norelem: mais de 70.000 peças normalizadas
Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa
Em Portugal, a empresa selecionada vai receber até 10 mil euros de financiamento para demonstrar a sua tecnologia verde no INESC TEC

Projeto europeu financia demonstrações de soluções tecnológicas que contribuam para reduzir a pegada de carbono da indústria

14/07/2022
Candidaturas podem ser submetidas até ao dia 13 de agosto.
foto

Com o objetivo de contribuir para a transformação verde e digital da indústria europeia, o projeto Demo4Green, liderado pelo Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), vai apoiar oito empresas no desenvolvimento de tecnologias inovadoras que potenciem a redução da pegada de carbono da indústria. As empresas selecionadas vão receber um vale de 10 mil euros para demonstrar a sua solução nas Fábricas de Ensino e Aprendizagem localizadas em oito países europeus. Em Portugal, a empresa vai ter a possibilidade de instalar a tecnologia no iilab – Laboratório de Indústria e Inovação do INESC TEC.

O projeto europeu Demo4Green lançou um concurso para selecionar e apoiar empresas, que tenham soluções que respondam a desafios de sustentabilidade, visando por exemplo a redução do consumo de matérias-primas, energia, água ou resíduos, o aumento do uso de recursos provenientes de fontes renováveis ou a valorização de resíduos. “O projeto vai apoiar PME, startups e scaleups, dando-lhes a oportunidade de demonstrar as suas soluções digitais e inovadoras, segundo o conceito Test Before Invest (testar antes de investir), em Fábricas de Ensino e Aprendizagem localizadas em Portugal, Grécia, República Checa, Espanha, Lituânia, Estónia, Itália e Polónia”, explica Ana Simões.

Segundo a investigadora do INESC TEC, vão ser selecionadas oito empresas, uma por cada um dos países referidos, que poderão usufruir de um vale de 10 mil euros e de um conjunto de atividades, nomeadamente mentoria e formação. O objetivo é alavancar as soluções e, dessa forma, apoiar a transformação verde e digital da indústria europeia, nomeadamente dos países RIS (Regional Innovation Scheme).

“Os projetos selecionados vão ter acesso a mentoria personalizada para o desenvolvimento tecnológico e de negócio, financiamento ou estratégias de propriedade intelectual, formação sobre como implementar um demonstrador, ou apoio às atividades de comunicação, através do desenvolvimento de material promocional, entre outras iniciativas”, refere Ana Simões.

Em Portugal, a empresa selecionada poderá instalar a sua solução no iilab – Laboratório de Indústria e Inovação do INESC TEC. As candidaturas podem ser submetidas através do formulário disponível no website do projeto, até ao dia 13 de agosto.

O Demo4Green - Green Manufacturing: Demonstrating technologies to fight Climate Change é um projeto cofinanciado pelo EIT Manufacturing, que reúne oito parceiros de oito países europeus, e que tem como objetivo difundir a demonstração de tecnologias digitais para reduzir a pegada de carbono da indústria, em infraestruturas de alta tecnologia, existentes nos países RIS.

A divulgação desta iniciativa insere-se também no âmbito das atividades da Enterprise Europe Network, da qual o INESC TEC é membro e gabinete de apoio.

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial