Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa
O cobô da Festo marca novas tendências, tanto a nível tecnológico como de facilidade de uso

Uma nova era na colaboração humano-robô: o primeiro cobô pneumático

17/06/2022

E se existisse um robô fácil de manusear, que não precisa de barreira de segurança e que tem um preço acessível? Isto representaria uma nova era na colaboração humano-robô. Essa nova era já começou: com o primeiro robô pneumático do mundo da Festo.

Quase nenhum outro segmento do mercado industrial crescerá tão rapidamente nos próximos anos como a colaboração entre humano e robô. Os cobôs poupam os funcionários de tarefas especialmente cansativas ou monótonas, fazendo com que estes tenham mais liberdade e o seu trabalho fique facilitado e mais saudável. Nenhuma outra tecnologia permite uma colaboração humano-robô com tanta sensibilidade como a oferecida pela pneumática flexível.
O primeiro robô pneumático Festo Cobot é fácil de operar e não requer barreiras de segurança

O primeiro robô pneumático Festo Cobot é fácil de operar e não requer barreiras de segurança.

Vantagens graças à pneumática

O cobô da Festo deve muitas das suas vantagens, como a sensibilidade, o peso e a relação qualidade-preço, às vantagens da pneumática: os acionamentos diretos nas articulações são mais económicos e especialmente leves, uma vez que, ao contrário das soluções elétricas, não querem redutores pesados, nem sensores caros de força-binário. O primeiro cobô pneumático do mundo é o resultado da excecional experiência da Festo em pneumática controlada.

Opção económica: também para pequenas e médias empresas

O cobô da Festo torna possível que também pequenas e médias empresas, que costumam caracterizar-se por processos de trabalho manuais, possam utilizar cobôs nas suas produções. Isto é conseguido graças às flexíveis possibilidades de aplicação: mesmo pequenos lotes ou passos de trabalho agora podem ser processados automaticamente. A colocação em funcionamento e a programação são excecionalmente intuitivas e fáceis, e o período de formação rápido e eficiente, por isso, não são necessárias medidas de formação.

O cobô pneumático da Festo será mais barato do que os cobôs elétricos desta classe. Terá uma atraente relação qualidade-preço na sua principal área de aplicação: o manuseio de peças pequenas com cargas úteis de até 3 kg. “Quando sair para o mercado em 2023, o cobô da Festo estabelecerá novos padrões na colaboração humano-cobô graças à sua facilidade de uso", explica Frank Melzer, diretor de Gestão de Produtos e Tecnologia da Festo.

Frank Melzer, diretor de Gestão de Produtos e Tecnologia da Festo, à esquerda, e Christian Tarragona, diretor de Robótica da Festo...
Frank Melzer, diretor de Gestão de Produtos e Tecnologia da Festo, à esquerda, e Christian Tarragona, diretor de Robótica da Festo.

Fácil de manusear e de uso flexível

O cobô da Festo é composto pelo próprio hardware, um módulo de mão e o software Robotic Suite para a colocação em funcionamento e programação intuitivas. Este pacote permite colocar em funcionamento e programar o cobô em menos de uma hora. Não é necessário ter conhecimentos prévios de robótica, uma vez que o software autoexplicativo “Robotic Suite” contém grupos de funções claramente representados e normalizados. Os atuadores pneumáticos permitem que o braço do robô seja facilmente guiado e sem resistência com a mão para ensinar pontos de percurso ou trajetórias de forma rápida e precisa.

Para as pequenas e médias empresas em particular, os cobôs só são atraentes quando podem assumir de forma pragmática e rápida uma nova tarefa e não estão apenas destinados a uma finalidade permanente. O cobô da Festo cumpre este requisito: não exige um quadro de comando adicional limitante e de difícil ligação. Com o seu controlador compacto, integrado na própria base, é especialmente flexível. Conectores encaixáveis simples também permitem um uso ad hoc sem longos tempos de conversão. Barramentos padrão permitem a conexão rápida a sistemas de controlo de nível superior. Além disso, requerem menos espaço.

Graças aos métodos de construção leve mais modernos, o peso do cobô da Festo foi reduzido para bastante abaixo dos 20 kg, o que permite utilizá-lo de forma rápida e flexível noutro lugar.

O Festo Cobot chega ao mercado em 2023, com um preço competitivo
O Festo Cobot chega ao mercado em 2023, com um preço competitivo.

Trabalho mais rápido e seguro

Como um braço humano, o cobô da Festo, com os seus 670 mm, tem o alcance perfeito para ser entendido como uma terceira mão auxiliar no trabalho em equipa com o funcionário. Como um autêntico colega, move-se dentro de um raio manuseável. Graças à flexibilidade dos acionamentos pneumáticos, o cobô atua com sensibilidade, a uma velocidade adequada à situação e com movimentos fluidos e harmoniosos. Quando se toca é tão suave quanto o contacto humano.

Os atuadores diretos pneumáticos do cobô e o seu baixo peso reduzem a sua energia de contacto. Christian Tarragona, diretor de Robótica da Festo assegura que "gaças aos precisos reguladores de pressão nas articulações, o robô reconhece quando lhe tocam e reage com as devidas funções de segurança”.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterMetal

    27/03/2024

  • Newsletter InterMetal

    20/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial