Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Bosch investe 3 mil milhões de euros em semicondutores até 2026

15/07/2022
Novos centros de desenvolvimento de chips em construção em Reutlingen e Dresden.
Imagen

Desde automóveis a e-bikes, de a eletrodomésticos e wearables – os semicondutores são parte integrante de todos os sistemas eletrónicos. Eles são o motor que impulsiona o mundo moderno da tecnologia.

A Bosch reconhece a sua crescente importância desde o início e acaba de anunciar mais investimentos de milhões de euros para fortalecer o seu próprio negócio de semicondutores.

Até 2026, a Bosch planeia investir mais 3 mil milhões de euros na sua divisão de semicondutores como parte do programa de financiamento do IPCEI (Important Projects of Common European Interest) em microeletrónica e tecnologia de comunicações. “A microeletrónica é o futuro e é vital para o sucesso de todas as áreas de negócio da Bosch. Com ela, temos uma chave mestra para a mobilidade de amanhã, a internet das coisas e para o que nós na Bosch chamamos de tecnologia que é 'invented for life'”, disse Stefan Hartung, presidente do conselho de administração da Bosch, no Bosch Tech Day 2022 em Dresden.

Um dos projetos que a Bosch pretende financiar com este investimento é a construção de dois novos centros de desenvolvimento – em Reutlingen e Dresden – um custo conjunto de mais de 170 milhões de euros. Além disso, a empresa irá investir 250 milhões de euros no próximo ano na criação de mais 3.000 metros quadrados de espaço de sala limpa na sua fábrica de wafer em Dresden. “Estamo-nos a preparar para um crescimento contínuo na procura por semicondutores – também para benefício dos nossos clientes”, explica Hartung. “Para nós, esses componentes em miniatura significam um grande negócio”.

Promover a microeletrónica para aumentar a competitividade da Europa

No âmbito do European Chips Act, a União Europeia e o governo federal alemão estão a disponibilizar financiamento adicional para desenvolver um ecossistema robusto para a indústria da microeletrónica europeia. O objetivo é duplicar a fatia da Europa na produção global de semicondutores de 10% para 20% até o final da década. O recém-lançado IPCEI dedicado à Microeletrónica e Tecnologia da Comunicação destina-se principalmente a promover a pesquisa e a inovação. “A Europa pode e deve capitalizar os seus próprios pontos fortes na indústria de semicondutores”, disse Hartung. “Mais do que nunca, o objetivo deve ser produzir chips para as necessidades específicas da indústria europeia. E isso significa não apenas chips no limite inferior da nano escala”, acrescentou.

Componentes eletrónicos utilizados na indústria de eletromobilidade, por exemplo, exigem tamanhos de processo entre 40 e 200 nanometros. É exatamente para isso que as fábricas de chips da Bosch são projetadas.

Expansão significativa da produção de chips de 300 milímetros em Dresden

Este novo investimento em microeletrónica abre também novas áreas de inovação para a Bosch. “Ser líder em inovação começa com o menor dos componentes eletrónicos: chips semicondutores”, afirma Hartung. As novas áreas de inovação na Bosch incluem sistemas em chip, como os sensores de radar que um veículo utiliza para rastrear o meio envolvente a 360 graus durante a condução autónoma.

A Bosch procura agora aprimorar esses componentes, tornando-os menores, mais inteligentes e também mais baratos de produzir. A empresa está também a trabalhar para modificar ainda mais os seus próprios sistemas microeletromecânicos (MEMS) especificamente para a indústria de bens de consumo. Uma das coisas para a qual as equipas de pesquisa da empresa estão a utilizar essa tecnologia é para desenvolver um novo módulo de projeção tão pequeno que pode ser embutido na haste de um par de óculos inteligentes.

“Para consolidar a nossa posição de liderança de mercado em tecnologia MEMS, planeamos também fabricar os nossos sensores MEMS em wafers de 300 milímetros”, refere Hartung. “A produção está programada para começar em 2026. A nossa nova fábrica de chips permite-nos escalar a produção – uma vantagem que pretendemos explorar ao máximo”, frisa.

A Bosch fez vários investimentos no seu negócio de semicondutores nos últimos anos
A Bosch fez vários investimentos no seu negócio de semicondutores nos últimos anos.

Bosch continua a expandir a capacidade de fabricação de semicondutores

A Bosch fez vários investimentos no seu negócio de semicondutores nos últimos anos. O exemplo disso é a fábrica de chips em Dresden, inaugurada em junho de 2021.

Com mil milhões de euros, é o maior investimento da história da empresa. O centro de semicondutores em Reutlingen está também a crescer continuamente: até 2025, a Bosch investirá cerca de 400 milhões de euros na expansão da capacidade de fabricação e na conversão do espaço da fábrica existente num novo espaço de sala limpa. Isso inclui a construção de uma nova extensão em Reutlingen, que criará mais 3.600 metros quadrados de espaço ultramoderno de sala limpa.

Ao todo, o espaço de sala limpa em Reutlingen deve crescer dos atuais 35.000 metros quadrados para mais de 44.000 metros quadrados até o final de 2025.

REVISTAS

norelemSiga-nosWalter Tools Ibérica, S.A.U.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterMetal

    17/04/2024

  • Newsletter InterMetal

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial