Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Schaeffler e Centro Aeroespacial Alemão (DLR) colaboram no campo da robótica

26/07/2022

A Schaeffler e o Instituto para a Robótica e a Mecatrónica do DLR (Deutsches Zentrum für Luft- und Raumfahrt, na sigla em alemão) estabeleceram um acordo de estreita cooperação estratégica no campo da robótica e em aplicações em ambientes de produção industrial. A colaboração foi anunciada durante a feira automatica 2022, em Munique.

Anúncio da colaboração na feira automatica (da esquerda para a direita)...
Anúncio da colaboração na feira automatica (da esquerda para a direita): Ralf Moseberg, Senior Vice President Industrial Automation, Schaeffler; o Prof. Dr.-Ing. Alin Albu-Schäffer, Diretor do Instituto para a Robótica e a Mecatrónica DLR; Dietmar Schneyer, Responsável do departamento de aeronáutica e mobilidade do Ministério da Economia da Baviera, e Uwe Wagner, Chief Technology Officer da Schaeffler AG. Imagem: Schaeffler.

“As soluções inovadoras de robótica desempenham um papel fundamental na estratégia corporativa da Schaeffler, o Roadmap 2025”, disse Uwe Wagner, Chief Technology Officer da Schaeffler AG. “As tecnologias inteligentes baseadas na inteligência artificial e os mais elevados graus de automatização permitem conceitos de desenvolvimento e produção sem precedentes para obter produtos ainda melhores. Com esta colaboração, a Schaeffler demonstra o seu compromisso de sucesso no campo da robótica e, em conjunto com o DLR, dará forma ao progresso que move o mundo”, disse Uwe Wagner.

Ralf Moseberg, Senior Vice President Industrial Automation na Schaeffler, destaca o potencial desta colaboração: “Com o seu instituto, o DLR é um líder global no campo da robótica. A Schaeffler traz um forte portfólio de produtos, não só para robôs industriais, mas também para robôs ligeiros e cobots. A experiência comprovada de ambas as empresas complementa-se na perfeição e conduzirá a um desenvolvimento acelerado das soluções de robótica orientada para as aplicações”.

O facto de a Schaeffler também utilizar aplicações robóticas na sua própria produção em todo o mundo (em particular, 76 fábricas de produção onde foram implementados mais de 1.000 robôs industriais e cobots ao longo da cadeia de valor acrescentado) representa um aspeto importante neste contexto. Na Schaeffler, os robôs são usados tanto em ambientes de produção modulares e flexíveis, como em instalações de produção altamente automatizadas. Este uso versátil na produção em série permite que os conhecimentos adquiridos durante o funcionamento sejam incluídos diretamente no desenvolvimento de produtos relacionados com componentes para robôs.

O Instituto para a Robótica e a Mecatrónica DRL na automatica 2022

A Schaeffler apresentou o seu portfólio atual para a indústria robótica na feira automatica em Munique. Este inclui os redutores de precisão e motores de acionamento, também as máquinas de fluxo axial em execução PCB (printed circuit board, placa de circuito impresso) para cobots e robôs ligeiros e, como novidade mundial, a opção de um sistema de sensores integrado nos redutores de precisão.

Por seu lado, o DLR apresentou no certame exemplos das suas atividades de desenvolvimento e dos seus conhecimentos especializados na forma de projetos atuais. Um destes exemplos é o ‘Safe Autonomous Robotic Assistant (o SARA, ‘assistente robótico autónomo seguro’), a última geração de um robot ligeiro do DLR, que combina a mecatrónica de vanguarda com métodos inovadores de controlo. O objetivo consiste em aperfeiçoar os robôs para os transformar num sistema de sensor-atuador ligado em rede numa fábrica que se caracteriza principalmente pelos processos digitais de monitorização e controlo.

O SARA faz parte do projeto de robôs industriais ‘Factory of the Future – Extended’ (FoF-X, ‘fábrica do futuro – ampliada’), uma continuação da iniciativa do DLR para promover o uso de sistemas de robôs inteligentes na produção digitalizada do futuro. Na solução desenvolvido, que consiste em sistemas de robôs reconfiguráveis, a colaboração entre os homens e os robôs, a execução autónoma de processos de produção e as imagens digitais de sistemas e produtos; estão atualmente a trabalhar, em conjunto, sete institutos do DLR. Assim, são criadas novas áreas de atenção na investigação de métodos no campo da inteligência artificial.

REVISTAS

norelemExponor - Feira Internacional do PortoSiga-nosWalter Tools Ibérica, S.A.U.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterMetal

    24/04/2024

  • Newsletter InterMetal

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial