Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

EPA, Ferpinta e Herculano unem-se na inovação formativa

05/05/2022

A Escola Profissional de Aveiro (EPA), a Ferpinta e a Herculano assinaram, no dia 29 de abril, um protocolo de cooperação que tem como objetivo central o desenvolvimento de formação profissional de nível IV (12º ano), nas áreas da soldadura, serralharia e mecânica industrial, denominando-o de EPA FHER-TEC.

Imagen
Ficou, desde já, definido um plano inovador de formação profissional que funcionará, num primeiro momento, entre 2022 e 2025 e que prevê uma solução de Formação Dual, de teor mais prático e específico, face às necessidades das empresas, e apoiado em tecnologia e equipamento de ponta. Este ambiente de aprendizagem em contexto empresarial e à medida, em que se fomenta a relação entre o “mestre e aprendiz”, tem como grande missão melhorar a capacitação dos jovens, a sua integração profissional e ainda o prosseguimento de formação pós-secundária, já com um sentimento de pertença para com as Entidades que representam.

Para além do momento formal de assinatura de protocolo, a tarde foi preenchida com uma visita técnica às instalações da Ferpinta que permitiu, entre outros temas, estreitar relações entres as equipas das várias entidades acima designadas.

A Ferpinta e a Herculano acolheram, assim, o projeto EPA que contempla, fruto do seu plano de inovação, uma pretensão de maior proximidade e envolvimento das empresas na formação profissional, nomeadamente na componente tecnológica e prática.

O momento solene contou com a presença de uma comitiva alargada de ambas as entidades. Do Grupo Ferpinta-Herculano marcaram presença Fernando Jorge Teixeira (Administrador Herculano e Ferpinta), Avelino Ribeiro (Administrador Ferpinta), Adriano Ribeiro (Administrador Ferpinta), João Vaz (Diretor RH Herculano), Miguel Santos (Diretor RH Ferpinta), Jacinta Amorim (Diretora Marketing Ferpinta), Vanessa Gomes (Diretora Marketing Herculano) e José Mendes (Diretor Produção Herculano).

Já da Escola Profissional de Aveiro, destacam-se a presença de Jorge de Almeida Castro e Cláudia Matos (Administradores da Associação para a Educação e Valorização da Região de Aveiro), João Tavares (Diretor para a Educação e Formação da EPA) e Paulo Quina (Coordenador Técnico e Pedagógico da EPA), entre outros elementos da estrutura intermédia da escola.

foto

Empresas ou entidades relacionadas

Ferpinta - Ind. Tubos Aço de F.P.T., S.A.
Herculano - Alfaias Agrícolas, S.A.

intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial