por exemplo, ser deslocado e adaptado a diferentes áreas da produção que necessitem do suporte do equipamento. Além disso, estão aptos a trabalhar com diferentes tipos de soldadura como arco, TIG, laser, MIG, ultrassónica e térmica.

Permitem, ainda, melhorar a segurança no local de trabalho libertando os operadores de tarefas repetitivas e perigosas para tarefas de valor acrescentado. As funções de segurança da tecnologia patenteada pela Universal Robots, por exemplo, permitem programar os robôs para que estes possam partilhar o mesmo espaço que os operadores.

Solução de soldadura robotizada com cobot UR, desenvolvida pela Electrex
Solução de soldadura robotizada com cobot UR, desenvolvida pela Electrex.

O ecossistema UR+ oferece o acesso a mais de 400 kits para diferentes aplicações incluindo soluções de soldadura desenvolvidas com as principais marcas de equipamentos de soldadura. Cabe destacar a solução XBOT e o seu conjunto de produtos e acessórios de soldadura por arco de alta qualidade implementados numa célula com robô colaborativo. Esta solução apresentada pela empresa portuguesa Electrex, permite que as empresas fabricantes aumentem a produtividade dos produtos simples, seguros, com suporte técnico, pronto para serem integrados nas áreas produtivas, e de fácil programação e uso.

Caso de éxito da incorporação de robôs de soldadura

A Universal Robots foi um fator chave para conseguir que a empresa alemã Ferdinand Wagner – dedicada à indústria do metal e mecânica – conte com uma solução robótica de soldadura capaz de se encarregar de tarefas essenciais, como a soldadura maleável de alta qualidade de peças frágeis.

O sistema automatizado de soldadura implementado pela UR permite classificar e realizar soldaduras sobre uma peça frágil, ao mesmo tempo que a peça é manipulada pela máquina com total cuidado e precisão. Assim, consegue que a soldadura tenha êxito e traga maior qualidade ao produto final resultante.

Sistema automatizado de soldadura implementado pela UR na empresa alemã Ferdinand Wagner
Sistema automatizado de soldadura implementado pela UR na empresa alemã Ferdinand Wagner.

Há que ter em conta que o objetivo de partida da empresa Wagner era automatizar a soldadura de cerca de 600 mil componentes ao ano, antes realizada manualmente. Além do objetivo de aumentar a produtividade, precisão e qualidade das peças finais, a empresa procurava também uma solução flexível e reprogramável, que pudesse adaptar-se facilmente à sazonalidade dos picos de produção.

Atualmente, a Wagner conta com dois robôs UR5 capazes de realizar complexos processos de soldadura e perfeitamente coordenados entre eles para poder realizar uma eficaz soldadura por pontos e manipular as peças com cuidado, procedendo ainda aos controlos da qualidade necessários.

Superar os desafios da indústria 4.0 e a automatização dos processos produtivos começa por compreender o potencial dos robôs colaborativos e apostar em todas as suas possibilidades nas tarefas como a soldadura. A UR pode ajudar a conhecer melhor os cobots e como os ajustar às necessidades e objetivos de cada tipo de indústria.

REVISTAS

norelemSiga-nosExponor - Feira Internacional do PortoWalter Tools Ibérica, S.A.U.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterMetal

    24/04/2024

  • Newsletter InterMetal

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial