Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Amp: a nova plataforma de software integrado para fabrico aditivo da GE Additive

22/12/2021

A GE Additive apresentou na Formnext a Amp: uma nova plataforma de software de gestão de processos e baseada na nuvem. Os primeiros dois módulos da plataforma – Modelo de Impressão e Simulação & Compensação – foram já disponibilizados, de forma limitada, aos utilizadores das máquinas Concept Laser M2, com lançamentos mais amplos planeados para o segundo trimestre de 2022.

Imagen

Inovação criada para os utilizadores ‘Additive’, pelos utilizadores ‘Additive’

“A nossa visão é simples. Queremos tornar o mais simples possível para os nossos clientes desenvolverem e criarem peças com a Impressora 3D de forma rápida e eficiente. Dessa forma estas podem chegar à produção e industrialização de forma mais rápida. A Amp é o quarto pilar da solução completa da GE Additive em conjunto com as máquinas, materiais e serviços”, disse Igal Kaptsan, diretor geral - Software da GE Additive.

A Amp impulsiona o conhecimento dos especialistas da GE Additive, GE Aviation e GE Global Research e utiliza as melhores práticas, aprendizagem e know-how das aplicações reais e incorpora-as diretamente numa solução de software integrado. Os utilizadores Additive podem agora caminhar rumo à industrialização com um processo repetitivo, consistente e simplificado - para escalar e transformar o seu negócio.

“Na GE encontramo-nos numa posição invejável de ser tanto o maior utilizador da tecnologia metálica aditiva como o maior fabricante de máquinas e pós, por isso entendemos em primeira mão os desafios que outros utilizadores enfrentam quando industrializam metal aditivo. E, quando não conseguimos encontrar uma solução de software que fosse de encontro às nossas necessidades e de fácil utilização, criamos um. Enquanto desenvolvíamos a Amp, a minha equipa beneficiou de uma colaboração próxima com as equipas da GE Aviation e GE Global Research - utilizadores de aditivos atualmente a trabalhar numa indústria de escala - para obter as suas perspetivas e feedback indispensável“, adicionou Kaptsan.

Chegar à produção e industrialização de forma mais rápida

Desenvolvido e desenhado exclusivamente para os clientes de máquina aditivas GE Additive, a Amp integra as ferramentas que os engenheiros necessitam para gerir, processar e fabricar peças metálicas aditivas numa plataforma integrada. Do desenvolvimento à produção de impressão, a Amp oferece um fluxo de trabalho flexível e simples de forma a que os fabricantes possam melhorar a produção de peças e reduzir de forma significativa a tentativa/erro necessária para desenvolver peças prontas a serem impressas.

A Amp divide os silos entre CAD, prep. Construção, simulação, compensação e dados de inspeção para melhorar a produção de peças. Com os dados centralizados, os utilizadores podem aceder a ferramentas que simulam como o processo de fabrico é realizado em tempo real e visualizar as estimativas de custos e tempo de uma peça durante os processos.

A Amp simplifica o processo. Esta utiliza uma única base de dados que apoia a transição de dados de forma simples entre uma e outra tarefa.. Para além da base de dados, a Amp também incorpora o conhecimento industrial, melhores práticas e fluxo de trabalho e analises de tempo/custo que a GE tem vindo a desenvolver na última década.

Os cálculos para estas tarefas dependem em muito do material e máquina aditiva a ser utilizada. Para produzir uma simulação precisa, o problema enfrentando nos dias de hoje pelos utilizadores consiste no facto de terem de introduzir informações acerca da construção, variações de potência de laser e velocidade até tamanho de pó e distribuição. A Amp resolve este problema ao vincular a Amp às impressoras laser da GE Additive, começando pelas soluções Concept Laser M2, de seguida a M Line e a Binder Jet e eventualmente outros lasers e sistemas EBM. Desta forma, a Amp possui informação precisa sobre os parâmetros e capacidades da impressoar.

Ao combinar isto com o conhecimento da GE sobre propriedades de materiais, a Amp pode oferecer “receitas“que foram previamente povoadas com todos os parâmetros que necessitam para imprimir as suas peças.

A Amp irá permitir aos engenheiros moverem-se entre o design e o desenvolvimento de forma mais rápida. Irá ajuda-los a resolver grandes problemas, trabalhar em peças maiores e tornar mais fácil aplicar o fabrico aditivo a uma maior gama de peças.

Imagen

Módulo de Modelo de Impressão

O Módulo de Modelo de Impressão da Amp foi desenhado para aumentar a eficácia das máquinas GE, começando pela Concept Laser M2 Series 5, através de uma ferramenta segura e intuitiva que reduz as iterações de design e diminui o tempo de impressão de uma boa peça, de acordo com a intenção do design.

Benefícios do Modelo de Impressão:

  • Tarefas manuais automatizadas. Com base nas melhores práticas reais, simplifica o processo de desenvolvimento de impressão de peças. Exemplos: Orientação Automática, geração de Apoio, Nidificação, Etiquetagem, Segmentação e geração de Caminho de Scan.
  • Tarefas de Processo em segundo plano. Arquitetura baseada em nuvem permite continuar o trabalho de design mesmo quando tarefas intensivas de processos estão a correr em segundo plano.
  • Acompanhar linhagem. Acompanhar as relações capturadas entre vários inputs e fornecer histórico de peças impressas.
  • Potenciar modelo CAD. Dados simples, sem necessidade para STL, sem regeneração.
  • Experiencie um processo único centrado em dados: Sem necessitar de guardar em outras ferramentas de software, sem necessitar de aprender interfaces separados, tudo num único lugar.
  • Conheça os pontos de falhas: Notificação de potenciais pontos de falhas identificados antes da impressão.

Módulo de Simulação & Compensação

O típico método de compensação 1:1 utilizado carecia de precisão e os resultados eram muito baseados em tentativa erro. As ferramentas de simulação tradicionais requerem a introdução de muitas variáveis que os engenheiros aditivos podem não possuir acesso e torna o processo mais complexo do que necessita ser.

Com a Amp, os utilizadores já não precisam de escolher entre tentativa erro ou ferramentas complexas que apenas alguns conseguem entender facilmente. Utilizando as lições aprendidas após anos de desenvolvimento de peças aditivas, a GE Additive simplificou a experiência para ajudar as empresas a chegar à industrialização de forma mais rápida e apoiar utilizadores experientes e novos com recomendações baseadas nas melhores práticas.

O módulo de Simulação e Compensação adiciona a capacidade de previsão às máquinas GE Additive, começando pela Concept Laser M2, criando distorções antecipadas, stress residual, interferência de revestimento e defeitos antes do fabrico e aplicando correções antes do início da produção, reduzindo o demoroso e dispendioso processo de tentativa erro.

Benefícios do Módulo de Simulação e Compensação:

  • Adicione facilmente simulações ao processo aditivo. Os módulos foram especificamente criados por engenheiros de design/fabrico. Barreira reduzida para especialistas que não utilizam simulação
  • Uma experiência de utilizador unificada. Um fluxo simples num único ambiente desde a Preparação de Criação até à Simulação e Compensação. Todas as alterações são guardadas para necessidades futuras
  • Poupe tempo. Os utilizadores podem repetir de forma digital até alcançar a sua intenção de design. Reduz os processos manuais e recursos desperdiçados das criações por tentativa.
  • Reduz custos associados a materiais e recursos humanos. Os utilizadores podem colocar mais peças em desenvolvimento e produção. Maximize o número de aplicações anteriormente impossíveis para impressão.
Imagen

Testes de clientes e lançamento mais amplo

Tanto o Modelo de Impressão como o módulo de Simulação & Compensação estão disponíveis em lançamento imitado desde o dia 23 de novembro de 2021. A GE Additive convidou os clientes que adquiriram a Concept Laser M2 a registarem-se para um período de testes de seis meses, sem custos, de forma a testar a solução Amp num ambiente de produção.

“Devido ao nosso trabalho com as linhas binder jet e M sabemos que esta abordagem interativa e centrada no cliente funciona bastante bem e ajuda-nos a melhorar de forma contínua a Amp, à medida que nos preparamos para um lançamento mais amplo no 2º trimestre de 2022“, disse Jeremy Harrington, vice-presidente - desenvolvimento de negócio, software da GE Additive.

REVISTAS

Walter Tools Ibérica, S.A.U.Siga-nosExponor - Feira Internacional do Portonorelem

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterMetal

    24/04/2024

  • Newsletter InterMetal

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial